sábado, 3 de dezembro de 2011

Volta da Pampulha confirma sucesso e bate recorde com 13 mil corredores

Prova será transmitida ao vivo pelo GLOBOESPORTE.COM neste domingo e público verá os principais atletas da elite brasileira. Conheça alguns deles

Por Luisa Prochnik Belo Horizonte
 
corrida de rua Pampulha (Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)Lagoa da Pampulha ao entardecer
(Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)
 
O que faz uma prova de corrida ser considerada um sucesso? Bela paisagem, percurso interessante, pioneirismo, tradição e visibilidade? A Volta Internacional da Pampulha reúne todos esses elementos e 13 mil pessoas concordam que ela é, de fato, especial. Esse é o número de corredores que vai participar da competição deste domingo. Recorde na história da prova. Quer mais? Você poderá acompanhá-la ao vivo e na íntegra, no GLOBOESPORTE.COM, a partir das 07h55m (de Brasília) e ver também os melhores momentos da prova no Esporte Espetacular, que começa às 9h30m deste domingo.

A Volta da Pampulha tem 17,8km de percurso, quase todo ele plano, uma raridade nas ruas de Belo Horizonte, Minas Gerais. A prova é o evento de abertura do Verão Espetacular 2011/12 e vive entre os famosos dois extremos da estação mais quente do ano que, oficialmente, no calendário, só começa no fim deste mês: calor intenso e chuva forte. E, você, como prefere correr?

- A gente corre com tudo: sol e chuva. Clima fresco sempre é melhor para baixar marca. Chuva muito forte atrapalha, molha o tênis e deixa a gente mais pesada – disse Edielza Alves Guimarães, melhor brasileira na prova em 2010, com o segundo lugar.
- Eu rezaria para chover. Chuva e frio. Calor é muito desgastante – afirmou Gilmar Lopes, corredor da equipe Pé de Vento.

corrida de rua Pampulha corredores (Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)Atletas da elite brasileira: em busca da vitória contra os africanos (Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)
 
Edielza e Gilmar são dois representantes da elite brasileira. Eles e outros profissionais vão tentar quebrar uma marca incômoda. Desde 2006, uma brasileira não vence na Volta da Pampulha e, no masculino, a última vitória do país veio em 2007. Mas isso não vai ser fácil.

- Os brasileiros estão cada vez melhores. Mas a verdade é que os quenianos hoje estão chegando ainda mais fortes, o que torna a vitória mais difícil – disse Henrique Viana, técnico de Gilmar.

Ele ainda é jovem, apenas 22 anos e, segundo seu técnico, está sendo preparado para Olimpíadas 2016. Mas a verdade é que Gilmar terá uma ajudinha extra nas ruas da orla da Pampulha e seu nome é Gilberto, irmão gêmeo.

- Quando estão os dois na prova, um estimula o outro a correr mais – contou Gilberto.

Técnicos e seus pupilos
corrida de rua Pampulha Técnico (Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)Henrique fotografa treino de seus atletas
(Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)
 
O técnico Henrique Viana está com 16 atletas na competição. Ele conta que faltando tão pouco tempo para a prova, menos de um dia, a parte física do atleta já tem que estar pronta. O treinador tem com função assessorar e motivar o corredor:

- Passar os detalhes de tática de corrida, motivação, parte de coaching mesmo, saber qual o ritmo que o atleta deve seguir e o que ele vai fazer na prova. Orientar descanso e, também, alimentação, partes fundamentais para a prova – relatou Henrique.

Gilmário Mendes também acompanhou a atleta Marily dos Santos no treino na orla da Pampulha. Atencioso, o técnico conversou com a atleta e trocou informações. Marily já está há cinco anos sem participar da prova e, agora, quer testar como vai se sair, já que está mais preparada:

- Estava menos experiente antes. Agora vou tentar resultados melhores – disse a alagoana, que terminou a última prova na Pampulha em terceiro lugar.

corrida de rua Pampulha corredores (Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)Trote antes da prova: elite brasileira na orla da Lagoa da Pampulha (Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)
 
Experiência de Marily dividirá espaço com a juventude de Tatiele Roberta. A atleta que teve seu primeiro resultado expressivo nas ruas na Corrida 10k, no Rio, em 13/11, quando terminou em segundo lugar, estará na Pampulha. Com 22 anos, Tatiele gosta de correr no asfalto, mas é cria da pista e nela quer permanecer por muito tempo. Ela e seu técnico defendem que este é o melhor caminho para ter sucesso na corrida.

corrida Tatiele Roberta de Carvalho (Foto: Marcelo Ferrelli / CBAT)Tatiele: gosta das ruas, mas é corredora de pista
(Foto: Marcelo Ferrelli / CBAT)
 
- Pista dá ritmo ao atleta, postura, técnica. A base do corredor tem que ser na pista – afirmou Aguinaldo Alexandre, técnico de Tatiele, que também acompanha sua atleta na Pampulha.

Aguinaldo orientou Tatiele a repetir seu treino. Se ela fizer isso, certamente completará bem a prova. No dia da Corrida 10k, ele a motivou dizendo que ela tinha condições de ir bem, mas a briga passada a passada com a queniana, realmente, foi uma grata surpresa. O segredo de Tatiele?

- Apelidei ela de freezer. Quem fica nervoso no dia da prova sou eu e não ela. Tatiele é extremamente fria. E realmente não é interessante brigar com as adversárias e, sim, tentar baixar seu próprio tempo - revela Aguinaldo.

Juventude com determinação, experiência com tranquilidade, frio, sol, chuva e calor, o que vai prevalecer na Volta da Pampulha 2011? Acesse nosso site, acompanhe a prova ao vivo e comente o que achou!

Retirada dos kits
A entrega dos kits de participação será encerrada neste sábado (3), das 9 às 17 horas, no Hipermercado Carrefour - Pampulha, localizado na Avenida Presidente Carlos Luz, 4055. A organização alerta que não haverá repasse de kit de participação no dia do evento.

Mapa Pampulha (Foto: Globoesporte.com)Confira o mapa da prova com os pontos turísticos ao longo do percurso (Foto: Globoesporte.com)
 
FONTE:

Nenhum comentário: