segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Pela primeira vez na história, Brasil cria seleção brasileira escolar de vôlei


Técnicos e auxiliares das categorias de base da CBV selecionam 18 meninos
e 18 meninas para passar uma semana de treinamento no CT de Saquarema

Por Ana Carolina Fontes Poços de Caldas, MG

De olho em uma renovação do esporte, uma iniciativa pioneira foi realizada nas Olimpíadas Escolares, para atletas de 12 a 14 anos. Com o objetivo de formar a primeira seleção escolar de vôlei, técnicos e seus auxiliares das categorias infantil e infanto-juvenil da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) selecionaram 18 meninos e 18 meninas para passar uma semana treinando no Centro de Treinamento de Saquarema, no Rio de Janeiro, de 10 a 17 de dezembro. Entre os 36 atletas, foram convocados atletas de 15 estados.

Maurício Thomas e João Luís Klein, o Juca, no feminino, além de Percy Oncken e Vinícius Gamino Gomes, o Alegrete, no masculino, foram os responsáveis pela escolha.

- Esta é a chance dos treinadores encontrarem os talentos mais cedo. Fiquei feliz pelo que vi na competição, gostei da motivação das atletas e percebi o potencial de crescimento em muitas delas. A experiência no ambiente de treinamento das seleções brasileiras adulta e o contato com os técnicos no momento em que elas começam a despontar no esporte é uma experiência importante. Procuramos atletas apaixonados pelo esporte. O segredo do vôlei é esse: todas as campeãs olímpicas passaram pela base e a seleção está colhendo os frutos desse trabalho - afirmou Maurício.

Vôlei Olimpíadas Escolares (Foto: Heuler Andrey/AGIF/COB)Edgar Hubner posa com algumas das 18 meninas convocadas para seleção (Foto: Heuler Andrey/AGIF/COB)

Uma das convocadas, a meia Leilane Pinheiro, de 14 anos e 1,80m de altura, contou que o seu biotipo é uma das características que ajuda no desempenho dentro de quadra.

- A altura ajuda em alguns fundamentos, como na parte de bloqueio. Meu sonho é chegar à seleção brasileira de vôlei - disse a aluna do Colégio Impacto, do Pará.

Percy Oncken contou que foram avaliados quatro critérios na seleção. Há seis anos, o técnico esteve presente nas primeiras Olimpíadas Escolares, em Poços de Caldas, e destacou a evolução do nível técnico dos competidores.

- A qualidade dos estudantes teve uma melhora enorme. Em primeiro lugar, analisamos a condição técnica e o entendimento de jogo do atleta, em segundo, o biotipo (se o corpo é longilíneo, uma avaliação superficial, já que nessa idade o corpo ainda pode mudar), em terceiro, a capacidade de salto e, por último, a liderança dentro da equipe. Além de entrar em contato com os treinadores e o universo de treinos em Saquarema, eles podem ter a chance de participar das seleções infantis num futuro próximo.


Em primeiro lugar, analisamos a condição técnica e o entendimento de jogo, em segundo, o biotipo, em terceiro, a capacidade de salto e, por último, a liderança"
Percy Oncken

Medalhista de prata no vôlei masculino e um dos principais destaques do torneio, Gabriel Stefan ficou surpreso com a convocação.

- Tenho potencial, mas não esperava que fosse ser um dos 18 convocados. A união do meu time me ajudou a chegar até aqui - disse o aluno da escola Elzira Garbino, de Pongaí, no interior de São Paulo.

Na próxima edição das Olimpíadas Escolares, para atletas de 15 a 17 anos, em Cuiabá, serão convocados atletas de atletismo, natação, futsal e judô para disputar o Festival Olímpico da Juventude, na Austrália, em janeiro de 2013. A competição estudantil internacional passou a ser realizada após os Jogos de Sidney, em 2000, com o objetivo de aproveitar o espaço do Parque Olímpico.


- Nossa primeira iniciativa foi com o vôlei, mas vamos ampliar o projeto para outras modalidades. As Olimpíadas Escolares são uma oportunidade para que os atletas sem contrato com os clubes ou não federados possam ser vistos - disse diretor geral do maior torneio de esporte estudantil do país, Edgar Hubner.

Confira a lista dos 18 nomes convocados de cada seleção escolar:


Seleção feminina:

Amanda Sehn (Colégio Martin Luther/RS)
Ana Figueiredo (Colégio Dom Bosco/TO)
Ana Beatriz Franklin (CEL/RJ)
Beatriz Oliveira (Colégio Dom Bosco/TO)
Cássia Rauber (EEB.Rodrigues Alves/SC)
Eduarda Lisboa (IDFG/SE)
Gabriele Ferreira (CEL/RJ)
Larissa Foster (C. Evangélico Martin Luther/RS)
Leilane Silva (Colégio Impacto/PA)
Leticia Scherer (Colégio Martin Luther/RS)
Maria Orneles (Colégio Contato/PE)
Maria Ota (Tancredo Neves Cerejeiras/RO)
Mariana Amaral (CEL/RJ)
Mylena Paiva (Colégio Contato/PE)
Nadine Bamberg (EEB/ Rodrigues Alves/SC)
Nathalia Martins (E. Miguel de Cervantes/AM)
Nyeme Costa (Upaon-Açu/MA)
Renata Santos (Colégio Impacto/PA)


Seleção masculina:

Bernardo Westermann (CEL/RJ)
Cleisson Leão (Colégio Arquidiocesano/SE)
Daniel Pinho (CEL/RJ)
Eriksson Rodrigues (E. E. DR. Duarte P. Ulhôa/MG)
Felipe Holube (EEB. Dante Mosconi/SC)
Gabriel Nunes (Elzira Garbino/SP)
Giovani Col (Colégio Sinodal/RS)
Iago Barcelos (Colégio Boa Viagem PE)
Jean Vieiro (EEB. Dante Mosconi/SC)
João Andrade (Escolas Nilton Lins/AM)
João Salim (Colégio Moderno/PA)
José Bonfim (Colégio Moderno/PA)
Luis Silveira (Colégio Impacto/TO)
Marcelo Azevedo (CEI-Mirassol/RN)
Nicolas Wagner (Colégio Sinodal/RS)
Pablo Ventura (Colégio Global/PR)
Pedro Trindade (Colégio Sinodal/RS)
Wesley Silva (Colégio Batista SD/CE)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/esporte-estudantil/noticia/2012/09/pela-primeira-vez-na-historia-brasil-cria-selecao-brasileira-escolar-de-volei.html

Nenhum comentário: