domingo, 21 de maio de 2017

Real tenta título que não vem desde 2012, e Barça busca nova remontada pelo tri



FUTEBOL ESPANHOL


Campeonato Espanhol se especializa em decisões na última rodada, algo raro em grandes ligas. Título foi definido na derradeira partida 35 vezes, e o vice superou o líder na tabela em apenas cinco delas


Por GloboEsporte.com, 
Barcelona e Málaga, Espanha



  Entre as principais ligas europeias, apenas uma será decidida na última rodada: a espanhola. O que já virou hábito, aliás. Pela terceira vez em quatro anos, Barcelona e Real Madrid (e eventualmente o Atlético) fecham o campeonato nacional com a briga pelo título indefinida. A vantagem, de três pontos, é merengue. O time de Zinedine Zidane precisa de apenas um empate fora de casa contra o Málaga para levar o título que não vem desde 2012. Já o Barça só leva o tricampeonato se conseguir uma nova remontada. Além de torcer pela derrota do rival, tem que fazer a sua parte e vencer o Eibar no Camp Nou. O GloboEsporte.com acompanha os duelos decisivos em Tempo Real às 15h (de Brasília).

Barcelona tenta pegar o Real de Cristiano Ronaldo para buscar o tricampeonato espanhol (Foto: AFP)
Barcelona tenta pegar o Real de Cristiano Ronaldo 
para buscar o tricampeonato espanhol (Foto: AFP) 


  Só que chegar à última rodada com pelo menos dois times na disputa pelo título não é algo muito comum em grandes torneios de pontos corridos. Na Itália, a Juventus, campeã antecipada neste domingo, teve agora a vantagem mais apertada em quatro anos – após levar a taça sempre com folga. Em todas as ocasiões a Velha Senhora faturou o título sem precisar levar para a última rodada. O mesmo aconteceu no pentacampeonato do Bayern, que na disputa mais acirrada, em 2015/16, assegurou a salva de prata com “apenas”, uma rodada de antecedência.

Na Inglaterra, diferentemente de Itália e Alemanha, o título tem sido distribuído de forma mais democrática nos últimos anos. Mesmo assim, não é fácil ver a Premier League chegar à última rodada com a briga pelo título indefinida. O Chelsea levou neste ano com duas rodadas de antecedência, assim como o Leicester na temporada passada. Em 2014/15, mais desequilíbrio, e os Blues levaram a taça com três jogos de antecipação. Só em 2013/14 que o Manchester City superou o Liverpool na derradeira rodada.


A briga na Espanha
  1. Real Madrid - 90 pontos
  2. Barcelona - 87 pontos

Até no Brasil o fenômeno se repete. Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro (duas vezes), Fluminense... Todos os últimos campeões nacionais levaram a taça de forma antecipada. O último que deixou para decidir na última rodada foi o Timão em 2011. Na França, o Monaco interrompeu a sequência do PSG, mas também de forma antecipada, da mesma forma que o Benfica levou o tetra em Portugal sem precisar deixar para o fim. 

Atuação histórica de Messi contra o Real Madrid no Bernabéu recolocou o Barcelona na briga (Foto: Reuters)
Atuação histórica de Messi contra o Real 
Madrid no Bernabéu recolocou o 
Barcelona na briga (Foto: Reuters) 

Cinco remontadas em 35 decisões na última rodada


Na Espanha, por mais que julguem ser um torneio desequilibrado, a tradição é decidir na última rodada. Segundo levantamento do jornal “Marca”, isso já aconteceu 35 vezes no passado. A última delas no ano passado, quando o Barcelona chegou na decisão com um ponto de vantagem sobre o Real Madrid e confirmou o título ao bater o Granada. Dois anos antes, a disputa chegou a última partida do campeonato, e o Atlético, que tinha vantagem na briga, levou o caneco.

E, diante desse cenário, a torcida do Real pode ficar ainda mais tranquila. Em geral, o time que chega até aqui em vantagem na tabela costuma levar o título (foi assim em 30 das 35 vezes que o campeonato foi decidido na rodada final). A última vez que houve uma remontada foi em 1993/94, quando o Barcelona superou o La Coruña apenas na última partida. Só que os catalães repetiram a dose nas duas temporadas anteriores, deixando o Real para trás na derradeira rodada em ambas as ocasiões. 

Luis Enrique faz a sua última partida à frente do Barcelona no Camp Nou (Foto: Reprodução Twitter)
Luis Enrique faz a sua última partida à frente do 
Barcelona no Camp Nou (Foto: Reprodução Twitter) 


  Diante desse cenário, o técnico do Barcelona, Luis Enrique, manteve o tom de esperança em entrevista coletiva na Ciutat Esportiva Joan Gamper. Ao mesmo tempo, mostrou-se nostálgico por estar se despedindo do Barça. Esta é a penúltima partida dele à frente do clube, uma vez que a última será a final da Copa do Rei contra o Alavés, no dia 27 de maio. E ele fez questão de dizer que seguirá na torcida pela equipe após sua saída ao fim desta temporada.

- Estou preparado para um jogo chave. O que nós podemos fazer é ganhar a partida. Será uma noite especial por ser meu último jogo no Espanhol como treinador do Barça. Quando aceitei, já sabia que seria um tempo curto. A história do Barça está cheia de momentos desse tipo. As pessoas vão passando. Estou muito orgulhoso de ter sido parte dessa história. Sou um privilegiado. Na próxima temporada estarei no Camp Nou em muitos jogos como sócio. Não vou embora, não é um adeus, é um até logo - disse "Lucho". 

Zinedine Zidane pode levar o Real Madrid ao primeiro título espanhol desde 2012 (Foto: EFE)
Zinedine Zidane pode levar o Real Madrid ao 
rimeiro título espanhol desde 2012 (Foto: EFE)



  Do lado de Madri, o tom é de cautela. Depois de quatro anos sem título do Campeonato Espanhol, o Real sabe que só precisa fazer a sua parte, mas, para o técnico Zinédine Zidane, o momento é de pensar em mais uma vitória e atuar de acordo com o "DNA" do próprio time desde que assumiu o comando, na última temporada.

- Não ganhamos ainda, nos falta uma partida e vamos tentar fazer o máximo para ganhar a partida de amanhã (domingo). Me concentro somente no que vai acontecer amanhã. Não vamos mudar nada, a ideia é sair para cima, dar 100% e ganhar como sempre porque vencer está no DNA desta equipe. Logo veremos o que vai acontecer. Em nossa cabeça, é conseguir vencer - disse o treinador em coletiva neste sábado. 

 O Real Madrid tem 90 pontos, o Barcelona, 87. Só que o time de Luis Enrique leva vantagem no critério de desempate, confronto direto, e está na briga. Basta vencer e ligar o secador.


FONTE:

Nenhum comentário: