sexta-feira, 21 de junho de 2013

Alheia à Copa, aldeia hippie na Bahia troca Neymar por jegue 'Moleque'

Jegue é o ídolo das crianças em Arembepe, lugarejo que encantou Janis Joplin e Mick Jagger, não tem televisão, e bola fica de lado

Por Janir Júnior Arembepe, Salvador



Por ali não se escuta grito de gol. O canto de centenas de passarinhos é a sinfonia que impera. Naquela grande área entre rio, cachoeira e praia, quem manda não é Neymar, mas sim o jegue “Moleque”.  Uruguaio, Leandro só soube que a seleção do seu país vencera a Nigéria por 2 a 1, nesta quinta-feira, na Fonte Nova, por um acaso. Neste sábado, Brasil e Itália farão, em Salvador, o jogo mais badalado da primeira fase da Copa das Confederações. Enquanto a cidade ferve com a partida, com festejos de São João e protestos, uma aldeia hippie, em Arembepe, município de Camaçari, a 30 quilômetros do Centro de Salvador, segue ao ritmo de paz e amor. Ninguém respira futebol, mas, sim, a maresia do mar e muito verde.

Leandro mora na vila hippie há cinco anos. Chegou do Uruguai, se casou com uma brasileira com quem tem cinco filhos – todos com nomes alternativos - e não se interessa em dizer o sobrenome nem falar de futebol.

- Só soube que o Uruguai ganhou, pois ouvi falar por aí. Eles ganharam, eu não ganhei nada (risos). Essa chuva da Copa passa e não me molha. Para quem ganha dinheiro é um prato cheio. Mas tem turista que vem assistir ao futebol e nem chega por aqui. Fica com medo dos cabeludos e acha que todos dormem pelados juntos – brincou Leandro, com seus longos dreadlocks, enquanto preparava um prato de mingau para o filho.

Atualmente, a população da aldeia de Arembepe é calculada informalmente em 50 pessoas. Isso sem contar os que chegam, ficam por um tempo e somem. A vila hippie, a primeira do Brasil, surgiu em 1970. Nessa época, Janis Joplin passou algumas temporadas na beira da praia e com loucuras que viraram lendas. Caetano Veloso e Gilberto Gil também pousavam pelas areias. Mick Jagger foi outro que se apaixonou pela bucólica região que também tem fama de afrodisíaca.

vila Arembepe mosaico copa das confederações salvador (Foto: Janir Junior)O uruguaio Leandro, a família com mulher e cinco filhos, entre eles Queñoa, em cima do jegue Moleque, na vida alternativa da bela e 'afrodisíaca' Arembepe: por lá, nada de Copa das Confederações. (Foto: Janir Junior)

- Tem casal que vem, fica mais tempo do que o previsto e, anos depois, volta com seus filhos que dizem terem sido gerados aqui em Arembepe – contou um dos moradores.

As casas são de madeira, pedra, barro e palha. Os banheiros ficam do lado de fora e têm funcionamento orgânico. Nem todos os moradores têm energia elétrica. Carros não passam do portal da Aldeia, ainda de barro. Depois, o percurso é feito com uma caminhada pela areia. Bem próximo, funciona o Projeto Tamar, que mantém uma de suas principais bases para preservação de tartarugas-marinhas em Arembepe.

Na manhã desta sexta-feira, véspera de Brasil x Itália, um dos filhos de Leandro, Queñoa (que faz menção a uma planta com flor), até disse, sem entusiasmo, que gosta de futebol. Mas não tinha uma bola em casa. Nem esboçou qualquer reação quando ouviu o nome de Neymar. Porém, bastou o jegue de estimação da família aparecer para o menino de sete anos vibrar como se fosse um gol.

- O nome dele é "Moleque". "Moleque"! – afirmou Queñoa, enquanto já montava no bicho, brincava e levava uma mordida sem maior gravidade.
Moleque é mais um integrante da família. Come tapioca no prato sobre a mesa, circula livremente, encosta as longas orelhas na caixa de onde sai o som, derruba um copo de café e “rouba” as ervas separadas pelo patriarca da família para a feitura de um chá.

Mas o jegue em momento algum é repreendido. Mesmo com a pressão de ter feito algo que poderia ser considerado errado, recebe carinho e festa de fazer inveja a Neymar na Seleção.

vila Arembepe copa das confederações salvador (Foto: Janir Junior)Uruguaio, Leandro nem quer saber da Celeste: só da família e do jegue 'Moleque' (Foto: Janir Junior)

A irmã de Queñoa, Anahinayá (nome de duas flores), se confunde com a idade, não sabe dizer ao certo se tem 10 ou 11 anos. Está ainda mais desantenada quando o assunto é futebol. Na casa autossustentável da família não tem televisão. A energia elétrica é usada para um rádio ligado em música o tempo todo.

Encantada com simples folhas de um bloco de papel e caneta, ela revela um dos seus gostos.

- Gosto de desenhar – disse Anahinayá, enquanto rabiscava uma mistura de carro e nave espacial.

Artesãos e apoio a protestos espalhados pelo país

Grande parte dos moradores da aldeia hippie trabalha com artesanatos. Os filhos de Leandro aprenderam desde pequeno a fazer costurar em bolsas e talhar cocos que viram suvenires.

vila hippie em Arembepe Salvador (Foto: Janir Júnior)O jegue 'Moleque' tem vida boa com a família na vila hippie em Arembepe (Foto: Janir Júnior)

Domingues vive na aldeia há 15 anos. Toca violão e não curte muito sair do anonimato. Jarbas Souza foi um dos pioneiros do local. Um dedo de prosa é sempre feito com hospitalidade. Mas o assunto Copa das Confederações passa ao longe. Já as manifestações que assolam o país são debatidas e apoiadas.

- Gastam dinheiro com a Copa, e um dia desses um morador daqui deslocou o ombro e esperou mais de cinco horas no hospital. Tinham que fazer isso no estrangeiro, que é onde está o dinheiro – reclamou um dos vendedores de artesanato postado na entrada da aldeia.

O uruguaio Leandro também se mostra antenado com o momento do Brasil fora das quatro linhas. Apesar do tom de paz e amor, ele exalta a luta pelos direitos:

- Os governantes têm que sentir que o povo não está satisfeito. Tem que protestar mesmo.

Neste sábado, quando Brasil e Itália estiverem no gramado, é pouco provável que se escutem fogos de artifício na aldeia para celebrar a seleção. Caso aconteça, certamente será pelos festejos de São João, que tomam conta de Salvador. Certamente, o resulto do jogo vai aparecer novamente por um acaso, quase assobiado por um vizinho.

Naquele cantinho de Salvador, o ritmo é bem diferente do que vive o país, não só no momento atual, como ao longo do tempo. Muitos turistas e curiosos gostaram da aldeia, se arriscaram a ficar e tentaram virar hippies, 

contrariando o lema local de que “não existe você virar hippie, tem que nascer assim”. 

As crianças são alguns dos exemplos do espírito livre e o desapego ao futebol. Nenhuma delas tem o moicano de Neymar. Mas todas amam o jegue Moleque.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-das-confederacoes/noticia/2013/06/alheia-copa-aldeia-hippie-na-bahia-troca-neymar-por-jegue-moleque.html

Nenhum comentário: