segunda-feira, 17 de setembro de 2012

'Mais bela gaúcha', Luciane concilia carreiras e sonha até com Rio 2016


Vencedora de concurso de beleza, central gaúcha revela negociação para retornar à Superliga e mostra desejo de disputar Olimpíadas

Por Túlio Moreira Rio de Janeiro

Vôlei e moda são paixões de infância da gaúcha Luciane (Foto: Túlio Moreira / Globoesporte.com)Vôlei e moda são paixões de infância da gaúcha
Luciane (Foto: Túlio Moreira / Globoesporte.com)

Com a desenvoltura de quem transita com facilidade entre as passarelas da moda e as quadras de vôlei, Luciane Escouto se equilibra entre suas duas maiores paixões. Gaúcha de São Leopoldo, a central de 25 anos ficou famosa após vencer mais de cinco mil concorrentes em um concurso que escolheu a mais bela do Rio Grande do Sul, mas não abre mão de buscar seu espaço nas quadras.

Depois do sucesso no concurso de beleza, a jogadora tenta conciliar as carreiras de modelo e jogadora, e não se arrisca a escolher entre uma ou outra. Até o dia 7 de outubro, data da final do Campeonato Carioca de Voleibol Feminino, o foco estará no Fluminense. A convite do técnico Hylmer Dias, a atleta e modelo defenderá o clube tricolor em seu retorno ao vôlei feminino, após quatro anos de ausência.

- Agora meu foco está no Fluminense. Mas estou conversando com outro time e, provavelmente, devemos acertar minha contratação esta semana, para jogar a Superliga - revela a central, que já disputou edições do principal torneio entre clubes do Brasil por times como Banespa e Brusque, e foi eliminada na primeira fase dos playoffs da temporada deste ano, com a camisa do Mackenzie.

Fora das quadras, a gaúcha defende seu estado no concurso Miss Mundo Brasil 2013, que definirá a representante brasileira na próxima edição do Miss Mundo. A altura de Luciane - 1,85m - é um dos fatores que beneficiam a jogadora nas duas carreiras. Ela atingiu 1,78m com apenas 11 anos e, desde então, passou a despertar o interesse dos clubes de sua cidade natal. Mas a paixão pelo esporte sempre conviveu com o interesse pelas passarelas. No entanto, a atleta tinha o receio de que sua forma física iria impossibilitar a incursão no mundo da moda, notório pela preferência por modelos muito magras.

Por insistência da mãe, Luciane se inscreveu no concurso “A Mais Bela Gaúcha”. A agenda cheia da competição de beleza mudou sua rotina de treinamentos. A jogadora perdeu massa muscular e também adotou uma nova dieta. A tentativa de consolidar o sonho de infância deu tão certo que Luciane passou a se desdobrar para se dedicar às duas atividades. Depois de participar do concurso, ela descobriu como conciliar as atividades e não prejudicar nenhuma de suas carreiras.

Luciane é conhecida pelo visual impecável também dentro das quadras (Foto: Túlio Moreira / Globoesporte.com)Luciane mantém o visual impecável também dentro das quadras (Foto: Túlio Moreira / Globoesporte.com)

- Ainda tenho compromissos com eventos do concurso, então estou sempre indo para o Rio Grande do Sul. Mas tento fazer isso nos momentos de folga, quando não estou treinando ou competindo. Faço de tudo para não atrapalhar nenhuma das carreiras. Não consigo escolher entre as duas profissões, ainda não cheguei a esse ponto. Meu objetivo é conciliar as duas. É claro que tenho que me esforçar em dobro para isso, mas não me falta força de vontade - conta.

Além de ensaiar o retorno à Superliga, Luciane não esconde o desejo de representar o Brasil. A consagração maior, claro, seria defender a seleção nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. A gaúcha tem passagens pelas seleções das categorias infanto e juvenil, e aguarda com ansiedade por uma chance no time principal.

A jogadora defenderá o Fluminense durante o Carioca deste ano (Foto: Túlio Moreira / Globoesporte.com)A jogadora defende o Fluminense no Carioca deste
ano (Foto: Túlio Moreira / Globoesporte.com)

- É um novo ciclo olímpico e uma nova geração está se formando. Jogadoras muito boas estão surgindo e o Brasil precisa se renovar mantendo o alto nível. Eu treino muito para representar o Brasil um dia. Eu espero mesmo que possa ter essa oportunidade, estou sempre batalhando para conquistar o meu espaço - afirma.

Para Luciane, a fama trazida pelos concursos de beleza não atrapalha sua trajetória no vôlei. A vaidade é uma das marcas registradas da jogadora, que faz questão de atuar em quadra com unhas e cabelos impecáveis, além de não abrir mão de brincos e batom.

- A carreira de modelo não atrapalha em nada, pelo contrário. Os técnicos e as companheiras de equipe sempre me dão muita força. Mas dentro da quadra é o vôlei que importa. Eu consigo separar muito bem isso - garante.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/09/mais-bela-gaucha-luciane-concilia-carreiras-e-sonha-ate-com-rio-2016.html

Nenhum comentário: