sexta-feira, 1 de julho de 2011

Com geração dourada e futebol à la Barça, Argentina tenta dar fim a jejum

Sob a batuta do craque Lionel Messi, hermanos buscam em casa o título da Copa América que não conquistam há 18 anos. Estreia é contra a Bolívia

Por Marcos Felipe Direto de Buenos Aires

messi mascherano milito argentina treino (Foto: reprodução Facebook)Do Barcelona, a Argentina já conta com Lionel
Messi e Mascherano (Foto: reprodução Facebook)

Primeira seleção a iniciar os treinamentos para Copa América há mais de duas semanas, a anfitriã Argentina entra na competição sedenta pelo título que não vem desde 1993. Para acabar com esse incômodo jejum de 18 anos, o técnico Sergio Batista conta com um plantel de estrelas, cuja mais brilhante é a de Lionel Messi, o apoio da apaixonada torcida e um grupo renovado também de olho em 2014. E a caminhada dos hermanos começa nesta sexta-feira, às 21h45 (de Brasília), contra a Bolívia, em La Plata, na abertura do torneio.

Clique e confira a tabela completa da Copa América 2011



Dos 23 convocados, apenas o veteraníssimo Javier Zanetti, prestes a fazer 38 anos, não teria, a princípio, idade suficiente para disputar o Mundial de 2014, no Brasil. Depois dele, o atleta mais velho é o atacante Diego Milito, que estará com 33 na próxima Copa.
Outra prova da renovação provocada por “Checho”, apelido do treinador da seleção albiceleste, é a presença de 11 jogadores comandados por ele que conquistaram a medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim-2008. O seu antecessor, Diego Maradona, por exemplo, levou apenas cinco para a Copa de 2010.

Jogadores de Pequim-2008 Jogadores da África do Sul-2010
Romero - 24 anos
Zabaleta - 26 anos
Garay - 24 anos
Pareja - 27 anos
Mascherano - 27 anos
Banega - 23 anos
Gago - 25 anos
Messi - 24 anos
Agüero - 23 anos
Lavezzi - 26 anos
Di María - 23 anos
Romero
Andújar
Burdisso
Mascherano
Pastore
Messi
Di María
Higuaín
Agüero
Diego Milito
Tevez
 Por falar no Mundial de 2010, Batista deixou 12 que disputaram a competição na África do Sul fora da atual lista, repetindo basicamente apenas os atacantes chamados por “El Pibe” na época (a única mudança foi a troca do aposentado Palermo pelo “napolitano” Lavezzi).
– Batista está cumprindo com sua palavra e o processo de renovação está em marcha – afirmou Hernan Claus, repórter do diário “Olé”.

Estilo Barcelona
Além de apostar numa geração dourada, outra ideia de Batista é montar uma equipe nos moldes do Barcelona, claro, tendo Messi como grande referência. E, de fato, o esquema é similar: três homens no meio de campo no formato de um triângulo (Mascherano, Cambiasso e Banega fazendo o que desempenham Busquets, Xavi e Iniesta na equipe espanhola) e outro trio na frente postado de forma semelhante ao time de Guardiola (Messi repetindo sua função, Lavezzi como Villa e Tevez emulando Pedro).
– Ele está tentando reproduzir o Barcelona realmente, apesar de não falar abertamente sobre isso – afirmou Aquiles Furlone, jornalista do diário espanhol “El Mundo Deportivo”, que está em Buenos Aires, praticamente, para fazer a cobertura do desempenho de Messi na competição.
O craque, por sinal, sabe da sua responsabilidade e da cobrança pela repetição do desempenho que tem no Barça, na Albiceleste.
– Espero fazer o mesmo aqui do que faço no Barcelona. É a oportunidade perfeita para demonstrar ao país que posso fazer o mesmo. Vou dar a resposta em campo – afirmou o camisa 10.

Bolívia de olho em Messi
Treino Seleção Bolívia (Foto: Divulgação)Bolívia se prepara para a Copa América. Ataque é
conhecido dos brasileiros (Foto: Divulgação)

A Bolívia, rival da estreia e cujo técnico é o argentino Gustavo Quinteros, reconhece que será difícil segurar o ímpeto da “Pulga”.
– Ele desequilibra. Não tem jeito. Mas estamos estudando a melhor forma de para-lo – confidenciou o atacante Edivaldo, brasileiro que, há poucos meses, se naturalizou boliviano para participar da Copa América.
Ex-jogador do Atlético-PR, Edivaldo deverá formar a dupla de ataque com outro conhecido: o atacante Marcelo Moreno, ex-Cruzeiro.
Apesar de pouco badalados, os bolivianos, por sinal, entram no confronto com moral. Afinal, no último duelo com a Argentina, em 2009, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, sapecaram 6 a 1 nos hermanos em La Paz.
– Eles virão sedentos por vingança. Mas estamos preparados – salientou Edivaldo.
argentina x bolívia
Romero, Zanetti, Gabi Milito, Burdisso e Rojo; Mascherano, Cambiasso e Banega; Lavezzi, Messi e Tevez. Arías, Alvarez, Raldes, Rivero e Gutiérrez; Robles, Vaca, Flores e Campos; Marcelo Moreno e Edivaldo.
Técnico: Sergio Batista. Técnico: Gustavo Quinteros.
Estádio: Ciudad de La Plata. Data: 01/07/2011. Árbitro: Roberto Silvera (Uruguai). Assistentes: Miguel Nievas (Uruguai) e Luis Alvarado (Equador).
Transmissão: o GLOBOESPORTE.COM e o SporTV transmitem a partida ao vivo às 21h45 (de Brasília).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-america/noticia/2011/07/com-geracao-dourada-e-futebol-la-barca-argentina-tenta-dar-fim-jejum.html

Nenhum comentário: