sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Circuito Mundial amplia calendário e terá só duplas convocadas nas etapas


Confederações definirão os representantes de cada país em Grand Slams e Opens. Campeonato Mundial é confirmado para Stare Jablonki, na Polônia

Por SporTV.com Rio de Janeiro

A próxima temporada do Circuito Mundial terá uma série de mudanças em relação ao formato dos últimos anos. Com o fim do contrato do antigo patrocinador máster, o evento será desmembrado em 10 Grand Slams – além do Mundial em Stare Jablonki - e 18 Opens, tendo cerca de 10 meses de duração. Outra mudança significativa será a restrição do número de atletas por etapa, com cada confederação nacional sendo responsável por convocar e inscrever jogadores. O calendário oficial e todas as alterações devem ser divulgados pela Federanção Internacional de Vôlei (FIVB) até a metade de dezembro.

reunião de vôlei FIVB lausanne (Foto: Divulgação / FIVB)Reunião na sede da FIVB, em Lausanne, esboça o calendário do Circuito em 2013 (Foto: Divulgação / FIVB)

O calendário do Circuito Mundial de 2013 sofreu com atraso em sua formulação devido, entre outros fatores menores, à troca de comando da FIVB, agora presidida pelo brasileiro Ary Graça, e à saída da Swatch, fabricante suíça de relógios que patrocinava e batizava o evento (FIVB Beach Volleyball Swatch World Tour) desde 2003.

O martelo ainda não foi batido, mas a nova temporada deve ter 10 meses de duração. Desta forma, provavelmente haverá etapas com datas conflitantes com as do Circuito Brasileiro e outros campeonatos nacionais mundo afora. Na última semana, uma reunião em Lausanne entre representantes de todas as cinco confederações continentais definiu que 10 Grand Slams (Brasil, China, Itália, Holanda, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Rússia, Emirados Árabes e Malásia demonstraram interesse em serem sedes) reunirão a elite do vôlei de praia e serão propriedade da FIVB, enquanto outros 18 eventos intermediários, chamados Opens, terão propriedade dividida e visarão ampliar o alcance da modalidade. Em 2012, o Circuito Mundial teve seis Opens e nove Grand Slams, entre torneios femininos e masculinos.

O Campeonato Mundial de 2013, na Polônia, foi confirmado em Stare Jablonki, de 1º a 7 de julho. O calendário internacional contará ainda com a Continental Cup, competição que permite a participação de 143 países nas seletivas olímpicas, e o Mundial sub-23, disputado na Croácia

.
vôlei de praia arena Stare Jablonki (Foto: Divulgação / FIVB)Stare Jablonki, sede de Grand Slam em 2012, receberá o Mundial no próximo ano (Foto: Divulgação / FIVB)

Duplas serão convocadas pelas confederações
Até esta temporada, qualquer dupla poderia se inscrever em uma etapa do Circuito Mundial. As três parcerias de cada país com mais pontos no ranking garantiam vaga direta na fase principal, enquanto as demais disputavam uma única vaga no country cota (confrontos apenas entre compatriotas) para competirem no qualifying com atletas de outros países. Com o novo formato, não existirá mais country cota ou qualifying.

Os representantes de cada país serão definidos e convocados pela respectiva confederação. A ideia é que três duplas de cada nacionalidade por naipe (masculino e feminino) sejam inscritas nos Grand Slams, enquanto os Opens contariam com duas parcerias. Estas questões ainda estão em pauta e podem sofrer alterações nas próximas semanas.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2012/11/circuito-mundial-amplia-calendario-e-tera-so-duplas-convocadas-nas-etapas.html

Nenhum comentário: