sexta-feira, 1 de julho de 2011

Nadal vira sobre Murray e vai jogar sua quinta final seguida em Londres

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Atual número 1 do mundo já soma 20 vitórias consecutivas em Wimbledon


Por SporTV.com Londres


Por 54 minutos - duração do primeiro set -, parecia que Andy Murray finalmente derrubaria Rafael Nadal em Wimbledon. Derrotado pelo espanhol em 2008 e 2010, o escocês fez um início de jogo perfeito. Só não conseguiu manter o nível diante de um adversário impecável e consistente. O atual número 1 do mundo virou o jogo e, por 5/7, 6/2, 6/2 e 6/4, avançou à final em Wimbledon.
Rafael Nadal tênis Wimbledon semifinais (Foto: EFE)Rafael Nadal manteve o foco e o alto nível do começo ao fim da partida (Foto: EFE)

O triunfo desta sexta-feira foi o 20º seguido de Nadal no Grand Slam britânico. O espanhol, campeão em 2008 e 2010, disputará sua quinta final consecutiva em Wimbledon. Nadal também foi vice em 2006 e 2007 e não disputou o evento em 2009 porque estava lesionado. Sua última derrota foi há quase quatro anos, quando tombou diante de Roger Federer na final de 2007.
O adversário desta vez será Novak Djokovic, que avançou ao derrotar Jo-Wilfried Tsonga, número 19 do mundo. O triunfo sobre o francês também garantiu ao sérvio o posto de futuro número 1 do mundo. Atual vice-líder do ranking, Nole ultrapassará Nadal na próxima segunda-feira, quando a ATP divulgar seu ranking atualizado com os pontos de Wimbledon.

Murray sai na frente
O primeiro set foi equilibradíssimo, com os dois tenistas jogando em alto nível e confirmando seus serviços. O primeiro break point veio no saque de Nadal, já no 12º game. O espanhol cometeu um par de erros não forçados com sua direita e se viu sacando em 0/40. O número 1 escapou do primeiro break point com um bom serviço, que Murray devolveu na rede, mas jogou um slice na rede na segunda chance de quebra. O ponto decidiu o set a favor do tenista da casa, causando grande comemoração na Quadra Central de Wimbledon: 7/5.
A primeira chance de Nadal no jogo apareceu no quinto game do segundo set, em que Murray cometeu dois erros não forçados de direita e uma dupla falta. Sacando contra um break point, o escocês jogou um belo ponto, mas errou um smash fácil e perdeu o game. O tênis do número 4 caiu drasticamente de nível e, com mais dois erros não forçados, Murray cedeu nova quebra no sétimo game. Sem cometer nenhum erro não forçado na parcial, o espanhol aproveitou e fez 6/2.

Forehand deixa escocês na mão
O terceiro set também começou ruim para o tenista da casa. Com três erros de direita, Murray perdeu o saque no primeiro game. Nadal, jogando na dianteira, fez outra parcial quase perfeita e não cedeu um break point sequer. No sétimo game, o britânico sem complicou novamente, e o espanhol encaixou uma passada na cruzada para chegar a mais uma quebra. No oitavo game, o número 1 mais uma vez foi impecável e fez 6/2.
Andy Murray tênis Wimbledon semifinais (Foto: Getty Images)Andy Murray viu seu tênis cair de nível drasticamente depois do primeiro set  (Foto: Getty Images)

O saque e a direita (forehand) que funcionaram tão bem no primeiro set abandonaram Murray de vez no terceiro set. Com três erros de direita e uma dupla falta, o escocês mais uma vez perdeu o saque no primeiro game. Nadal, por sua vez, continuava jogando em altíssimo nível. O tenista da casa ainda conseguiu ameaçar no quarto game, com dois break points, mas o espanhol se salvou de ambos. Primeiro, com um voleio vencedor; depois, com uma esquerda agressiva que Murray alcançou, mas só conseguiu devolver na rede.
A torcida britânica passou um susto no nono game, quando Murray fez uma dupla falta e cedeu um match point. O escocês se salvou com um ace e confirmou o serviço. Nadal, entretanto, não voltaria a errar. Com uma esquerda indefensável - sua 37ª bola vencedora no jogo - o número 1 fechou o set em 6/4 e garantiu a vaga na decisão.

saiba mais

Nenhum comentário: