quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Top 5: Ronda Rousey lista judocas e se derrete por Flávio Canto: 'Amo!'



Campeã do Strikeforce e musa do MMA, ex-medalhista olímpica do judô lembra conversas com brasileiro e suspira: 'Eu ficava toda boba, é meu heró

Por Adriano Albuquerque Direto de San Jose, EUA

Ronda Rousey, lutadora de MMA do Strikeforce (Foto: Adriano Albuquerque/SporTV.com)Ronda Rousey é fã de Flavio Canto
(Foto: Adriano Albuquerque/SporTV.com)

Atual campeã dos pesos-galos femininos do Strikeforce e musa do MMA internacional, Ronda Rousey começou sua carreira no judô. A loura foi a primeira mulher americana a conquistar uma medalha olímpica na modalidade, um bronze em Pequim 2008, e teve algumas batalhas com a brasileira Mayra Aguiar no Mundial de 2007 e nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, no mesmo ano. Ela é também uma das mentoras de Kayla Harrison, algoz da gaúcha e campeã na categoria meio-pesado em Londres 2012.

O SPORTV.COM convidou Rousey para classificar seus cinco judocas favoritos e foi surpreendido quando a lutadora colocou o brasileiro Flávio Canto na primeira posição de sua lista. A campeã garantiu que a escolha não era para "puxar o saco" da reportagem e confessou uma antiga admiração pelo atual apresentador do "Sensei SporTV" e do "Corujão do Esporte".

- Eu conversei algumas vezes com ele quando era mais jovem. Ele é da geração mais velha, então eu sempre ficava boba, pensando "Oh meu Deus, ele é meu herói!" (risos). Eu também ouvi sobre seus projetos sociais com as crianças das favelas.

A campeã vê seu sucesso no MMA como uma forma de divulgar o judô pelo mundo e espera que ajude a trazer mais popularidade para o esporte no seu país.

- É um esporte muito obscuro nos EUA. O UFC é a base do MMA, e se algo não está grande nele, as pessoas não veem muito. Mesmo se os judocas vão bem no MMA, você vê poucos sendo reconhecidos por isso. Hector Lombard, por exemplo, você nunca ouve que ele vem de um background de judô, além de vários outros que não lembro de cabeça. Mas acho que se surgirem mais judocas de sucesso no MMA, veremos o judô se tornar mais popular - afirmou a lutadora, que defende seu cinturão neste sábado, em San Diego, contra Sarah Kaufman.
Confira os cinco judocas favoritos de Ronda Rousey em todos os tempos:


Flávio Canto judô top 5 Ronda Rousey (Foto: AFP)Flávio Canto (Foto: AFP)

1º: Flávio Canto (peso-meio-médio brasileiro, medalha de bronze em Atenas 2004)

Amo o Flávio Canto! Ele é o meu favorito, porque ele é um cara do chão. Ele é incrível. Eu fui para o Brasil uma vez para um torneio e me lesionei num acidente esquisito com minha mala. Não pude competir, mas fiquei para assistir à sua clínica. Eu o vi dar uma clínica de judô em quatro línguas diferentes! Ele dizia uma coisa em português, depois traduzia para o espanhol, francês e inglês. Foi a coisa mais íncrivel do mundo, superlegal.


Keiji Suzuki judô top 5 Ronda Rousey (Foto: Getty Images)Keiji Suzuki (Foto: Getty Images)
2º: Keiji Suzuki (peso-pesado japonês, medalha de ouro em Atenas 2004)

Seu ashi waza (técnica de pé) era incrível. Sua velocidade com os pés era incrível, quase mágica. Seu timing era perfeito, e sempre tive muito respeito por ele.
 

Yordanis Arencibia judô medalha top 5 (Foto: Getty Images)Yordanis Arencibia (Foto: Getty Images)

3º: Yordanis Arencibia (peso-meio-leve cubano, medalha de prata no Mundial de 2007 e medalha de bronze em Atenas 2004 e Pequim 2008)

Sempre gostei do seu sode (Sode-tsuri-komi-goshi, técnica de arremesso usando a manga do adversário para puxá-lo e o quadril como alavanca). Sei que os brasileiros não gostam muito dele, estava lá quando (João) Derly e Arencibia se enfrentaram no Mundial de 2007, mas mesmo ele sendo tão pequeno, eu tinha medo dele, nem falava com ele, tem cara de durão. Sempre fui fã.


Vitaliy Makarov judô medalha top 5 (Foto: Getty Images)Vitaliy Makarov (Foto: Getty Images)

4º: Vitaliy Makarov (peso-leve russo medalha de ouro no Mundial de 2001 e medalha de prata em Atenas 2004)

Sempre o achei muito empolgante, e sua vitória contra Yusuke Kanamaru na final do Mundial de 2001 foi uma das minhas lutas favoritas de todos os tempos.


Dmitri Nossov judô medalha top 5 (Foto: Getty Images)Dmitri Nossov (Foto: Getty Images)

5º: Dmitri Nossov (peso-meio-médio russo medalha de bronze em Atenas 2004)

Porque lembro de ver uma luta dele nas Olimpíadas de Atenas em que ele deslocou o ombro, recolocou no lugar e continuou lutando, teve um grande corte e ficou cheio de sangue no rosto quando conquistou o bronze. Aquilo talvez tenha sido o que me mostrou que eu estava pronta para o MMA, porque aquele momento, em que ele estava tão intenso no meio daquelas lesões de verdade, não sei, foi muito maneiro. Ele é o cara, tenho muito respeito por ele. Lembro de vê-lo no dia seguinte cheio de curativos e de tipoia, andando pela Vila Olímpica com sua medalha.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/combate/noticia/2012/08/top-5-ronda-rousey-lista-judocas-e-se-derrete-por-flavio-canto-amo-ele.html

Nenhum comentário: