sexta-feira, 1 de julho de 2011

Djokovic bate Tsonga, vai à final em Wimbledon e garante o número 1

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Sérvio assumirá oficialmente a ponta do ranking na segunda, quando a ATP anunciar o ranking mundial atualizado. Decisão será contra Nadal ou Murray


Por SporTV.com Londres

Há pouco menos de um mês, Roger Federer esteve no caminho e, em Roland Garros, impediu que Novak Djokovic assumisse a liderança do ranking mundial.

 Nesta sexta-feira, era Jo-Wilfried Tsonga entre Nole e o número 1 do mundo, e o sérvio, enfim, conseguiu. Por 7/6(4), 6/2, 6/7(9) e 6/3, Djokovic se garantiu na final do Torneio de Wimbledon e, ao mesmo tempo, marcou a data para sua chegada ao posto de número 1 do ranking mundial.
tênis novak djokovic wimbledon semifinal (Foto: agência Getty Images)A partir de segunda-feira, Novak Djokovic só verá adversários atrás de seu nome no ranking (Getty Images)

Na próxima segunda-feira, 4 de julho, a ATP atualizará sua lista e pela primeira vez colocará o sérvio no topo. Ele finalmente ultrapassará Rafael Nadal, líder de forma ininterrupta desde 1º de junho do ano passado. O espanhol, mesmo que defenda seu título em Wimbledon, ficará como número 2, à frente de Roger Federer e Andy Murray, que continuarão como 3 e 4, respectivamente.

A chegada ao topo coroa uma temporada espetacular de Djokovic. Além de somar o vice no US Open título da Copa Davis no ano passado, Nole venceu, em 2011, o Australian Open, os ATP 250 de Belgrado, o ATP 500 de Dubai e os Masters 1.000 de Indian Wells, Miami, Madri e Roma. Do fim do ano passado até junho, Djokovic venceu 43 jogos seguidos.

Tsonga assusta no começo
Um game ruim de Djokovic logo no comecinho do jogo deixou o sérvio correndo atrás do francês por boa parte do primeiro set. O número 2 jogava bem na devolução, mas sempre via Tsonga fazer belas jogadas quando tinha chances de quebra. O francês salvou um break point no segundo game, outros dois no oitavo e mais três no décimo.
No entanto, sacando em 5/4 e "iguais", Tsonga arriscou no segundo saque e cometeu uma dupla falta com um serviço que ultrapassou os 200 km/h. No ponto seguinte, o francês jogou uma direita para fora e cedeu a quebra. Djokovic, que já vinha jogando melhor, não deixou a parcial escapar. No tie-break, o sérvio foi consistente do começo ao fim, enquanto o adversário cometeu quatro erros não forçados. Com um voleio na rede do francês, Nole fez 7/6(4) e fechou o set.

O jogo mudou totalmente na medida em que Tsonga deixou de conseguir jogadas espetaculares e era constantemente ameaçado por Djokovic. O sérvio abriu o segundo set com uma quebra e deslanchou. Sem ceder uma quebra de saque, Nole liderou confortavelmente e, por 6/2, fez 2 sets a 0. O terceiro parecia ser uma formalidade quando Djokovic obteve uma quebra no começo (terceiro game) e disparou na dianteira.Tsonga, porém, ainda deu um último susto, devolvendo a quebra no oitavo game e, em seguida, fazendo 5/4.
o-Wilfried Tsonga tênis Wimbledon semifinais  (Foto: AFP)Jo-Wilfried Tsonga voa para alcançar uma bola no terceiro set  (Foto: AFP)
Tsonga salva dois match points


Djokovic conseguiu mais uma quebra no 11º game e, em seguida, teve o serviço para fechar o jogo e chegar ao topo. Tsonga, mais uma vez, fez um game incrível, devolveu a quebra e forçou o tie-break. O jogo ganhou em emoção, e o sérvio voltou a tomar a dianteira, quebrando o francês e sacando para o jogo em 6/5. O número 19 do mundo, entretanto, tinha a confiança de quem virou um jogo incrível contra Roger Federer.
Com uma linda direita, Tsonga devolveu a quebra e forçou outro tie-break. Desta vez, o game de desempate foi equilibrado e chegou aos momentos decisivos empatado. Djokovic teve dois match points, mas Tsonga escapou - primeiro com saque-e-voleio, depois com um ace. O francês também teve dois set points evitados por Djokovic. Nole foi o primeiro a ceder um mini-break, com uma direita para fora. Tsonga, então, teve um set point com seu saque pela primeira vez e não vacilou. Um ótimo serviço fez Djokovic errar a devolução e selou o set: 7/6(9).

A reação foi abafada no começo do quarto set. O número 2 se aproveitou de um game ruim de Tsonga, quebrou no segundo game e logo abriu 3/0. Diferentemente da parcial anterior, Djokovic manteve o ritmo até o fim. No oitavo game, sacando em 5/3, Nole enfim fechou o jogo. Após cumprimentar o rival, ajoelhou-se, beijou a grama, e festejou o topo do ranking.

Nenhum comentário: