sexta-feira, 21 de junho de 2013

Recuperada de cirurgia, Natália pega leve na musculação para evitar recaída


Ponteira só volta a treinar com bola na próxima semana, mas técnico José Roberto Guimarães crê que a terá à disposição para jogar em seis semanas

Por Helena Rebello Saquarema, RJ

As anilhas colocadas na barra e nos aparelhos impressionam. O peso a ser levantado, porém, ainda está longe da carga que Natália normalmente suporta durante os treinamentos na academia. Liberada para retomar a preparação física após mais de um mês de recuperação de uma cirurgia na canela esquerda, a ponteira ainda precisa se poupar para evitar um retrocesso na cicatrização. A confiança, porém, segue em alta, e a atleta acredita que poderá alcançar 100% de sua forma física já na estreia do Grand Prix.

vôlei Natália Saquarema (Foto: Helena Rebello)Natália faz exercício para fortalecer a canela: peso nos aparelhos ainda é reduzido (Foto: Helena Rebello)

Natália descobriu um tumor benigno na canela esquerda e enfrentou o primeiro procedimento cirúrgico em junho de 2011. Durante a recuperação, voltou a sentir dores e precisou ser operada novamente em dezembro daquele ano e não atuou na Superliga 2011/2012, quando estrearia no Rio de Janeiro sob o comando de Bernardinho. Natalia intensificou a fisioterapia e, mesmo ainda longe da melhor forma, foi convocada por José Roberto Guimarães para os Jogos de Londres. De volta ao Brasil como campeã olímpica, finalmente defendeu o Rio e conquistou o título da Superliga feminina com virada sobre o arquirrival Osasco, seu ex-clube.

Durante a disputa do Sul-Americano de Clubes, Natália sofreu muito com um incômodo causado por um dos quatro parafusos colocados em uma das cirurgias na canela – algo que acontecia vez ou outra, mais frequentemente quando havia mudança de temperatura. Como teria folga da seleção no primeiro semestre, aproveitou para se livrar do problema.


vôlei Natália parafuso perna (Foto: Reprodução / Instagram)Natália postou em uma rede social a foto do parafuso que retirou (Foto: Reprodução / Instagram)

- Na maior parte do tempo não incomodava, mas no Sul-Americano fomos para um lugar mais frio (Lima, no Peru) e aí incomodou muito. Como eu sabia que ficaria um mês parada e que esta recuperação era mais curta, decidi operar. Minha canela já está 100%. Esse tempo sem fazer absolutamente nada ajudou nisto. Mas é bom voltar devagar, gradativamente. Não dá para voltar com muito peso, pegando carga máxima, senão vai estourar tudo.

Nesta semana Natália está totalmente voltada para o fortalecimento muscular. Mas, na próxima, estará liberada para retomar os treinos com bola. O técnico José Roberto Guimarães afirma que o planejamento da comissão técnica prevê um processo de evolução gradativo para garantir que a jogadora cumpra todas as etapas de sua readaptação. Para o treinador, a principal meta é que a ponteira atinja o auge de seu potencial nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.

- Acho que a parte mais difícil já passou, que foi a do tumor, das operações. Ter colocado os pinos faz parte do processo. Agora vai começar a tirá-los. Um já foi, faltam três. Então esse processo de adaptação é importante ela estar se sentindo bem. Ela é um talento, uma jogadora que vislumbramos com um futuro bastante promissor nos Jogos Olímpicos de 2016. É uma jogadora extremamente importante desta nova geração, e a gente tem que tratá-la com muito carinho. Vamos ver se ela consegue chegar no seu melhor momento em 2016. Agora ela já começa a se apresentar muito melhor. Ela fez um final de superliga muito bom. Espero que mantenha esse nível até o final deste próximo quadriênio olímpico.


vôlei Natália Saquarema (Foto: Helena Rebello)Enquanto fortalece a perna, ponteira conversa Com camila Brait e Pri Daroit (Foto: Helena Rebello)

O próximo compromisso da seleção brasileira será uma série de amistosos contra a Holanda no Nordeste. Em 12 e 13 de julho, o time jogará em Maceió. No dia 15 do mesmo mês, Natal receberá o confronto. A próxima competição oficial será o Grand Prix, de 2 de agosto a 1º de setembro. Depois de três vice-campeonatos seguidos, a equipe verde-amarela busca o nono título na competição.


FONTE
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/06/recuperada-de-cirurgia-natalia-pega-leve-na-musculacao-para-evitar-recaida.html

Nenhum comentário: