sexta-feira, 21 de junho de 2013

Pacotão: 'Neymaravilha', Torres e goleiro herói por um dia na rodada#2

Atacante brasileiro se destaca com golaço e drible, centroavante espanhol iguala recorde de gols no torneio, e camisa 1 do Taiti vibra mesmo goleado

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Mickael roche penalti, Espanha x Taiti (Foto: AP)Roche: agradecimento aos céus após a Espanhaperder um pênalti com 8 a 0 no placar (Foto: AP)

"Neymaravilha", "gênio", "fantasia"... Contando os dias para ver Neymar em ação pelo Barcelona, a imprensa espanhola não poupou elogios à atuação do atacante na última quarta-feira. O camisa 10 da Seleção fez um golaço e, com direito a drible no meio de dois adversários, ainda foi garçom de Jô na vitória brasileira por 2 a 0 sobre o México, no Castelão. O craque foi o destaque da segunda rodada da Copa das Confederações e comandou o Brasil à classificação antecipada para a semifinal da competição. Mas o brilho do jogador não ofuscou outros dois coadjuvantes de luxo: Fernando Torres, camisa 9 da Espanha, e Mikael Roche, número 1 do Taiti.

Os dois compartilharam momentos: foram adversários no mesmo palco, o Maracanã, e terminaram o jogo comemorando. Só que a vibração de um dos lados não tinha o apelo racional. Era emoção. Mikael Roche, goleiro do Taiti de 30 anos, entrou em campo pela primeira vez na Copa das Confederações (contra a Nigéria, o titular da posição foi Samin). Sofreu dez gols, um deles num frangaço. Mas também fez grandes defesas. Ainda viu um pênalti explodir em seu travessão e festejou como se tivesse marcado um gol. Conquistou a torcida, e deixou o estádio como herói por um dia para os brasileiros.


Já para Fernando Torres, tudo conspirou a favor: foi titular graças ao fato de a Espanha poupar sua equipe principal, e ainda por cima teve pela frente o frágil Taiti. O centroavante fez quatro (veja no vídeo ao lado) no massacre espanhol por 10 a 0, a maior goleada da história do torneio. E o camisa 9 se tornou o maior artilheiro em um só jogo da Copa das Confederações ao lado de outros dois jogadores. Ele igualou a marca de Blanco, do México, e Al-Otaibi, da Arábia Saudita, que também balançaram as redes quatro vezes cada um em partidas da competição em 1999.

E a mística do centésimo jogo voltou a atacar na Copa das Confederações. Depois de Pirlo deixar o seu contra o México ao completar cem jogos pela Itália, nesta rodada foi a vez de Forlán fazer o mesmo ao atingir a marca pelo Uruguai. No primeiro jogo da competição na Fonte Nova, o camisa 10 uruguaio fez o gol que deu a vitória por 2 a 1 sobre a Nigéria.


PACOTAO_COPA_#02 (Foto: Infoesporte)
PERSONAGEM (Foto: Infoesporte)

Neymar pode ter sido o craque, mas quem mais chamou a atenção na rodada foi o goleiro do Taiti. Corajoso, desajeitado e figura, Mikael Roche ganhou a torcida brasileira ao comemorar pequenos momentos de insucessos da Espanha durante a goleada sofrida por 10 a 0. Primeiro, defendeu no cantinho uma cobrança de falta de David Villa, ajoelhou e pediu o apoio do público no Maracanã. Depois, quando Fernando Torres cobrou o pênalti no travessão, ergueu os braços e apontou para o céu. Vibração quando o placar já era 8 a 0.

GOLACO (Foto: Infoesporte)

Ele de novo. Depois de fazer o gol mais bonito da primeira rodada da Copa das Confederações, Neymar voltou a brilhar no quesito beleza para estufar a rede adversária. Quando Rodríguez cortou mal o cruzamento de Daniel Alves, o camisa 10 da Seleção não perdoou. Com um pancada de dentro da área, numa bola difícil de pegar de primeira, o atacante mandou no cantinho de Corona, indefensável, e abriu o caminho para a vitória brasileira por 2 a 0 sobre o México, no Castelão.

MICO (Foto: Infoesporte)

Vergonha? Para quê? David Luiz não se intimidou diante de 50.791 pessoas no Castelão. Durante a vitória por 2 a 0 sobre o México, o zagueiro da Seleção sofreu um corte no nariz em dividida cabeça com cabeça com Thiago Silva. Entre saídas e voltas ao gramado, o camisa 4 do Brasil foi atendido pelos médicos mais de uma vez. O sangramento custou a estancar e deixou o uniforme do jogador todo sujo. Ele teve que trocar de roupa, mas não quis ir para o vestiário e ficou só de cueca à beira do campo.

Header Pacotão drible (Foto: Editoria de Arte)

Neymar também deu show de habilidade no quesito drible. Em sua melhor partida sob o comando de Felipão, o camisa 10 do Brasil infernizou a defesa adversária na vitória por 2 a 0 sobre o México, no Castelão. No segundo gol, o craque passou entre dois adversários na ponta esquerda, gingou para enganar mais um que estava na cobertura e deu a assistência precisa para Jô fechar o placar e carimbar a classificação da Seleção à semifinal.


Header Pacotão gol mais perdido (Foto: Editoria de Arte)
Um lance da derrota por 4 a 3 para a Itália ainda vai ficar um tempo atormentando os jogadores da seleção japonesa. Melhor em campo, o time asiático abriu 2 a 0 na Arena Pernambuco. No segundo tempo, permitiu a virada, empatou o jogo, e teve a chance de ouro de passar à frente no placar faltando nove minutos para o fim. Okazaki pegou uma sobra na área e chutou na trave. No rebote, a bola voltou na cabeça de Kagawa, sem goleiro à frente. Mas o camisa 10, atrapalhado pelo marcador, testou para o chão. A bola quicou, subiu e explodiu no travessão. Na sequência, a equipe levou o quarto gol e foi eliminada do torneio.

Header Pacotão sarrafo (Foto: Editoria de Arte)
Guardado e Torres não aliviaram para Neymar. Pouco depois de abrir o placar na vitória do Brasil por 2 a 0 sobre o México, no Castelão, o craque foi alvo de duas pancadas fortes ao tentar puxar um contra-ataque. Na disputa em velocidade, levou um carrinho violento de Guardado e ficou estirado em campo. Torres veio depois: na corrida, pulou sobre o atacante, mas deixou o calcanhar nas costas do camisa 10 da Seleção. Um sarrafo em dose dupla que não intimidou o atacante.

FRANGO (Foto: Infoesporte)
Apesar de ser um dos destaques da rodada, o goleiro do Taiti não escapou de ser lembrado também pelo lado negativo na goleada sofrida por 10 a 0 na Arena Pernambuco. Num lançamento de David Silva para David Villa, o atacante saiu na cara do gol, em posição de impedimento ignorada pela arbitragem. Mesmo assim, Roche deixou a sua meta e chegou primeiro na bola. Ele só não contava errar o movimento e deixar a redonda passar por baixo de seus braços, permitindo ao espanhol marcar o sétimo da Fúria. Sem querer, o camisa 1 manteve o país no topo do quesito, já que na estreia Samin também engoliu o maior frango entre os quatro jogos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-das-confederacoes/noticia/2013/06/pacotao-neymaravilha-torres-e-goleiro-heroi-por-um-dia-na-rodada2.html

Nenhum comentário: