quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Tradicionais times europeus voltam a figurar na elite após festa pelo acesso


Com o início das principais ligas do Velho Continente, equipes como Torino, Sampdoria, La Coruña e West Ham reassumem condição de clubes de primeira

Por Lucas Loos Rio de Janeiro

O mês de agosto traz consigo o início das principais ligas europeias. O Francês já deu a largada na sexta-feira passada. Em países como Espanha, Inglaterra e Portugal, os campeonatos nacionais começam já neste fim de semana, enquanto a estreia do Italiano será sete dias depois. Motivo de comemoração para os torcedores mais fanáticos, que estarão de volta às arquibancadas. Alguns, porém, terão ainda mais razões para festejar. De volta à elite em seus respectivos países nesta temporada, times tradicionais como La Coruña, Sampdoria, Torino e West Ham darão um sabor especial de primeira divisão a seus fãs nos próximos 12 meses.

Sampdoria, Torino, La Coruña e West Ham comemoração (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Depois do retorno, o trabalho: Torino, Sampdoria, La Coruña e West Ham terão que esquecer festa pelo acesso antes de enfrentarem os melhores clubes de seus países (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

Itália

Dentre todas as ligas europeias, é possível que os retornos de maior impacto estejam na Velha Bota. Rebaixado na temporada 2008/09, o Torino é o quinto maior campeão italiano, com sete conquistas, enquanto o Sampdoria faturou o Calcio uma vez, em 1990/91, e já disputou final de Liga dos Campeões, justamente no ano seguinte ao título nacional. Menos tradicional que os outros dois, o Pescara chega à elite com a credencial de campeão da Série B.

Além dos títulos nacionais, o Torino, primeiro rival estrangeiro do Corinthians, já foi base da seleção italiana, mas perdeu todo o elenco num acidente de avião no dia 3 de maio de 1949. Na época, o clube era tetracampeão nacional e líder folgado da primeira divisão. 

junior torino juventus amistoso caridade (Foto: Divulgação / Site oficial do Juventus)Ex-lateral Júnior defendeu o Torino durante três
anos: no detalhe, em jogo beneficente (Site oficial)

Desde então, o Torino sofreu altos e baixos. Sem vencer o Italiano desde a temporada 1975/76, o clube viveu seu último grande momento de glória no início da década de 90, com o quinto título da Copa da Itália. Mas engana-se quem pensa que o retorno à elite é uma garantia de que os tempos áureos estarão de volta ao lado grená de Turim.

Memória E C: A histórica - e bela -
ligação entre Corinthians e Torino


- Existe um problema que é o investimento dos outros grandes. A briga do Torino vai ser para não cair, assim como o Pescara. Na Itália, funciona o mesmo sistema que aqui no Brasil. Os times que sobem são os que têm maiores chances de cair. Os dirigentes vão precisar de uma engenharia muita criativa e apostar nos jogadores da base - disse o ex-lateral Júnior, que defendeu o Torino durante três anos, além de ter passado também pelo Pescara.

Nova casa do ex-gremista Maxi López, o Sampdoria, que ficou apenas uma temporada longe da elite, precisou disputar a repescagem italiana após terminar a Série B numa modesta sexta colocação, atrás de Sassuolo, Hellas Verona e Varese. O Pescara, que além de Junior, já abrigou Dunga, chegou próximo ao fundo do poço em 2009, época em que sofria de problemas financeiros, mas conseguiu se reerguer de forma admirável.

Maxi Lopez apresentado no Sampdoria (Foto: EFE)Ex-gremista Maxi López é a cara nova no retorno à elite do Sampdoria (Foto: EFE)

Espanha

O centenário La Coruña, que ganhou fama no Brasil na década de 90, quando Bebeto, Mauro Silva, Rivaldo e Djalminha jogavam na equipe, é outro time tradicional de volta à elite de seu país. Campeão nacional em 1999/2000, o clube espanhol passou apenas uma temporada no calvário.

Após amargar o 18º lugar em 2010/11, o La Coruña fechou a última edição da Série B espanhola na primeira colocação, garantindo o acesso ao lado de Celta de Vigo e Valladolid - este último precisou de repescagem para voltar à elite. Do outro lado da moeda, caíram Villarreal, Sporting Gijon e Racing Santander.


Comemoração do Deportivo La Coruña (Foto: EFE)Retorno à elite foi muito festejado pelos torcedores
nas ruas de La Coruña (Foto: EFE)

Contando atualmente com o zagueiro brasileiro Evaldo dos Santos (ex-Atlético-PR) no elenco, o La Coruña tem um currículo admirável na sua história recentemente, mesmo com o rebaixamento. Além do título nacional sob a batuta de Djalminha e Mauro Silva, o clube conquistou duas taças da Copa do Rei (1995 e 2002) e, na edição de 2003/2004 da Liga dos Campeões, só parou nas semifinais, ao ser batido pelo então campeão Porto.
Inglaterra

Na Inglaterra, outro velho conhecido dos brasileiros volta a dar às caras na elite. Não que tenha alguma tradição em receber jogadores do país, mas o West Ham ganhou as manchetes dos jornais no Brasil ao contratar os argentinos Tevez e Mascherano, na época em que ambos faziam sucesso com a camisa do Corinthians. O Southamptom é outra equipe de relativa tradição de volta à Premier League, assim como o Reading - este segundo de menor expressão. Wolverhampton, Blackburn e Bolton foram os rebaixados.

Tricampeão da FA Cup (1964, 1975 e 1980), o West Ham passou apenas uma temporada na divisão de acesso à elite inglesa, mas o caminho de volta não foi fácil. Os Hammers precisaram disputar a repescagem, com o título do Reading, e a festa do retorno só foi celebrada após o time londrino passar por Cardiff (vitórias por 2x0 fora e 3x0 em casa) e Blackpool (venceu por 2x1 em Wembley diante de 78.523 torcedores) nos playoffs.

Tevez pelo West Ham (Foto: AFP)Tevez defendeu o West Ham entre 2006 e 2007 e tornou o clube mais famoso no Brasil (Foto: AFP)

França

O privilégio de ter times tradicionais novamente na elite não se limita exclusivamente aos países listados acima. Na França, por exemplo, o Reims, uma espécie de Torino de lá, é a grande novidade da elite local. Campeão nacional em seis oportunidades (todas elas em meados do século passado), o clube, que teve a falência decretada em 1991, é o sexto maior vencedor no país.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2012/08/tradicionais-times-europeus-voltam-figurar-na-elite-apos-festa-pelo-acesso.html

Nenhum comentário: