sábado, 11 de agosto de 2012

Alemã em pele de americana, Hooker aponta sua mão pesada para o Brasil


Nascida em Frankfurt, atacante é a principal arma da seleção dos Estados Unidos para impedir o bi olímpico verde-amarelo na final deste sábado

Por Rodrigo Alves Direto de Londres

Com status de astro do basquete na Universidade de St. Mary, o americano Ricky Hooker não chegou a brilhar na carreira profissional. Foi até escolhido para jogar na NBA pelo San Antonio Spurs no início dos anos 80 e acabou cruzando o Atlântico para tentar a vida na Europa. Em 1987, teve uma filha em Frankfurt, mas logo levou a menina de volta aos Estados Unidos. Vinte e quatro anos depois, a decisão respinga no Brasil. Se Ricky tivesse seguido a vida na Alemanha, a nossa seleção feminina de vôlei teria uma missão bem mais tranquila neste sábado, às 14h30m, na final dos Jogos Olímpicos de Londres. Do outro lado da quadra não estaria Destinee Hooker, alemã naturalizada americana e considerada por muitos a melhor jogadora em atividade no planeta.

vôlei Destinee Hooker EUA coreia do sul londres 2012 (Foto: Agência Getty Images)Só dá ela: Hooker é a maior pontuadora da seleção americana em Londres (Foto: Agência Getty Images)

Se a oposta não estivesse lá, aliás, provavelmente os Estados Unidos também não estariam. Maior pontuadora do seu país, ela tem média de 21 nas sete partidas disputadas até agora na Inglaterra. Contra o Brasil, na primeira fase, 23 pontos e uma vitória com autoridade. Agora, na final, fome de vingar as companheiras que estavam em Pequim 2008 e foram derrubadas pela equipe verde-amarela. O SporTV transmite a partida ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real.

A Hooker está sobrando. Em todos os momentos difíceis dos Estados Unidos, a bola vai para ela. É uma jogadora que tem atuado muito à vontade. Nos momentos decisivos, a nossa atenção tem que ser nela"
José Roberto Guimarães, técnico da seleção

Zé Roberto de olho nela
Enquanto as americanas perseguem seu primeiro ouro olímpico, o técnico brasileiro José Roberto Guimarães vai em busca do seu terceiro. Mas sabe que é preciso tentar alguma estratégia mirabolante para ao menos frear a principal jogadora do outro lado da rede.

- A Larson está bem, a Logan dá um volume de jogo enorme ao time, mas a Hooker está sobrando. Em todos os momentos difíceis dos Estados Unidos, a bola vai para ela. É uma jogadora que tem atuado muito à vontade. Nos momentos decisivos, a nossa atenção tem que ser nela - avisa Zé Roberto, que pode se tornar o único brasileiro tricampeão olímpico, apesar de oficialmente não receber as medalhas como técnico.

Detalhes nas mãos da jogadora de vôlei Destinee Hooker do EUA (Foto: Agência Reuters)Marca registrada: os esparadrapos nos dedos sempre trazem uma mensagem (Foto: Agência Reuters)

Mesmo nunca tendo disputado as Olimpíadas, Hooker sabe o sabor de derrubar um treinador de ponta no Brasil. Na última Superliga, defendendo Osasco, atropelou na final o Rio de Janeiro de Bernardinho, que também está na final em Londres, à frente da seleção masculina, contra a Rússia. Agora a alemã-americana tenta fazer o mesmo com Zé Roberto. Em Londres, ela é a segunda maior pontuadora do torneio, atrás apenas da coreana Kim. Soma 147 pontos e tem o melhor aproveitamento de ataque da competição.

O bloqueio sul-coreano não foi páreo para a oposto Hooker (Foto: REUTERS/Ivan Alvarado)A americana prefere dar o crédito às companheiras
de equipe (Foto: REUTERS/Ivan Alvarado)

Com tantos olhos voltados para ela, a oposta prefere desviar o foco, tirar o peso das costas e ficar leve para subir e soltar o braço. Repassa o mérito para a levantadora Lindsey Berg e acredita que o time precisa se manter no trilho para vencer o Brasil.

- Eu devo muito ao meu time e principalmente à Lindsey, que é uma grande levantadora. É muito bom ter um elenco assim. Precisamos ficar concentradas umas nas outras em vez de olhar para os pequenos problemas. Temos o que é necessário para vencer a final, e espero que a gente consiga chegar ao topo - afirmou Hooker, que recentemente atacou de modelo posando sem roupa para fotos e é conhecida por sempre escrever uma mensagem nos esparadrapos que usa nos dedos das mãos.

Fora da quadra, a americana não costuma levar desaforo para casa. Já se envolveu em algumas confusões que lhe custaram trocas de clube. Dentro das quatro linhas, sem mistério: é ela que ataca. Sem piedade. Azar do Brasil que o tal Ricky Hooker não caiu da amores pela Alemanha.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2012/08/alema-em-pele-de-americana-hooker-aponta-sua-mao-pesada-para-o-brasil.html

Nenhum comentário: