segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Ferrer derruba gigante americano, e Espanha vai brigar pelo hexa na Davis


Sem Nadal, mas em casa e no saibro, equipe marca 3 a 1 na série contra
os Estados Unidos e aguarda vencedor de Argentina x República Tcheca

Por SporTV.com Gijón, Espanha

No saibro de Gijón não houve espaço para quebra de tabu. Na história da Copa Davis, a Espanha, dona de cinco títulos títulos, jamais, em 38 vezes, perdeu um confronto quando abriu 2 a 0 de vantagem. Os Estados Unidos, adversários nas semifinais, ameaçaram no sábado, ao vencer nas duplas. Mas coube a David Ferrer garantir aos atuais campeões a vaga na final. O número 5 do mundo tropeçou no primeiro set, porém virou contra John Isner, gigante de 2,06m e décimo do ranking - 6/7 (3), 6/3, 6/4 e 6/2 - e marcou 3 a 1 na série melhor de cinco. A Espanha buscará, de 16 a 18 de novembro, o hexa do Grupo Mundial (2000, 2004, 2008, 2009, 2011) contra a República Tcheca, que eliminou a Argentina, em Buenos Aires.

A decisão vai ser fora de casa, já que último jogo entre os paises foi em solo espanhol. A equipe espanhol não perde em casa desde 1999, quando foi derrotado pelo Brasil.

Até a final, a Espanha vai torcer para ter o retorno de Rafael Nadal. Longe das quadras há quase dois meses, o número 4 do mundo ainda se recupera de uma lesão no joelho.

tênis David Ferrer Copa Davis Espanha x EUA (Foto: Getty Images)Ferrer celebra a vaga na final  após vencer Isner (Foto: EFE)

Isner, derrotado na sexta-feira por Nicolás Almagro em uma batalha de mais de 4 horas, agora teria de enfrentar Ferrer. Chegou a estar em desvantagem de 3 a 1 em games. Devolveu a quebra e, no 11º, salvou cinco break points. O jogo foi para o tie-brek e, depois de um erro não forçado de Ferrer, o americano acertou um ace para abrir vantagem. O espanhol continuou errando, e Isner teve três chances para fechar. Só precisou de uma.

No segundo set, Isner teve um break point logo no primeiro game. Ferrer salvou e, no seguinte, conseguiu a quebra para abrir 3 a 0. Era só o começo. O espanhol voltou a quebrar e foi para o saque com 5 a 1. Isner abriu 0/40 e, com uma dupla falta do adversário, devolveu. Ferrer novamente sacou, agora em 5 a 3, e fechou a parcial.

Isner desperdiçou um break point no quarto game do terceiro set e passou a errar muito. No sétimo, Ferrer teve três chances de quebrar. Com uma bola no fundo, abriu vantagem. Com um erro não forçado de Isner, o espanhol virou a partida: 2 sets a 1.

Tudo dava errado para o gigante americano. Batia na raquete, inconformado. Sucumbiu no terceiro game, depois de salvar um break point. Quando teve chance de quebrar, viu Ferrer esbanjar estilo com uma deixadinha. E confirmar o serviço com uma bela paralela. No quinto game, Isner, apostando sempre nos saques, salvou três break points, mas de novo caiu. Havia tempo, mas não força para reação. Com mais um break point, Ferrer chegou ao match point. Isner salvou. Foi só. O espanhol fechou e garantiu a seu país a vaga na final.

tênis David Ferrer Copa Davis Espanha x EUA (Foto: Getty Images)Ferrer vira sobre Isner (Foto: Getty Images)

FONTE:

Nenhum comentário: