segunda-feira, 17 de setembro de 2012

No primeiro pódio, Josi e Thaís vibram mais com 3º lugar do que as campeãs



Parceria formada em 2011 já está classificada diretamente para a chave principal da etapa de Goiânia, que será disputada de 28 a 30 de setembro

Por Helena Rebello Direto de Cuiabá

No degrau mais baixo do pódio, Josi sorria como se a campeã fosse ela. A catarinense e Thaís, mais contida ao expressar suas emoções, foram as terceiras colocadas da etapa de Cuiabá do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2012/2013. Classificadas para a competição ao vencerem a seletiva nacional, a dupla formada no ano passado alcançou seu resultado mais expressivo até o momento neste domingo. E comemorou o feito com a alegria e a humildade de quem sabe que a estrada para tentar repeti-lo é cheia de desafios.

Josi e Thaís vôlei de praia pódio Cuiabá (Foto: Divulgação / CBV)Ao lado de Thaís, mais contida, Josi comemora terceiro lugar mais do que as campeãs (Divulgação / CBV)

A trajetória até a disputa de terceiro lugar foi suada. Já no calorão da capital mato-grossense, sagraram-se campeãs da etapa nacional, há uma semana. Na fase classificatória do Open, venceram Tathi e Érica Freitas em 3 sets. Mesmo perdendo para Talita e Maria Elisa pelo mesmo placar, avançaram em segundo na chave. Nas quartas, derrotaram Andrezza e Chell e só caíram diante de Ágatha e Bárbara Seixas em um jogo emocionante nas semifinais.

Após um fraco primeiro set, Josi e Thaís jogaram muito na segunda parcial. Brincaram com o público na arquibancada e ganharam o apoio da torcida, além de fôlego para levar o duelo para o tie-break. Perderam, mas de cabeça erguida. Na disputa pelo terceiro lugar, também suaram, mas confirmaram o pódio em sets diretos (27/25 e 21/15).

Josi vôlei de praia (Foto: Divulgação / CBV)Josi vibra muito durante o jogo: nas semis, postura
rendeu simpatia da torcida (Foto: Divulgação / CBV)

- Disputamos nossa primeira semifinal e nós duas estávamos muito tensas. O jogo não estava fluindo. No final do primeiro set a bola começou a entrar e, no segundo, quando a torcida ficou do nosso lado, veio uma energia positiva incrível. Neste domingo deu tudo certo. Sabemos que estamos fazendo pódio com campeãs mundiais, estamos do lado delas, e isso é muito emocionante - disse Josi, que tem 33 anos e começou a jogar na areia apenas aos 22.

Nascida em Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro, Thaís é mais contida do que a parceira. Prefere ouvir os incentivos da companheira e as instruções da técnica Rejane do que se manifestar, mas garante que ficou igualmente emocionada com o feito. Acostumada a subir ao pódio em campeonatos sub-21 e sub-23, a atleta de 21 anos celebrou o fato dela e de Rebecca, a quem superou na disputa de terceiro lugar, terem chegado longe no torneio.

- Apesar de não expressar tanto, só eu sei como estou feliz por dentro. Nosso equilíbrio é assim. Eu jogo quieta na minha, porque gosto de ficar pensando no jogo o tempo todo, e ela (Josi) gritando, chamando a torcida e me chamando também. Fico feliz também pela Rebecca. Eu e ela nos enfrentamos direto em finais na base. Somos a nova geração e mostramos que estamos chegando.

Na próxima etapa do Circuito Brasileiro, Josi e Thaís entrarão direto na disputa principal, chamada de Open. A competição será em Goiânia, de 28 a 30 de setembro. O SporTV transmitirá as semifinais e finais masculinas e femininas ao vivo.

Josi, Thaís e a técnica Rejane vôlei de praia (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)Dupla é treinada em Copacabana pela ex-jogadora Rejane (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)

FONTE:

Nenhum comentário: