domingo, 3 de junho de 2012

América-MG derrota Criciúma e se isola na liderança da Série B

Coelho põe fim à invencibilidade do Tigre, mantém 100% de aproveitamento e abre três pontos de vantagem no topo da classificação

A CRÔNICA
por Rodrigo Fuscaldi

Num dos confrontos mais aguardados da quarta rodada da Série B, o América-MG levou a melhor sobre o Criciúma, neste sábado, no estádio Independência, em Belo Horizonte, ganhando por 3 a 0. Encerrou com a invencibilidade do adversário e manteve os 100% de aproveitamento na competição, além de se isolar na liderança, com 12 pontos, três à frente do próprio Tigre e do América-RN, que tem um jogo a menos.

De cabeça, Bruno Meneghel e o estreante Agenor deixaram o América-MG com boa vantagem no primeiro tempo. Na etapa final, Leandro Ferreira ampliou com um golaço de fora da área, diante de um público de 5.191, que gerou uma renda de R$ 120.060.

américa-mg x criciúma (Foto: Rodrigo Fuscaldi / Globoesporte.com)América-MG, de Fábio Júnior, atropela o Criciúma (Foto: Rodrigo Fuscaldi / Globoesporte.com)

Na próxima rodada, o América-MG encara o São Caetano, nesta terça-feira, às 21h (de Brasília), no Anacleto Campanela, em São Caetano do Sul. O Criciúma, por sua vez, voltará a campo apenas no sábado, às 16h20m, no Heriberto Hulse, diante do Goiás

Pelo alto
A primeira chance do América-MG surgiu logo aos três minutos. Após uma cobrança de falta de Gilberto, pela direita, Fábio Júnior dominou, girou sobre o marcador e bateu para o gol. A bola entraria, mas Leandro Ferreira, em posição duvidosa, completou a jogada. O auxiliar, porém, assinalou o impedimento.

Embora o América-MG apresentasse muito mais força ofensiva e posse de bola, o Criciúma não estava morto. Aos oito minutos, Neneca recebeu um recuo, mas, na hora de mandar para longe, tocou nos pés de Lucca, que, da entrada da área, buscou o ângulo direito do goleiro americano. A bola passou muito perto da trave.
Mas o Coelho era mais forte, e o gol não demorou a sair. Aos 12 minutos, após cobrança de falta de Rodriguinho, Gabriel cabeceou forte, e o goleiro Douglas fez uma defesa impressionante. Porém, no rebote, Bruno Meneghel, de cabeça, estufou as redes catarinenses.

O América-MG mais tranquilo e armado em campo, chegava sempre com perigo. No entanto, o Criciúma, aos poucos, também passou a incomodar, principalmente com Lucca e Zé Carlos. 

Neneca, em vários momentos, teve que aparecer para evitar o empate do Tigre.
O Criciúma mostrava que a campanha 100% não era à toa. O time, com qualidade, buscava o empate a todo momento. Na segunda metade do primeiro tempo, os catarinenses chegaram a dominar as ações. O Coelho só voltava a apertar em lances de bola parada.
E, aos 46 minutos, o Coelho chegou ao segundo gol. Gilberto aproveitou a sobra e, pela direita, fez cruzamento perfeito, na cabeça de Agenor, que fazia sua estreia com a camisa preta e verde. O goleiro Douglas ainda tocou na bola, mas não evitou mais um do América-MG: 2 a 0.
Supremacia mineira

O Criciúma voltou para o segundo tempo com uma alteração. Saiu Gilmar, e entrou Giovanni Augusto. Assim, Lucca foi adiantado para o ataque. Inicialmente, a substituição gerou resultado, já que o Tigre partiu para cima do América-MG, que tentava o gol apenas em jogadas de contra-ataque.
Porém, quando o Coelho chegava, sempre levava perigo. Gilberto, cada vez mais entrosado com os companheiros, dava o toque de classe, em tabelas com Rodriguinho e Fábio Júnior. Quem destoava era Boiadeiro, que não acertou nenhum cruzamento.

A partir dos 15 minutos, a partida ficou aberta. Como o Criciúma se mandou para cima do Coelho, sobravam espaços. Gilberto chegou a driblar Douglas, mas deu tempo ao goleiro, que se recuperou e fez a defesa. O Criciúma, no contragolpe, com Giovanni Augusto, acertou a trave direita de Neneca.
Mas, aos 22 minutos, o Coelho chegou ao terceiro gol. Leandro Ferreira, sem marcação, arriscou de fora da área e matou o goleiro Douglas. Assim como já havia feito diante do CRB, na rodada passada, o volante do América-MG marcou um golaço: 3 a 0.

Giovanni Augusto, mais uma vez, acertou a trave de Neneca. Aos 32 minutos, o jogador cobrou falta com perfeição e, caprichosamente, explodiu na trave direita do Coelho, que nem esboçou a defesa.
Até o fim do jogo, o Coelho tocou a bola, esperando o tempo passar. O Criciúma, visivelmente desgastado fisicamente, ainda tentou, mas não conseguiu chegar com perigo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/brasileiro-serie-b-2012/02-06-2012/america-mg-criciuma.html

Nenhum comentário: