sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Campeão Osasco abre a Superliga contra Campinas de Zé Roberto


Atual campeão do torneio encara reedição da final do Estadual Paulista no confronto desta sexta-feira

Por GLOBOESPORTE.COM Osasco, SP

Osasco derruba Campinas e quebra jejum de três anos sem título estadual (Foto: Divulgação)Osasco encarar o Campinas após levar o Estadual
contra o time de Zé Roberto (Foto: Divulgação)

O duelo entre Osasco e Campinas, que marcou a final do Estadual Paulista no início do mês, terá um repeteco nesta sexta-feira, durante a primeira rodada da Superliga feminina. Atual campeão do principal torneio entre clubes do Brasil, o Osasco tentará repetir o placar positivo dos últimos quatro confrontos contra o clube campineiro. O time comandado por Luizomar de Moura enfrenta a equipe de Zé Roberto Guimarães em casa, no Ginásio José Liberatti, a partir das 21h. A partida será transmitida ao vivo pelo SporTV e acompanhada em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM.

Após a conquista do Sul-Americano, do Mundial, do Estadual e dos Jogos Abertos do Interior, o Osasco pretende manter o embalo e despontar como um dos favoritos ao título da temporada 2012/2013 da Superliga logo no início. Desfalcada pela meio-de-rede Adenízia, que sofreu uma fratura nos dedos médio e anelar da mão direita e só volta a jogar em dois meses, a equipe paulista perdeu nomes importantes de seu elenco da edição anterior, como a oposto americana Destinee Hooker, Tandara e Ju Costa. Em compensação, contará com os reforços da oposto Sheilla, das ponteiras Gabi e Fernanda Garay e da meio-de-rede Dani Suco, que substitui Adenízia.

A levantadora Fabíola espera disputa acirrada na estreia contra o Campinas (Foto: Divulgação)A levantadora Fabíola espera disputa acirrada na estreia contra o Campinas (Foto: Divulgação)

Na partida de estreia, o Osasco não poderá contar com Sheilla, que está na fase final de recuperação de uma lesão no quarto dedo do pé direito. Em contrapartida, nomes importantes da equipe de Luizomar de Moura, como a ponteira Jaque, a líbero Camila Brait e a levantadora Fabíola, seguem defendendo a camisa do time. Eleita melhor levantadora e melhor jogadora da final na última edição da Superliga, Fabíola afirma que a competição é o desafio mais esperado pelas atletas do clube paulista e prevê uma disputa acirrada na estreia contra o Campinas.

- A Superliga é o campeonato que todo mundo estava esperando. Já tivemos algumas metas nesta temporada e conseguimos ganhar o Paulista, o Sul-Americano e o Mundial. Agora entramos nesta competição super difícil, já que as equipes estão se preparando esse tempo todo para essa disputa. As expectativas do Osasco são as melhores e tivemos um bom tempo para estudar a equipe do Campinas. Nós conhecemos bem a equipe deles, assim como eles também conhecem a nossa. Por isso, será um jogo muito difícil, principalmente por ser uma estreia e por enfrentarmos uma grande equipe. Expectativa é de um grande jogo - analisa a levantadora.

José Roberto Guimarães é o técnico de Campinas (Foto: Carlos Velardi/ EPTV)O técnico Zé Roberto aposta na evolução técnica do
Campinas na estreia (Foto: Carlos Velardi/ EPTV)

Para bater o atual algoz, o Campinas aposta no elenco renovado, que combina jovens atletas com jogadoras já consagradas, como Walewska, Fernandinha, Pri Dairot e Daymi Ramirez. O confronto contra o Osasco poderá marcar também a estreia de uma das novidades mais aguardadas desta edição do torneio: a ponteira búlgara Elitsa Vasileva. Anunciada em junho, a jogadora de 1,94 metro de altura está totalmente recuperada de uma lesão no tornozelo, mas ainda aguarda a liberação da transferência internacional e segue como dúvida para a partida desta sexta-feira.

Apesar do retrospecto recente contra o Osasco, o técnico Zé Roberto acredita que o nível da equipe evoluiu desde os últimos confrontos e afirma que a primeira partida na Superliga mostrará os resultados da preparação nas últimas semanas.

O treinador, que atualmente conversa com a direção da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) para continuar à frente da seleção brasileira no ciclo olímpico que conduzirá aos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, ressalta que o objetivo da equipe paulista é encerrar sua participação no campeonato como uma das principais forças do vôlei nacional e acredita que o desempenho no jogo de estreia será superior ao rendimento apresentado nas finais do Estadual.

- Estreia sempre tem um frio na barriga, mas é bom. Usamos um pouco o Paulista, que é um campeonato forte e exige das jogadoras, como preparação para a Superliga. Pegamos logo na estreia a equipe mais forte, considerada favorita ao título, mas o Campinas melhorou em relação ao Estadual. Melhoramos o bloqueio, a defesa. Nosso saque está mais efetivo. Enfim, vejo nosso time crescendo gradativamente - argumenta Zé Roberto.

Enquanto a liberação de Vasileva para a partida de estreia segue indefinida, a equipe campineira deve começar com Fernandinha, Daymi Ramirez, Walewska, Natasha e Pri Daroit, além da líbero Suelen. Recém-chegada, a levantadora Rosane Maggioni é uma nova opção para o clube e já treina com o grupo. Esta será a primeira vez que a jogadora atuará ao lado da irmã Renata, central do Campinas. As duas começaram a praticar o esporte ainda na infância.

A ponteira búlgara Vasileva ainda é dúvida no elenco do Campinas para o primeiro jogo (Foto: Divulgação)A ponteira búlgara Vasileva ainda é dúvida no elenco do Campinas para o primeiro jogo (Foto: Divulgação)

Confira os jogos desta sexta-feira da Superliga feminina:
18h - Sesi x Pinheiros19h30m - Praia Clube x São Bernardo
19h30m - Rio de Janeiro x São Caetano
21h - Osasco x Campinas
(com transmissão ao vivo pelo SporTV e acompanhamento em Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/11/campeao-osasco-abre-superliga-contra-campinas-de-ze-roberto.html

Nenhum comentário: