Além da suspensão, clube terá de pagar multa de R$ 30 mil. Pena será cumprida somente em 2013, na Copa do Brasil ou na Série B do Brasileiro
Torcedores sofrem com gás de pimenta após
confusão (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
confusão (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Como o Alviverde se despede de seu torcedor em 2012 neste domingo, quando enfrenta o Atlético-GO no Pacaembu, às 17h (horário de Brasília), a pena será cumprida na Copa do Brasil e Série B do ano que vem. As partidas do Campeonato Paulista e da Taça Libertadores da América não terão seus mandos alterados.
O Verdão foi denunciado duas vezes no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, "por deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens e o lançamento de objetos", que previa multa de até R$ 200 mil e a perda de 20 mandos de campo. Além da reincidência, outro fato que complicou a vida do clube foi o Tribunal ter considerado a denúncia da Procuradoria como "muito grave".
Segundo Paulo Bracks, presidente da sessão, a única solução justa ao Palmeiras, que vem sendo denunciado constantemente no artigo 213, seria atuar com portões fechados, bem distante de casa, sob alegação de que o clube falhou na prevenção e repressão.
Depois do incidente, a Federação Paulista de Futebol proibiu a entrada da torcida Mancha Alviverde nos estádios de São Paulo até a apuração da responsabilidade dos fatos. Preocupado com a sequência de derrotas sofridas pelo Palmeiras no STJD, o diretor jurídico do clube, Piraci Oliveira, pediu calma aos torcedores na partida do próximo domingo, contra o Atlético-GO.
- Independentemente do resultado de hoje, temos de estar atentos para o jogo do Pacaembu. Não pode haver qualquer distúrbio, do contrário a pena será alta - alertou o dirigente, em sua conta pessoal no Twitter.
Este é o terceiro revés sofrido pelo Palmeiras no Tribunal recentemente. Antes do julgamento desta sexta-feira, o clube já havia sido punido com a perda de quatro mandos de campo devido aos incidentes no clássico contra o Corinthians, no dia 16 de setembro (o Verdão enfrentou Coritiba, Cruzeiro e Botafogo em Araraquara, e Fluminense em Presidente Prudente), e também teve pedido de anulação da partida contra o Internacional rejeitado.
Clique e veja mais vídeos do Palmeiras
Confusão no clássico contra o Corinthians já havia punido o clube (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário