sábado, 14 de maio de 2011

Na prancheta com Joel: 'Estamos vivendo uma mentira no Brasil'

Técnico comemora 30 anos de carreira confiante em voltar a trabalhar e, lembrando as últimas duas Copas, questiona fama de 'melhores do mundo'

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

"Nem melhor, nem pior. Apenas diferente”. A alma carioca não deixou Joel Santana escapar do samba e foi do lema do Salgueiro, escola do Rio de Janeiro, que surgiu a inspiração para definir seus 30 anos como técnico, comemorados em 2011. Três décadas de irreverência, frases de efeito e oito títulos estaduais fluminenses, como ele não cansa de lembrar, além de um nacional e internacional com o Vasco.
Dentro de campo, encontros do zagueiro de Vasco e Olaria com Pelé e Zico ajudaram a escrever a história do autoproclamado Rei do Rio. Fora das quatro linhas, uma personalidade cativante, que vai do sorriso fácil das brincadeiras às broncas com os jogadores. Daí, o apelido de Papai.
Para relembrar as décadas no comando da “prancheta nervosa” - que será comercializada em breve -, o GLOBOESPORTE.COM conversou com o técnico, atualmente sem clube. Entre mistérios sobre a saída do Botafogo, lembranças de encontros com ídolos e receitas de macarrão, Joel Santana revelou os ingredientes que montaram o homem que soma 62 anos e muitas histórias para contar.  E questionou o que chama de "mentira" no futebol brasileiro, lembrando o fracasso nas duas últimas Copas do Mundo.
Nós estamos vivendo uma mentira. Nas últimas Copas do Mundo, qual foi a posição do Brasil? Diz que tem os maiores jogadores do mundo e não chega? "
Joel Santana

Em 30 anos como técnico, o que mudou do profissional que começou nas categorias de base do Vasco até agora?
Ganhei mais experiência. A vida ensinou muito, apanhei demais. Viajei por esse mundo afora, estava na Guerra do Golfo. Hoje também estou mais tranquilo, estabilizado. Agora sei que minha vida é um perigo. Tenho que ter muito cuidado para falar as coisas. Às vezes, comento uma coisa que não quis dizer, não quis usar aquela expressão. Tenho poucos amigos. Não gosto de sair e ver que as pessoas estão prestando muita atenção nos meus hábitos. Tudo o que eu tenho só agradeço. Não sou um cara rico, mas tenho a vida definida. Aprendi a guardar o que ganho para dar aos meus filhos coisas que não tive. Isso é o mais importante para mim.

Confira uma galeria de imagens com caras e bocas de Joel

Você tem arrependimentos?
Futebol é muito imediatista. Claro que a gente erra e acerta. Antigamente, eu era mais estourado. Aprendi a não ser assim, a ter mais paciência. Tem que saber lidar com as derrotas. Assumi o Corinthians, fiz muitos amigos, mas fiquei só quatro meses. Entrei errado. Fui no Internacional, e foi igual. Até hoje os presidentes dos dois clubes são meus amigos. No outro ano, o time foi campeão do mundo. Mas jamais vou reclamar. Isso me deu aprendizado. Então, se eu for no Botafogo, tenho amigos. Se for no Flamengo, Vasco e Fluminense, nem se fala. Todo dia almoço ou janto com alguém de algum clube. Todos gostam de mim.

Tem alguma coisa que te incomodou ou ainda incomoda no futebol?
Quer ver uma coisa que machuca? Dizer assim: “Mexeu e não deu certo”. Não deu certo porque o cara não jogou bem, pô. Foi ele que jogou mal. Quando ele jogar bem vai dar certo. Ser tachado de coisas que não fiz também me incomoda. Dizer que me viram num lugar que nunca vão me ver. Nas peladas, sempre vou com amigos que dirigem porque toda pelada de homem tem bebida. Imagina ficar de 18h a 0h e não tomar nada? Eu não gosto de cerveja, gosto de vinho. Mas aí o cara te para na Lei Seca. Aí é capa de jornal, né? Não vou dar oportunidade a isso. Então, eu não saio. Quando saio, vou de táxi. Nada a reclamar, o sistema é assim. Tem que seguir com ele.
Joel Santana durante entrevista no Globoesporte.com (Foto: Pedro Veríssimo / Globoesporte.com)Joel conta histórias de sua prancheta
(Foto: Pedro Veríssimo / Globoesporte.com)

Qual é o principal defeito em um jogador de futebol?
Trato jogador como se fosse da minha família. Ele sabe que eu dependo muito mais dele do que ele de mim. Agora quer ser meu amigo? Não mente para mim. Não sei conviver com a mentira. Fez errado, a gente dá um jeito. Por isso fiquei machucado com o Somália (relatou um falso sequestro-relâmpago em janeiro para justificar falta em treino). Pedi para não fazer mais aquilo. Quem fala a verdade não merece castigo
.
Você lembra quando e como começou a ser chamado de Papai Joel?
Acho que começou no Flamengo. Não sei qual foi a coisa que eu fiz, que deu esse impacto. Acho que foi com Obina ou Fabio Luciano. Falou: “Ah, papai gostou? Então vamos fazer o que ele está querendo”. Teve uma festa de um amigo outro dia, que eu ouvi tocar “Uh, uh, Papai Joel”. E eu disse: “Essa é minha” (risos).

Todo mundo conhece o seu currículo de vitórias. E as derrotas? Quais te marcaram mais?
A derrota machuca, te deixa uma ferida. As perguntas são sempre as mesmas: “E aquele jogo que o Pet bateu?” e “E o Cabañas?”. Um jogo que me deixou machucado foi África do Sul x Brasil. Consegui encarar o Brasil até o final. Tomei um gol de falta. Outro foi contra a Espanha. Perdi na prorrogação. Meu goleiro chamava gol, era pequenininho (risos). Outra vez foi quando fiquei invicto na Libertadores de 2001, como ninguém ficou. Perdi o único que não era para perder. Sabe por quê? Não era para pegar o Boca Juniors ali. Tinha que pegar só na final. Tem coisas na vida que ninguém explica. Machuquei o Romário num jogo no Chile. Falei para sair, ele não quis porque queria ser artilheiro. Teve uma contratura na panturrilha. Não jogou contra o Boca e contra o Flamengo. Eu era o melhor do ranking. Em uma semana, perdi a Libertadores, perdi tudo.
Não vou ficar mais um mês desempregado.  O mercado vai esquentar, e o Papai Joel vai voltar. Ele já voltou, o espírito dele. Só falta pousar em algum lugar.
Joel Santana

O que aconteceu na eliminação do Flamengo para o América-MEX na Libertadores de 2008?
Foi o jogo em que mais me aborreci. Tudo na vida tem um porquê e uma história. Eu não poderia ter dirigido aquele jogo. Quando souberam que eu ia embora, não tinha clima. Os três chutes, não tinha como explicar. A preleção, entrada de campo, aquele momento ali, só não enfartei porque meu coração é forte. Eu ainda disse: “Vamos pensar no jogo”. Mas ninguém acreditava. E futebol, quando não se acredita, é que mora o perigo. Íamos jogar dez vezes, ganhar nove e perder um. O dia de perder era aquele. Era um time ruim com aquele gordinho, que sabe fazer gol. E deu no que deu. Outra coisa, quem não jogou naquele jogo? Fabio Luciano. Ele estava numa situação de que não iria treinar só por precaução. Chegou na hora do jogo, não entrou. Entrou um tal de Leonardo, que errou tudo o que podia errar. Mas acontece.

Qual título foi mais emocionante para você?
Todos. Futebol não tem receita de bolo. Cada um tem seu sabor. Um é de chocolate, outro é de coco, maracujá, baunilha. Você escolhe o sabor que quer. O que fica é o trabalho que foi feito com jogadores, comissão técnica e torcida. Todos são muito difíceis. Ninguém imagina o quanto. Só depois que passa você percebe.

Os momentos que passou como jogador moldaram sua trajetória como técnico. Qual foi o atacante mais difícil de marcar para o zagueiro Joel?
O Pelé era o mais chato. Tínhamos que bater muito nele. E ele era mau. Batia também. Pelé não era esse santo todo que falam, não. Se tivesse no dia dele, sai para lá. Sempre me diziam: “Não irrita o cara”. Eu, garoto, empolgado, falava que não queria nem saber. Eu batia nele, ele me batia.

E o Zico? Lembra-se de alguma história com ele?
Peguei o Zico num jogo amistoso, em Niterói. Magrinho, loirinho. Ele me driblava de tudo quanto era jeito. Eu falava: “Gente, tira esse garoto de perto de mim”. Aí, em qualquer momento, eu dei uma porrada nele e saí de campo. Entrou o Gaúcho no meu lugar. E ele era parecido comigo. Depois, quiseram dar porrada no Gaúcho, achando que era eu. E eu já estava na barca há muito tempo (risos).
Joel Santana durante entrevista no Globoesporte.com (Foto: Pedro Veríssimo / Globoesporte.com)Joel lembra momentos como jogador
(Foto: Pedro Veríssimo / Globoesporte.com)

Você acha que ainda há espaço para o futebol-arte nos dias de hoje?
Nós estamos vivendo uma mentira. Se eu falar isso, vão me matar de porrada. Mas, vem cá, nas últimas Copas do Mundo, qual foi a posição do Brasil? Perdeu nas quartas. Diz que tem os maiores jogadores do mundo e não chega? O time que mais marca é o melhor do mundo, que é o Barcelona. A gente acha que o futebol só joga com a bola. A realidade não é essa. Parreira usa muito isso, diz que a eficiência do futebol é atacar e defender em hegemonia. Mas também você luta de acordo com o que tem. Se não tenho time, vou jogar com 4-3-2-1 contra o Santos? Eu estou ferrado. Vão bater com a gente até cansar. Neymar vai vir de lá, vai me driblar até no banco. Vou cair no chão, não quero nem ver (risos). É aquela história que um amigo meu conta. Era um jogo contra o Flamengo, com falta naquele lugar que o Zico gostava, ele era o primeiro homem na barreira. O goleiro mandou ele virar e ele não virou, só respondeu: “Acha que só você quer ver o gol? Eu também quero”. Craque é craque.

Acha que jogador tem força para derrubar um técnico?
Os jogadores podem não se esforçar do jeito que deveriam. Não é um, nem dois, é o grupo. Futebol é o grupo. Não existe a palavra eu, existe nós. Às vezes faz com prazer, às vezes não faz. Quando o cara vem com maçã e você gosta de pêra, você não gosta.

Na sua saída do Botafogo, houve um clima de desentendimento com o Loco Abreu. Como vocês se relacionam agora?
Minha relação com ele é normal e natural, como duas pessoas inteligentes. Num país democrático como o nosso, ele pode concordar ou discordar do que ele quiser. Agora você discorda do seu chefe? Se discordar, ele vai te dar um castigo. Aí que não pode ter mais isso. Na vida é assim: fala quem pode, obedece quem tem juízo. Ele falou o que ele achou que deveria falar, eu respondi da maneira que tinha que responder. O Loco já é esclarecido. Acabou, morreu. Claro que voltaria a trabalhar com ele. Só não divido o mesmo quarto porque ele é muito grande (risos).

Vai escrever o prefácio do livro do Loco, como ele pediu?
Quem sabe?
joel santana loco abreu botafogo treino (Foto: Alexandre Cassiano / O Globo)Joel garante que voltaria a trabalhar com Loco Abreu (Foto: Alexandre Cassiano / O Globo)

Depois da sua saída do Botafogo, muita coisa foi dita. Você escuta as críticas?
O silêncio é a maior arma dos vencedores. Eu sou campeão. Tenho outras coisas para me preocupar. Se a cada coisa que as pessoas falarem de mim eu tiver que responder, vou ficar batendo boca com o mundo. Não sou um Brad Pitt da vida, mas sou um camarada visado. No bom sentido. As pessoas querem que eu fale alguma coisa. Mas não dá mais. A vida responde por mim. Não tenho que responder ao Caio Júnior. Se ele vai jogar ofensivo ou não, é problema dele. Não meu. Nem ao Loco Abreu . Ele é jogador, eu sou treinador. Se ele acha que está certo, é particular dele. Eu faço o que a vida me ensinou. E eu tenho emprego em qualquer lugar. Não vou ficar mais um mês desempregado. Vocês sabem disso. Por quê? O mercado vai esquentar, e o Papai Joel vai voltar. Ele já voltou, o espírito dele. Só falta pousar em algum lugar.

As críticas da torcida tiveram realmente papel fundamental na sua demissão do Botafogo?
Lido há trinta anos com torcida, não vou saber lidar agora? Torcida é igual. Você ganha, aplaude. Perdeu, vaia. Às vezes você é vaiado. Não foi a torcida, não. Foram coisas que envolvem o futebol que só o tempo vai dizer. As coisas não estavam acontecendo da maneira que eu queria. A equipe, o grupo, não estava tão obediente como estava. Tinha o problema do Somália, o Caio falando demais. Estavam falando muito. O maior inimigo agora é essa coisa de Twitter. O cara escreve o que quer e se acha com direito de responder. Jogador é funcionário do clube. Foi o que eu falei para o diretor. O treinador é o treinador e o presidente manda no clube. O resto segue uma linha de conduta.
Pelé não era esse santo todo que falam.  Sempre me diziam: 'Não irrita o cara'. Eu garoto, todo empolgado, não queria nem saber. Eu batia nele, ele me batia."
Joel Santana

Concorda com a fama de retranqueiro que ganhou no Botafogo?
Fiz 76 jogos no Botafogo. Com certeza, em uns 60 terminei com ataque com Caio, Herrera, Loco Abreu e Edno, no ano passado. Quando o time estava inteiro, era quase imbatível. Aí me chamam de retranqueiro. Quer que eu coloque mais quem? Tia Sofia? Como eu ia jogar com o Flamengo e o Fluminense de igual para igual? Vou jogar aberto? Tem que parar com esse negócio. Todo mundo joga no 4-4-2. Vai me incomodar onde só ganhei? O que me incomoda é as pessoas darem opinião sem refletir. Se eu tiro um time de 6 a 0 e sou campeão de dois turnos, sou retranqueiro? Mas aí fica meia dúzia de otários vendendo mentiras. Fala: “Vou jogar para frente, vou fazer isso”. Está jogando do mesmo jeito. Jogar para frente não é ter melhor jogador, é ter estratégia de jogo.

Está acompanhando o Botafogo desde que deixou o clube?
Assisto a todos os jogos. Botafogo perdeu o Carioca, Copa do Brasil. É o que a gente está vendo. Cada um faz seu tipo de trabalho. Eu não falo nada, jogo da maneira que me deu oito títulos, coisa que ninguém conquistou. A história está aí. Agora, encontrar defeito é muito fácil, virtude é difícil. Principalmente num treinador de futebol num estado como esse, que é poderoso.

Lembra quando começou a usar a prancheta?
Comecei a sentir que na beira do campo, às vezes, você fica envolvido na emoção e não consegue guardar tudo que você queria falar para os seus jogadores. Porque você tem um tempo mínimo ali. Às vezes tem jogador que tem dor de barriga, tem que colocar gelo, quer fazer xixi... Não comecei a usar para fazer onda, não. É que ali eu fazia uns desenhos muito feios. Uma seta minha tem um valor danado. Médico escreve tudo errado para a pessoa não imitar a letra dele. Comigo é a mesma coisa. Uma seta aqui, assim, assado, representa muita coisa. E isso foi crescendo até que chegou a um ponto que quiseram acabar com a minha prancheta, matar ela. Disseram que eu era um técnico ultrapassado, que agora era laptop, o bonitinho. Mas aí viram que a prancheta tem o seu valor. Agora ela está na crista da onda.

Já perdeu a prancheta alguma vez?
Eu perdi uma vez e fiquei louco, mas alguém guardou para mim. Poxa, ali estava a arma do crime todo. Tudo escrito por tópico. Aquilo é segredo de estado.

Quando saiu do Botafogo, mostrou uma foto sua com o Nilton Santos que estava na prancheta. Ela continua lá?
Continua. A prancheta continua da mesma forma que eu deixei na bolsa quando saí do Botafogo. Mas está sapateando, nervosa para trabalhar. Outro dia ela me cobrou: “Como é que é, cara? Vou continuar aqui até quando? Estou doida para sentir aquele clima”. Eu respondi: “Calma, filhinha” (risos).
Joel Santana durante entrevista no Globoesporte.com (Foto: Pedro Veríssimo / Globoesporte.com)Joel sorri ao contar suas receitas de macarrão
(Foto: Pedro Veríssimo / Globoesporte.com)

Como é a sua rotina quando não está trabalhando?
Gosto de uma praia. Não para ficar no sol, que eu não posso, mas para ler meu jornal. Adoro domingo. Cinema, eu amo. Vejo “Chacal”, “007”, até desenhos como “Avatar” e “Harry Potter”. Quando tenho tempo e cabeça, leio um livro. Gosto de andar de bermuda, camiseta e chinelo de dedo. Às vezes você está trabalhando e quer ter folga. Às vezes passo dez, quinze dias sem trabalhar e já dá vontade de voltar. O meu relógio ainda está na hora em que eu acordava quando trabalhava no Botafogo, 6h30m. No princípio eu levantava e percebia: “Ih, rapaz, não tem treino hoje, não. Acabou”.

Já está pensando em aposentadoria?
Já estou sentindo o tempo. Essa última passagem no Japão e na África do Sul foi muito dolorosa. O frio me incomoda muito. Cama me incomoda hoje. Estou fazendo hidroginástica para não entrar na faca, porque eu tenho medo. Estou com uma inflamação entre a cabeça do fêmur e a bacia. Dá uma dor danada. Estou pagando pelo que fiz quando era jogador. Tenho que fazer força, perder peso. É o mais difícil. Eu gosto de dobradinha, feijoada, rabada. Engordei comendo macarrão. Tenho cinco nomes para pratos de macarrão. À moda do chef, do Leblon, Copacabana cheguei, Ipanema não volto mais e Barra está muito bonito. Os nomes são diferentes, mas é tudo macarrão com salsicha (gargalhadas).

E propostas para assumir outro clube?
Nunca deixei porta fechada, sempre encostada. Foi a terceira vez no Botafogo e vou voltar. No Fluminense, vou voltar. No Flamengo, vou voltar. No Vasco, vou voltar também. Como vou voltar para São Paulo. Para fora, não sei. Agora me convidaram para assumir a seleção da Arábia e eu não quis ir. Recebo propostas para fora todo dia. Pode ser que amanhã chegue uma que faça eu me coçar. Aí vou pensar.

Há duas semanas, houve uma polêmica sobre uma declaração sua quanto ao Bahia, em que você teria chamado o time de “sardinha”. O que aconteceu?
Tem que pegar a entrevista e entender. Pode pegar. Foi em duas partes. Perguntaram se alguém tinha me contactado do Bahia, eu disse que não, que adorava o Bahia. Acabou. Aí, perguntaram: “O que você está fazendo agora?”. Eu respondi: “Pescando” e dei sequência. Bahia é a minha segunda casa. Morei lá no mesmo lugar nas quatro vezes. A moça que era chefe da limpeza parecia uma mãe para mim. É a mesma coisa que falar de uma pessoa que você ama. Se eu tiver condições, estou pensando nisso muito seriamente, quero comprar uma casa na Bahia para tirar férias. Não está descartado comandar Bahia ou Vitória.
Joel Santana na partida do Botafogo x África do Sul 20/03/2010 (Foto: Ag. O Globo)Joel comandou a seleção da África do Sul antes da
Copa do Mundo (Foto: Ag. O Globo)

Você acompanhou a preparação para a última Copa do Mundo, mas não pôde comandar a seleção da África do Sul durante a competição. Isso te deixou magoado?
É difícil você armar, conseguir neutralizar os caras, receber um documento da federação de agradecimento e meses depois o cara te mandar embora porque mudou a política. Eu tinha seis datas Fifa. Se perdi dois jogos na prorrogação, o que falta ao time? Só experiência. Mas não deu.

E a Copa no Brasil, você consegue comparar com a preparação na África do Sul?
Estou achando que as coisas ainda estão tomando forma. Tem muita coisa para ser feita. Vi muita coisa lá na África que não ficou pronta. Se pode acontecer aqui? Não sei. Acho que não. Eu, sinceramente, se for chamado para ajudar em alguma coisa, vou. Eu quero que meu país seja um exemplo.

Você ainda sonha em treinar a Seleção Brasileira?
Se falar que eu não sonho mais é mentira. Mas acho que meu tempo passou. Se me pedirem para ser olheiro em algum lugar, eu vou. Ajudar, você ajuda de qualquer maneira. Quero ver a Seleção ser campeã. Quando era para eu ter sido técnico, não fui. Nos anos 90, quando eu estava ganhando tudo nos quatro clubes do Rio. Então passou.

Você está escrevendo um livro. O que vai contar nele?
Tem muitas coisas de bastidores. Vou colocar o lado positivo e negativo. A verdade não se pode negar. Se aconteceu, aconteceu. Vai ter histórias de jogadores também. Agora, quem vai escrever o prefácio? Não sei, tem tanta gente. São tantas emoções (risos). Mas vai ser bom.
* Participaram da entrevista os jornalistas Gustavo Poli, Janir Júnior, Marcelo Baltar, Mariana Kneipp e Thiago Fernandes.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/05/na-prancheta-com-joel-estamos-vivendo-uma-mentira-no-brasil.html

Nenhum comentário: