domingo, 3 de junho de 2012

Federer perde set para fã, mas vira e passa às quartas de final em Paris

uíço espera por Berdych ou Del Potro na próxima fase em Roland Garros

Por GLOBOESPO9 comentários

Alguns anos atrás, David Goffin tinha pôsteres de Roger Federer nas paredes do quarto. Neste domingo, o belga, hoje com 21 anos, teve de encarar o ídolo nas oitavas de final de Roland Garros. Número 109 do mundo, Goffin deu trabalho e venceu o primeiro set, mas não teve consistência para derrotar o suíço. Por 5/7, 7/5, 6/2 e 6/4, Federer triunfou e avançou às quartas de final.

Roger Federer tênis Roland Garros oitavas David Goffin (Foto: Reuters)Federer dá os parabéns a Goffin pela bela atuação na partida deste domingo (Foto: Reuters)
 
Atual terceiro colocado no ranking mundial, o suíço enfrentará na próxima fase o vencedor do jogo entre o tcheco Tomas Berdych (7 do mundo) e o argentino Juan Martín del Potro (9). Goffin, que perdeu no qualifying e só entrou na chave principal como lucky loser (tenista que conta com uma desistência de última hora), dará um salto de mais de 40 posições no ranking e ficará provavelmente entre os 70 primeiros na próxima lista divulgada pela ATP.

O jogo começou surpreendentemente equilibrado. Goffin deixou fora da quadra seu lado fã e iniciou a disputa jogando de igual para igual com seu ídolo, trocando bolas do fundo de quadra e sem medo de atacar. O jovem de 21 anos esperou as suas chances, que vieram no 12º game. Federer cometeu um par de erros e deu dois set points ao belga. O suíço se salvou de ambos, mas voltou a falhar e concedeu um terceiro set point. Desta vez, Goffin não esperou. Atacou com uma direita indefensável na paralela e fechou o set em 7/5.

O azarão continuou atacando com precisão e confirmando o serviço sem sustos. Federer errava mais, mas também continuava bem no saque. Só no 11º game é que Goffin cometeu as falhas que se esperavam dele desde o começo. Cometeu dois erros não forçados, além de uma dupla falta, e cedeu a quebra. Federer fechou o set e empatou o set, mas não sem drama. Depois de desperdiçar dos set points, o número 3 do mundo precisou encaixar um belo serviço para escapar de um break point. Dois pontos depois, finalmente aproveitou.

A carruagem de Goffin não demoraria muito para tornar-se uma abóbora. No terceiro set, o belga já não mantinha o alto nível de antes, enquanto Federer jogava seu tênis habitual. Em apenas 29 minutos, o favorito fez 6/2, e o quarto set não foi muito diferente. O suíço abriu 2/0 e não olhou mais para trás. Pouco depois, o número 3 do mundo avançou para as quartas de final.

 FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/06/federer-perde-set-para-fa-mas-vira-e-passa-quartas-de-final-em-paris.html

Nenhum comentário: