quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Charme na esteira: Bailarinas do Faustão encaram aula de corrida


Elenita Machado e Juliana Valcézia elogiam atividade realizada por uma hora em frente ao espelho para corrigir a postura e a pisada

Por Rio de Janeiro

 O EU ATLETA convidou duas bailarinas do Faustão para conhecerem a aula de corrida na esteira (running class) em uma academia da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.Elenita Machado e Juliana Valcézia aceitaram o desafio de encarar uma hora de atividade. Além do som alto e o estímulo do professor Marcos Aurélio, o treino traz como inovação um espelho individual para que cada aluno consiga corrigir sua postura e pisada durante o exercício.

Bailarinas do Faustão no Eu Atleta: Elenita Machado e Juliana Valcézia (Foto: Patricia Palhares / EUATLETA.COM)Elenita Machado e Juliana Valcézia, bailarinas do Faustão, encaram a aula de corrida na esteira(Foto: Patricia Palhares / Globoesporte.com)

No começo da aula, todos os alunos fizeram um aquecimento leve e controlaram a velocidade da esteira. Depois de alguns minutos, o ritmo aumentou e as bailarinas sentiram dificuldade em manter a postura, cuidar da pisada e se preocupar com a respiração ao mesmo tempo. Com um papel fundamental, o professor avaliou os movimentos de cada corredor e ensinou como não errar durante o exercício.

- Vocês utilizaram bem o espelho para corrigir a postura. A gente tem aquela leve tendência a projetar o tronco para frente e essa projeção é muito acentuada, o que compromete a passagem de ar - ensinou Marcos Aurélio.


Para a maioria dos alunos, o mais interessante é enxergar os próprios erros no espelho e tentar corrigir ao longo do treino. Encantada com a novidade, Juliana aprovou a experiência. (assista ao vídeo com o treino)

- Com ele ensinando fica bem mais fácil porque ele vai falando e automaticamente você coloca os braços no lugar - disse Juliana.

Opinião compartilhada por Elenita, que começou a correr há pouco tempo e durante a aula aprendeu como deve ser a postura de um corredor.

- Na verdade, eu odiava a corrida e agora estou gostando cada vez mais. Eu acho que é por causa da adrenalina - brincou Elenita.

Rotina de treinos

Elenita Machado, bailarina do Faustão, correndo na esteira (Foto: Patricia Palhares / EUATLETA.COM)Elenita Machado correndo na esteira
(Foto: Patricia Palhares / Globoesporte.com)

A rotina de treinos das duas bailarinas não é fácil. Elas ensaiam duas vezes por semana com outras 33 dançarinas e cada aula dura pelo menos quatro horas. Depois de ensaiar, Elenita se dedica ao muay thai, enquanto Juliana corre ou vai para a academia. Um esforço que as ajudou a conquistar o corpo desejado e também a mudar de vida.

- Hoje, falo que a dança mudou tudo. Depois que entrei no Balé do Faustão, comecei a dançar mais e o meu corpo ficou mais bonito. Me apaixonei pela dança e pela consciência corporal que ganhei - disse Elenita.

Juliana, por sua vez, dança desde pequena. Ela ressalta que encontrou na corrida uma aliada para garantir um abdômen "sarado". Por conta disso, ela destaca que a rotina de exercícios desde a infância a proporcionou uma vida saudável.

- Eu sou grata até hoje aos meus pais por terem me permitido dançar, deixado entrar na academia e ter feito exercícios. Se não tivesse feito isso na adolescência, época em que o corpo está se formando, seria muito mais difícil depois de adulta. A dança é arte e consciência corporal. Com ela, tenho noção de espaço e equilíbrio. Amo sentir a música e ter esse contato com o público - declarou.

Dançando com o Minotauro

Bailarinas do Faustão (Foto: Patricia Palhares / EUATLETA.COM)Juliana se prepara antes de começar a aula
(Foto: Patricia Palhares / EUATLETA.COM)

Juliana corre 8km todos os dias para manter a forma. Acostumada a encarar desafios, ela também falou sobre a experiência de ter ensaiado com o lutador Minotauro para o quadro “Dança dos Famosos”, no início deste ano. A superação em transformar alguém que nunca dançou em um bailarino, mostrou para ela que todo mundo consegue alcançar seu objetivo.

- Foi difícil e muito gratificante. Depois que você vê uma pessoa que nem imaginava fazer um passo de dança como um bailarino, não tem preço. Ele se empolgou demais e foi esforçado até o final. Quando o ensaio acabava, ele não queria sair da sala de jeito nenhum. O Minotauro foi além do limite, já que o corpo dele é todo quebrado e com pinos em vários lugares - contou.

Elenita participou dos ensaios como incentivadora e diz que se identificou com Minotauro. Sem um histórico no mundo da dança, ela sofreu para se adaptar e aprender os primeiros passos. Com dores no corpo devido à falta de alongamento, a bailarina pensou em desistir nos primeiros meses.

- É dolorido no começo, mas fazendo um pouco por dia, você vai ver que consegue. Eu ainda não consigo totalmente igual a Jú, mas a dica é não desistir. Quando entrei no Balé do Faustão, queria desistir por causa das limitações do meu corpo, mas continuei e hoje estou colhendo os frutos que plantei.

A bailarina, aliás, também é uma lutadora. Conheceu o muay thai há poucos meses e não parou mais de treinar. Além de ajudar na forma física, o esporte passou a ser uma terapia para poder extravasar a preocupação com os problemas do dia a dia.

- Eu tento seguir várias direções, faço balé, zouk (estilo de dança parecido com salsa) e muay thai. Acho que misturar tudo me deixa com uma disciplina maior. Lutar duas vezes por semana é um alívio, me sinto muito melhor depois das aulas. Isso virou uma terapia na minha vida. Hoje, falo que esqueço de todos os problemas quando estou lutando - encerrou.

* Agradecimentos à academia Bodytech


Bailarinas do Faustão (Foto: Patricia Palhares / EUATLETA.COM)Elenita e Juliana aprovam a aula e incentivam os corredores iniciantes Foto: Patricia Palhares / Globoesporte.com)para você

Nenhum comentário: