sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Sem pretensões, Coelho e Tigre se enfrentam pela última rodada


Com campanha mediana, Coelho não consegue acesso à Série A. Péssimo rendimento provoca rebaixamento do Tigre, que disputa a Série C em 2013

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

América-MG x Ipatinga (Foto: Ag. Estado)América-MG e Ipatinga se enfrentam pela última
rodada da Série B do Brasileiro (Foto: Ag. Estado)

O América-MG receberá o Ipatinga, nesta sexta-feira, às 21h (de Brasília), no Independência, em Belo Horizonte. O confronto, válido pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, encerra a participação das equipes na competição. E nenhum dos dois tem grandes pretensões, já que estão têm os destinos definidos para 2013.

O Coelho, apesar de ter começado bem a temporada e ficado 13 rodadas no G-4, teve significativa queda de rendimento e, na nona colocação, já não tem mais chances de conquistar uma vaga entre os quatro primeiros. Como anfitrião, condição do jogo desta sexta-feira, o América-MG teve sete vitórias, quatro empates, mas foi derrotado sete vezes. O Coelho marcou 30 gols, mas sofreu 29

Já o Ipatinga fez uma temporada que o torcedor deseja esquecer. No primeiro turno, o time do Vale do Aço acumulou 13 derrotas seguidas, o que o afundou na tabela de classificação. O Tigre ficou no Z-4 por 33 rodadas consecutivas, sendo 11 delas na lanterna. Com isso, a recuperação se tornou praticamente impossível.

Como visitante, possui o pior desempenho do campeonato. Em 18 jogos, foram 14 derrotas, três empates e apenas uma vitoria, por 2 a 0, sobre o Bragantino. O time tentou, mas não conseguiu escapar da zona da degola e foi rebaixado à Série C de 2013. Vale lembrar que foi a última temporada do time como Ipatinga. No ano que vem, se mudará para a região metropolitana de Belo Horizonte e passará a se chamar Betim Esporte Clube.

Projeto 2013
Foram quatro treinadores diferentes em menos de um ano, além do auxiliar técnico Cláudio Prates, que assumiu, interinamente, o time do América-MG por duas rodadas. O objetivo da diretoria em promover tantas mudanças era recuperar o bom futebol que o Coelho apresentou no primeiro turno, quando foi líder e passou 13 rodadas no G-4. As mudanças não surtiram efeito, e o América-MG não conquistou a tão sonhada vaga para a Série A. Com a cabeça já na próxima temporada, o técnico Vinícius Eutrópio foi contratado para montar uma nova equipe. Por isso, a importância do jogo contra o Ipatinga, que servirá para avaliar quem poderá deixar o Coelho e quem continuará em 2013.

- É difícil. Obviamente, o América-MG fez um bom início e, em algum momento, houve uma mudança de rota. Não vou dizer que foi erro, não posso dizer isso, é difícil pontuar. O que tenho que usar agora são essas informações de quem já estava aqui e, junto com a diretoria e comissão técnica, trabalhar para não passar pelo mesmo erro. A postura financeira do clube também vai mudar. Vamos procurar resgatar esse perfil do América-MG, que sempre foi revelador. Seja da base, de equipe do interior ou de jogadores que ninguém conhece, disse Vinícius Eutrópio.

Para o último jogo do ano, o técnico não poderá contar com o atacante Alessandro, o zagueiro Everton Luiz, o lateral-direito Boiadeiro e o volante Marquinhos Paraná, todos em processo de recuperação de lesões. O meia Rodriguinho, expulso contra o América-RN, cumprirá suspensão e também está fora. Assim, Junior Timbó assumirá a titularidade no meio-campo. A novidade está no gol, com Matheus no lugar de Neneca. O provável América-MG entrará em campo com Matheus; Rodrigo Heffner, Lula, Vinícius Simon e Bryan; Dudu, China, Patrick e Júnior Timbó; Fábio Júnior e Kaká.

Com dignidade
O Ipatinga não passa por um bom momento financeiro, o que culminou com o pedido de mudança de nome e de sede do clube para Betim. Já rebaixado, na penúltima posição, com 31 pontos, o Tigre jogará a última partida do campeonato contra o Coelho, mas os jogadores parecem estar empenhados em terminar o torneio com hombridade. O atacante Léo destacou que o time, apesar de ter que disputar a Série C em 2013, não jogou a toalha em nenhum momento.

- Apesar de todos os problemas, esse grupo nunca jogou a toalha. Nosso objetivo agora é fechar o ano com a cabeça erguida, disse Léo, em entrevista ao site oficial do Ipatinga.

Sem Bruno Batata e Andrezinho, que retornaram ao Corinthians, do Paraná, e sem nenhum jogador lesionado ou suspenso por cartões, o Ipatinga, que será escalado pelo técnico Eugênio Souza, terá os mesmos jogadores da última rodada, quando foi derrotado pelo Guaratinguetá, por 3 a 2. Assim, entrarão em campo Helton Leite; Gedeílson, Eron, Pedrão e Edson; Sílvio, Ronaldo, Marcio Diogo e Bruninho; Léo e Rogério Ávila.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-b/noticia/2012/11/sem-pretensoes-coelho-e-tigre-se-enfrentam-pela-ultima-rodada.html

Nenhum comentário: