quinta-feira, 2 de maio de 2013

Duelo entre Schwenck e Jefferson marca confronto entre CRB e Bota


Atacante e goleiro atuaram juntos no clube carioca em 2004 e se enfrentam nesta quinta-feira, às 19h30m (de Brasília), em Maceió, pela Copa do Brasil

Por GLOBOESPORTE.COM Maceió

O goleiro Jefferson será o único titular do Botafogo em campo contra o CRB, nesta quinta-feira, às 19h30m (de Brasília), no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Para o jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil, o técnico Oswaldo de Oliveira optou por poupar os outros jogadores para a final da Taça Rio - segundo turno do Campeonato Carioca -, domingo, contra o Fluminense. A equipe, que poderá eliminar a partida de voltas e vencer por dois gols de diferença, terá uma mescla entre jogadores mais experientes, como o volante Renato e o meia Andrezinho, com jovens revelações do clube, como o meia Gegê e o atacante Vitinho. Diferente do adversário, o Galo, não vai poupar atletas para a semifinal do Campeonato Alagoano e terá força máxima no confronto. A esperança de gols recai sobre Schwenck, de 34 anos, que travará um duelo à parte com o camisa 1 rival, seu companheiro no Alvinegro em 2004.

A passagem de Schwenck pelo Botafogo foi marcante, mesmo que a campanha no Campeonato Brasileiro daquele ano não tenha sido das melhores. Ao lado de Jefferson em campo, ele marcou o gol do empate por 1 a 1 com o Atlético-PR na Arena da Baixada, que livrou o clube carioca do rebaixamento. Além disso, o atacante terminou a competição como artilheiro do Alvinegro, com nove gols. Hoje no CRB, o jogador mantém a fase de matador e é o goleador do time na temporada, com nove gols no estadual e um na Copa do Brasil.

- Aprendi a admirar o Schwenck aqui no Botafogo e o respeito como pessoa e profissional. Fico feliz pelo momento dele e devemos ter atenção dobrado com ele, pois é um artilheiro - disse Jefferson.

Com jogadores conhecidos no cenário nacional, como o meia Walter Minhoca, o zagueiro Gladstone e o goleiro Galatto, o CRB tenta pela primeira vez na competição eliminar um gigante do futebol nacional. Se passar de fase, o time fará sua melhor campanha em nove participações no torneio. Empolgada, a torcida regatiana fez grandes filas nas bilheterias e deve comparecer em massa ao estádio, mas Schwenck pregou respeito ao adversário, mesmo sem o time titular.

- Independentemente de o Botafogo jogar com os titulares ou não, é o Botafogo. O respeito é o mesmo - comentou o atacante.

Claudio Francisco Lima e Silva (SE) apita o jogo, auxiliado por Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Clovis Amaral da Silva (PE). O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos. O SporTV transmite a partida.


header as escalações 2
CRB: o técnico Ademir Fonseca não tem dúvidas para os substitutos do zagueiro Audálio e do atacante Pikachu, suspensos. Gladstone vai compor a defesa, e Carlão será responsável pelas ações ofensivas. O volante Everton Luís se recuperou de uma forte pancada no joelho e está relacionado. Após ter um desconforto muscular e ficar fora contra o Fast, do Amazonas, o meia Walter Minhoca foi confirmado entre os titulares. A equipe deve ser escalada com: Galatto; Paulo Sérgio, Marcus Vinícius, Gladstone e João Victor; Everton Luiz, Johnnattan, Jairo e Walter Minhoca; Carlão e Schwenck.

Botafogo: o técnico Oswaldo de Oliveira escalou dos titulares apenas o goleiro Jefferson. De olho na final da Taça Rio, contra o Fluminense, domingo, em Volta Redonda, o time que enfrenta o CRB nesta quinta-feira entra em campo com Jefferson, Edilson, Antônio Carlos, André Bahia e Lima; Lucas Zen, Renato, Andrezinho, Gegê e Vitinho; Bruno Mendes.


quem esta fora (Foto: arte esporte)
CRB: o time ainda não poderá contar com o zagueiro Audálio e o atacante Pikachu, suspensos desde o início o torneio ao cumprir penas adquiridas no ano passado - quando defendiam o ASA (AL) e o Nacional de Patos de Minas (MG), respectivamente. A diretoria tentou a liberação dos atletas, mas não conseguiu. O atacante Denílson, em fase final de recuperação de uma lesão no joelho, também não foi relacionado para o jogo.
Botafogo: além dos titulares poupados, Oswaldo não tem à disposição o zagueiro Rodrigo Defendi, com problemas musculares, e o meia Cidinho, que será submetido sexta-feira a uma cirurgia no joelho direito.


header fique de olho 2
CRB: o goleiro Galatto, famoso pela Batalha dos Aflitos quando atuava pelo Grêmio, ganhou a confiança da torcida com ótimas exibições e hoje é o ponto de equilíbrio do time.
Botafogo: depois de dois meses, Andrezinho volta a atuar pelo Botafogo recuperado de uma lesão no púbis e terá a responsabilidade de armar as investidas do time na partida.

header o que eles disseram
Ademir Fonseca, técnico do CRB: “Temos um grupo homogêneo, com suas limitações, mas também com muitas qualidades. Trabalhamos forte nos últimos dias e estamos preparados para enfrentar o Botafogo, um time que tem um elenco grande e pode se dar ao luxo de escalar uma equipe no Estadual e outra na Copa do Brasil”.
Jefferson, goleiro do Botafogo: Temos essa possibilidade (de vencer por dois gols de diferença e garantir a classificação). Mas nosso objetivo é fazer um grande jogo e vencer. Se por acaso matar a volta, claro que todo mundo vai se esofrçar para isso”.

header números e curiosidades
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
* O CRB participa este ano de sua nona Copa do Brasil. Nas oito edições anteriores, apenas em uma oportunidade a equipe alagoana conseguiu passar da primeira fase: em 2006, o CRB foi eliminado pelo Cruzeiro na segunda fase.
* O Botafogo luta por seu primeiro título da Copa do Brasil. A melhor participação da equipe aconteceu em 1999, quando perdeu a decisão para o Juventude. Vale lembrar que a Copa do Brasil dá vaga na Taça Libertadores, competição que o Botafogo não disputa há 17 anos.

* Em seis oportunidades, o Botafogo conseguiu eliminar a partida de volta em um duelo da Copa do Brasil: 3 x 1 Ji-Paraná/1997 (fase preliminar); 2 x 0 CENE/2003 (1ª fase); 5 x 0 Maranhão/2004 (1ª fase); 4 x 1 São Raimundo/2005 (1ª fase); 3 x 1 Rio Branco AC/2008 (1ª fase); 2 x 0 Dom Pedro/2009 (1ª fase).

header último confronto v2
No dia 10 de maio de 2003, no Rei Pelé, em Maceió, mesmo local do jogo desta quinta-feira, o Botafogo enfrentou o CRB pela Série B do Campeonato Brasileiro. O clube carioca saiu na frente com Leandrão. Edivaldo ampliou, e Dill fechou a vitória alvinegra por 3 a 0.

Nenhum comentário: