quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Canteiro de obra há um mês, quadra do 'Copa' revê glamour com torneio


Torneio apenas para convidados marca reinauguração do espaço no hotel

Por Alexandre Cossenza Rio de Janeiro

O recém-inaugurado piso roxo e verde, que hoje recebe nomes como Mats Wilander, dono de oito títulos de Grand Slam, sempre foi um espaço para poucos. Localizada no quinto andar de um dos prédios mais luxuosos do bairro, a quadra era reservada aos hóspedes do tradicional Copacabana Palace. Durante seis meses, porém, o espaço deixou de ver gentis quiques de bolinhas amarelas e transformou-se em um grande canteiro de obras. Com a organização do Torneio dos Campeões, a quadra voltou ao glamour de antes.

Quadra Copacabana Palace tênis 2012 (Foto: Luiz Candido / Alpha Imagem)Quadra nova do Copacabana Palace, após a reforma (Foto: Luiz Candido / Alpha Imagem)

Promotor do evento também conhecido na ATP como Grand Champions Rio, o ex-tenista e atual comentarista do SporTV, Dácio Campos, nem sabia da existência do espaço. As negociações para que o torneio fosse realizado no "Copa" começaram quase por acaso, quando Dácio procurava um hotel para hospedar os famosos atletas que viajariam ao Rio.

- Quando vim, a Andrea Natal, diretora do Copa, perguntou por que eu não fazia o evento aqui. "Fazer onde?", eu disse. E ela falou que havia uma quadra. Quando cheguei lá, estava tudo em obra. Eu não vi uma quadra. Vi um canteiro de obras. Na verdade, eram barracas, refeitório dos funcionários, banheiros, marcenaria, enfim... mistura de entulho com canteiro de obras.

Construída em 1994, a quadra do Copacabana Palace já recebeu nomes ilustres, como Gustavo Kuerten. Os bate-bolas, no entanto, foram interrompidos no dia 26 de junho deste ano - parte de uma grande obra, ainda em andamento, no hotel.

Quadra Copacabana Palace tênis 1994 (Foto: Divulgação)Antes de se tornar canteiro de obras, a quadra
era reservada a hóspedes (Foto: Divulgação)

O acordo verbal para que uma nova quadra fosse construída para Grand Champions Rio foi rápido. O acerto para a liberação do espaço, nem tanto. 

- O diretor da obra no hotel tem prazos para cumprir, então ele não tinha se preocupado com nada que não fosse entregar a obra. De repente, surgiu uma preocupação nova, que era o que fazer com essa sujeira dele, onde colocar a equipe (que até então ocupava o local quadra de tênis). E ela (Andrea Natal) me pediu dez dias para ele fazer uma conta de logística e então dizer "a gente consegue" - relatou Dácio Campos.

O piso ficou pronto em três dias. A instalação de placas de publicidade foi feita em duas jornadas. E a quadra do Copacabana Palace recebe, esta semana, os suecos Mats Wilander e Thomas Enqvist, os franceses Henri Leconte e Fabrice Santoro, o sul-africano Wayne Ferreira e o brasileiro Marcos Daniel.

O resultado parece agradar aos convidados, que enchem os cerca de 400 assentos disponíveis nas laterais da quadra e, nos intervalos, têm direito a comes e bebes em um dos salões do hotel. O promotor também tem seus motivos para comemorar a parceria com o hotel. Além da economia na logística - não há a necessidade de contratar seguranças nem serviço de transporte para levar os atletas do hotel até o lugar dos jogos -, o nome do hotel ajuda a dar charme a um torneio de tênis com tantos nomes famosos.

- Não é um evento para fazer no Maracanãzinho, porque não tem força para levar 5 mil pessoas lá. Já houve tentativas aqui no Rio que deixaram isso claro. E não adianta eu tentar vender ingresso, porque não vende. O perfil do evento é muito mais para o cara fazer uma clínica, ver um jogo, etc. Acho que a gente achou o lugar certo, do jeito certo. O evento e o "Copa" têm tudo a ver, eles se combinam - conclui Dácio.

Nesta quarta-feira, o Torneio dos Grandes Campeões de tênis continua com o duelo entre os suecos, Mats Wilander e Thomas Enqvist, às 19h (de Brasília). No jogo seguinte, o brasileiro Marcos Daniel enfrenta o francês Fabrice Santoro para saber quem estará na final da competição. Os dois jogos terão transmissão ao vivo do SporTV 3

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-de-tenis/noticia/2012/12/canteiro-de-obra-ha-um-mes-quadra-do-copa-reve-glamour-com-torneio.html

Nenhum comentário: