quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Murray reclama, se desestabiliza, e Nishikori avança à semi após 4 horas




US OPEN 2016



Tenista japonês se aproveita de desequilíbrio do britânico após discussão com a arbitragem e vence um grande jogo por 3 sets a 2, pelas quartas de final do US Open




Por
Nova York, EUA




O japonês Kei Nishikori - Us Open (Foto: Getty Images)
Em um grande jogo, o japonês Kei Nishikori 
avançou à semifinal do US Open 
(Foto: Getty Images)



Um  jogão no estádio Arthur Ashe! Em 3h57 de um duelo com alternâncias de bons momentos, melhor para o japonês Kei Nishikori, que se aproveitou de um período de desequilíbrio psicológico de Andy Murray para virar o jogo e vencer por 3 sets a 2, parciais de 1/6, 6/4, 4/6, 6/1 e 7/5, nesta quarta-feira, avançando para a semifinal do US Open. Na próxima fase, ele vai enfrentar o vencedor de Juan Martín Del Potro (ARG) e Stan Wawrinka (SUI).

O momento decisivo para a virada na partida aconteceu no terceiro game do quarto set, quando Murray vencia por 2 sets a 1, mas se desestabilizou mentalmente depois de reclamar insistentemente com a arbitragem. O tenista número 2 do ranking da ATP ficou irritado quando a juíza de cadeira mandou voltar um ponto por causa de um barulho, uma música que vazou rapidamente no sistema de som do estádio. A partir daí, o japonês número seis do mundo demonstrou mais confiança em quadra e partiu para a vitória.


+ Veja a chave masculina do US Open+ Em duelo equilibrado, Bruno Soares vence André Sá e vai à semi de duplas
Empurrado pela maior parte da torcida americana na arquibancada, que vibrava a cada ponto, Nishikori, de 26 anos, segue em busca do seu primeiro título de Grand Slam. Em 2014, ele foi finalista nos Estados Unidos, mas perdeu para o croata Marin Cilic. Eliminado, Murray deu adeus ao sonho de ser bicampeão do US Open, já que tentava repetir a conquista de 2012.



O jogo

Kei Nishikori começou a partida disposto a atacar e não trocar bolas com Andy Murray. Marcou logo os três primeiros pontos, que lhe deram o triplo break point. Mas, o britânico se recuperou com bons saques e erros não forçados do japonês e confirmou o game. Na sequência, Nishikori também manteve seu serviço, mas parou por aí. Murray manteve o alto nível e viu o rival somar erros, sem conseguir vencer um game sequer até o fim do primeiro set, que teve 6/1 em favor do britânico.
A segunda parcial até recomeçou equilibrada, com os tenistas confirmando seus saques nos quatro primeiros games. Mas, Nishikori já começava a dar sinais de instabilidade quando teve break point contra, cometeu um erro não forçado e irritou-se consigo mesmo. Mas, desta vez, o japonês soube se controlar para logo devolver a quebra e manter o empate em 3/3. A apareceu e o teto do Arthur Ashe Stadium precisou ser fechado. Depois da paralisação, já com a quadra coberta, os dois tenistas confirmaram os seus saques até Nishikori ter vantagem de 5/4. No décimo Games, o japonês ganhou confiança, pressionou o adversário e conseguiu a quebra, fechando em 6/4 após uma bola na rede do escocês.
O britânico Andy Murray - US Open (Foto: Getty Images)
O britânico Andy Murray reclamou bastante 
na partida desta quarta-feira 
(Foto: Getty Images)


O terceiro set foi um festival de quebras, com os atletas confirmando o serviço em apenas cinco dos dez games disputados. Logo no primeiro, Andy Murray teve três break point e não vacilou, fez 1/0, mas Nishikori deu o troco logo em seguida, empatando o duelo. Com bom aproveitamento dos pontos quando acertava o primeiro saque, Murray parecia mais consistente, mas o adversário não perdoava qualquer bobeira dele. Com o placar em 3/3, os dois se alternaram na quebra de serviço em três games seguidos, melhor para o britânico que conseguiu isso duas vezes, fez 5/4 e depois confirmou o saque para fazer 6/4.

Mas Murray se desequilibrou mentalmente no quarto set após uma discussão com a juíza de cadeira. No terceiro game, ele reclamou após a arbitragem ter mandado voltar um ponto por causa do barulho (uma música que vazou no sistema de som do estádio), e na sequência Nishikori confirmou o saque para fazer 2/1. Irritado, o número 2 do ranking mundial continuou reclamando por um tempo e cometia erros não forçados. Enquanto, isso o japonês aproveitou o momento favorável, demonstrou precisão nas raquetadas, quebrou o rival duas vezes e fechou o game com certa tranquilidade em 6/1.
Murray até tentou se reencontrar em quadra, mas reclamava de si mesmo quando cometia erros bobos e também chiava com os árbitros, como em um lance que acertadamente pediu o desafio.  Nishikori quebrou o serviço logo no primeiro game, o britânico até devolveu a quebra quando fez 2 a 2, mas foi quebrado novamente no game seguinte. E as quebras não pararam por aí. Quando parecia que o japonês iria ganhar o jogo, Murray não se entregou, venceu um game com saque do adversário quando perdia por 40/0, depois confirmou o seu e fez 5/4. Apesar da pressão quando sacava, o japonês fez 5/5 e depois conseguiu outra quebra. Sacando para a vitória épica, Nishikori não vacilou e fechou em 7/5, após uma bola na rede do escocês, vencendo um jogão de quase quatro horas de duração no Arthur Ashe.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2016/09/murray-reclama-se-desestabiliza-e-nishikori-avanca-semi-apos-4-horas.html

Nenhum comentário: