sábado, 11 de agosto de 2012

Esquiva encara revanche por sonho do ouro olímpico: 'Vai ser histórico'


Primeiro pugilista brasileiro em um final, capixaba quer vingar derrota nas semifinais do Mundial: 'O Esquiva de hoje atropela aquele Esquiva de 2011'

Por Gabriele Lomba Direto de Londres

Esquiva Falcão não consegue esquecer aquele dia em que Ryota Murata o fez parar pelo caminho. Derrotado nas semifinais, ficou com o bronze do Campeonato Mundial, em Baku, um resultado até então inédito para o país. Não o suficiente para ele, porém. Ali, decidiu que não iria às Olimpíadas só para dizer que foi. Queria uma final olímpica. Era apenas um capítulo de uma saga obstinada do menino que dava socos em bananeira, que teve o destino traçado ainda no batizado. Um menino que aprendeu a lutar com o pai, lenda dos ringues, contra todas as dificuldades. E que, desiludido, chegou a enveredar ao tráfico de drogas. Neste sábado, às 17h45m (de Brasília), Esquiva vai enfrentar o japonês Ryota pelo ouro em Londres.

- É uma revanche. Vai ser histórico. Era a luta que eu desejava. Ele me tirou a chance de ir à final no Mundial.

boxe Esquiva Falcao Anthony Ogogo londres 2012 (Foto: Agência Reuters)Esquiva entrará no ringue em busca do ouro olímpico (Foto: Agência Reuters)

Naquela luta do Mundial, Esquiva perdeu por 22 a 12. O japonês, na luta seguinte, foi derrotado pelo ucraniano Evhen Khytrov.

- Ele me bateu muito. Hoje estou preparado, 100% confiante de que posso fazer uma bela luta e até ganhar. O Esquiva de hoje atropela aquele outro Esquiva. O Esquiva de 2011 estava focado para buscar a vaga, o de hoje está focado para buscar o ouro.

Esquiva assiste a vídeos do adversário todos os dias. Três, quatro por dia. Ryoto é um pouco mais alto, mais forte e prefere deixar o melhor para o fim das lutas.

- Ele é muito forte. Um pouco mais alto, mas se abaixa muito. Vou jogar a força dele contra ele mesmo - diz Esquiva.

Técnico da seleção brasileira, João Soares acredita que será uma luta fácil.

- O japonês é duro, mas não vai dar para ele. Esquiva vai abrir uma vantagem grande, e ele não vai conseguir tirar a diferença - aposta.

Na periferia de Vitória, no Espírito Santo, Esquiva terá toda a família Falcão na torcida. Seu Adegard Câmara Florentino, mais conhecido pelo apelido "Touro Moreno", recebeu um convite e deve estar na arquibancada neste sábado. Lendário lutador de boxe, vale-tudo e telecatch, ele criou 11 dos 18 filhos. Aos 75 anos, ainda luta, para aumentar a renda da família.

Antes de os filhos irem a Londres, Touro disse que tinha duas cartas na manga. As cartas viraram medalhas. Yamaguchi foi bronze na meio-pesado. Só resta saber a cor da última delas.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2012/08/esquiva-encara-revanche-por-sonho-do-ouro-olimpico-vai-ser-historico.html
 

Nenhum comentário: