quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Tinta e sangue: a "batalha de Santiago" para jogadores e a torcida do Botafogo



BOTAFOGO


Capítulo final da guerra contra o Colo-Colo termina feliz para o Alvinegro em meio a vários problemas extracampo. Torcedor ferido brada: "Estádio deveria ser interditado"



Por
Santiago, Chile



Tinta no vestiário, gramado seco no aquecimento, briga entre torcedores, ônibus apedrejado... A partida com o Colo-Colo, do Chile, pintada como "guerra" pelos treinadores envolvidos, de fato se transformou em uma durante a heroica classificação do Botafogo para o último mata-mata da Pré-Libertadores, após empate por 1 a 1 no Estádio Monumental na quarta-feira. Ou também pode ser chamada de "a batalha de Santiago", como o próprio Twitter oficial do Alvinegro publicou.
As peculiaridades do principal torneio da América do Sul foram apresentadas aos "soldados" de Jair Ventura. Caso por exemplo de Pimpão, autor do gol e do desabafo.

– Desde quando viemos treinar aqui ontem (terça), estávamos reconhecendo o gramado e deu uma determinada hora pediram para sair. Chegamos hoje (quarta) aqui com um cheiro de tinta, acabaram pintando o vestiário. Se foi por acaso ou não, não sabemos, mas estava até comentando com o pessoal: "É brincadeira, pintaram só metade do teto. Por que não o teto inteiro então?" Eu entrei em campo com dor de cabeça porque o cheiro era muito forte. A gente foi para o aquecimento e o nosso lado do campo não estava molhado, então conversamos que quando fosse tocar a bola iríamos para o campo deles que tinham molhado. Isso é Libertadores, mas o futebol se ganha dentro de campo, jogando bola. Não é fora, é dentro das quatro linhas.

Botafogo (Foto: Divulgação / Botafogo)
Jogadores em corrente no vestiário: cheiro de 
tinta estava muito forte segundo os relatos 
(Foto: Divulgação / Botafogo)


Entre as cenas de guerra está a briga de torcidas na arquibancada do Monumental (veja no vídeo clicando no LINK da FONTE no final da matéria abaixo), após o gol de empate do Botafogo aos 35 minutos do segundo tempo. Torcedores do Colo-Colo arremessaram objetos para o lado dos alvinegros, que devolviam na mesma moeda. O confronto só não aconteceu porque a grade era muito alta, e porque a polícia segurou os botafoguenses dentro do estádio por mais de uma hora depois da partida. Entre eles estavam a esposa de Montillo, Melina Lanazzo, e os dois filhos do casal, Valentino e Santino.

– Nos preocupamos por todos, não só pela família. Há jogadores que têm amigos, familiares também.
É algo que mancha um pouquinho a festa do futebol – lamentou o camisa 7.

Fabio Penna, Botafogo (Foto: Divulgação)Torcedor tirou foto com um dos pedaço da madeira arremessados no setor alvinegro (Foto: Divulgação)

Os familiares de Montillo não sofreram nenhum dano, mas houve quem se machucou sério na confusão. O alvinegro Fabio Penna, que viajou para Santiago com amigos para assistir à partida, quebrou o nariz e publicou nas redes sociais uma foto em que aparece com o uniforme e uma bandeira do Brasil ensanguentados. E que agora vai virar quadro para eternizar a classificação.

– Estava tudo indo bem, mas depois do gol do Botafogo eles ficaram inconformados. Na divisão entre as torcidas havia tapumes de madeira, eles quebraram em vários pedaços pequenos e ficaram tacando na gente. Era exatamente no local onde eu estava, tentei sair correndo, fugindo das coisas que estavam arremessando e cai de cara no cimento. Aquela arquibancada é muito mal feita, entre um degrau e outro há muitas irregularidades. Resultado disso é que quebrei o nariz. Bom, eu dei o sangue pelo Botafogo, isso aqui (camisa e bandeira) agora para é troféu. Vou colocá-las em um quadro, do jeito que estão, como prova do amor pelo Botafogo – prometeu o botafoguense, que por outro lado elogiou o atendimento.

Por conta do acidente, Fabio foi socorrido por uma ambulância e sequer viu o fim do jogo. Mas ficou sabendo quando terminou ao ver muitos torcedores do Colo-Colo passarem perto dele cabisbaixos. Nem deu para comemorar direito. Com curativos no rosto e na perna, o torcedor ainda passou pelo hotel do Botafogo para tietar os jogadores e seguiu para o hospital ainda de madrugada. Antes, porém, criticou os torcedores do Colo-Colo e a estrutura do Monumental.

Se acontecesse isso no Brasil seria uma punição severa, aqui eles vão ter uma multa de cinco mil pesos, coisa assim. Mas o maior castigo eles já tiveram, né? Foram eliminados em casa"
Fabio Penna, torcedor ferido em confusão

– Esse estádio deveria ser interditado, essa torcida é de selvagens. Já sabíamos disso, tanto que organizamos a caravana de ônibus, com escoltas, mas um de nossos ônibus foi completamente apedrejado. Não são torcedores, são praticamente selvagens, pena que a Conmebol é muito complacente com os times da América Latina, exceto o Brasil. Se acontecesse isso no Brasil seria uma punição severa, aqui eles vão ter uma multa de cinco mil pesos, coisa assim. Mas o maior castigo eles já tiveram, né? Foram eliminados em casa – alfinetou o alvinegro.

Apesar dos pesares, a torcida do Botafogo conseguiu fazer a festa no Monumental (veja no vídeo acima). Classificado, o time agora espera quem passar do confronto entre Olímpia, do Paraguai, e Independiente Del Valle, do Equador – no jogo de ida, vitória dos equatorianos em casa por 1 a 0, a segunda parida será às 21h45 (de Brasília) desta quinta-feira. Na semana que vem já começa o próximo mata-mata, mas antes o Alvinegro tem pela frente o clássico contra o Flamengo neste domingo, às 19h30, no Estádio Nilton Santos, pelo Campeonato Carioca.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2017/02/tinta-e-sangue-batalha-de-santiago-para-jogadores-e-torcida-do-botafogo.html


Nenhum comentário: