sábado, 3 de dezembro de 2011

Ferrer vira jogo de 4h43m sobre Del Potro e deixa Davis perto da Espanha

TÊNIS INTERNACIONAL 2011 - COPA DAVIS

Donos da casa abrem 2 a 0 no primeiro dia de disputas e só precisam de uma vitória em três jogos para conquistarem a Copa Davis mais uma vez

Por GLOBOESPORTE.COM Sevilha, Espanha
 
Consistência, coração e preparo físico para suportar 4h43m correndo de um lado para o outro atrás dos tiros de direita de Juan Martín del Potro. David Ferrer teve tudo isso e brilhou mais uma vez para a Espanha na Copa Davis. De virada, o número 5 do mundo fez 6/2, 6/7(2), 3/6, 6/4 e 6/3 e deixou seu país pertinho de vencer a competição internacional mais uma vez.

David Ferrer Espanha Copa Davis Tênis Final (Foto: Reuters)David Ferrer festeja a sofrida vitória que deixa a Espanha a uma vitória do título da Davis (Foto: Reuters)
Com a vitória de Nadal, que abriu o confronto derrotando Juan Mónaco em três fáceis sets, a Espanha agora tem 2 a 0 na série melhor de cinco e só precisa de um ponto para selar o triunfo. A decisão pode ser já neste sábado, no jogo de duplas. Fernando Verdasco e Feliciano López defendem o time da casa, enquanto David Nalbandian e Eduardo Schwank entram em quadra pelo time sul-americano. No domingo, se necessário, serão jogadas as duplas invertidas. Primeiro, Nadal encara Del Potro. Depois, Ferrer enfrenta Mónaco ou Nalbandian.

A vitória desta sexta-feira manteve Ferrer invicto defendendo a Espanha em casa. Até hoje, o número 5 do mundo acumula 12 vitórias em 12 jogos.

Logo nos primeiros games, ficou claro que Del Potro tentaria impor sua potente direita, enquanto Ferrer atacaria a esquerda do argentino. As pancadas do argentino, no entanto, não fizeram o estrago desejado. O espanhol conseguiu forçar o rival a usar mais sua esquerda e, logo no quarto game, o tenista da casa conseguiu a primeira quebra para fazer 3/1. Del Potro ameaçou no sétimo game, quando conseguiu dois break points, mas Ferrer foi perfeito quando precisou. O espanhol seguiu vencendo os pontos importantes e, com mais uma quebra no oitavo game, fez 6/2.


A maré mudou no começo do segundo set. No terceiro game, Ferrer fez seus primeiros pontos ruins, e Del Potro aproveitou para enfim conseguir uma quebra. O argentino abriu 3/1, mas só manteve a ponta até o oitavo game. Delpo ainda salvou dois break points, mas errou duas direitas fáceis em sequência e cedeu o empate: 4/4. Ferrer cedeu novo break point no 11º game, mas se salvou com defesas espetaculares até que o adversário jogou uma bola na rede.

A decisão foi para o tie-break, e o saque de Delpo fez a diferença. O argentino fez um ace e forçou um erro de Ferrer, enquanto o espanhol cometeu uma dupla falta quando sacava em 2/5. Del Potro aproveitou o primeiro set point e fechou a parcial, empatando o jogo em 1 set a 1.

O tenista da casa abriu o terceiro set com uma quebra de vantagem, mas Del Potro, aos poucos, conseguia impor mais sua direita. Ferrer salvou break points no segundo e no quarto games, mas lhe faltou sorte no sexto. Uma bola de Del Potro tocou na fita e caiu do lado do espanhol para selar a quebra e o empate em 3/3. O argentino manteve o bom momento e, com duas direitas espetaculares, quebrou Ferrer de novo no oitavo game. Delpo abriu o nono com uma dupla falta, mas dominou o resto do game e venceu a parcial por 6/3.

Juan Martín del Potro tênis Argentina Copa Davis final (Foto: AFP)A Argentina de Del Potro (à dir.) e do capitão Tito Vázquez precisa vencer os três jogos restantes (Foto: AFP)
O quarto set foi tenso, com mais erros, e cheio de emoção. Ferrer quebrou primeiro, no quarto game, graças a uma dupla falta do adversário. O espanhol, no entanto, cedeu a igualdade no game seguinte, ao cometer dois erros não forçados. No oitavo game, outro ponto dramático, com break point para o espanhol. Del Potro bateu uma direita fortíssima, e Ferrer, fazendo golpe de vista, não rebateu. A bola, entretanto, tocou na linha e salvou o argentino. No décimo game, não houve jeito. O argentino, já visivelmente cansado, errou três direitas e cedeu dois set points. Delpo salvou o primeiro com um ace, mas cometeu uma dupla falta e perdeu a parcial.

No quinto set, o físico pesou. Del Potro não conseguia mais se impor do fundo de quadra como antes, enquanto Ferrer continuava correndo em todas as bolas e dando boas curtinhas. Logo no quarto game, o espanhol encaixou uma devolução vencedora seguida de uma direita indefensável e quebrou o saque do oponente para abrir 3/1.
Ferrer deslanchou e abriu 5/1. Del Potro, por sua vez, lutou até o fim e conseguiu devolver uma quebra no sexto game, quando o espanhol sacava para o jogo. Já era, porém, tarde para uma reação. Na segunda chance que teve para fechar , Ferrer não perdoou, selou a vitória e viu a torcida espanhola explodir em comemoração.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/12/ferrer-vira-jogo-de-4h43m-sobre-del-potro-e-deixa-davis-perto-da-espanha.html

Nenhum comentário: