domingo, 25 de setembro de 2016

Levir "dispensa comentários" sobre arbitragem e elogia atuação do Flu



Treinador prefere enaltecer postura da equipe tricolor em vitória por 1 a 0 na Arena Corinthians a analisar desempenho de Daronco: "Muito prazeroso esse resultado"




Por
São Paulo




Levir Culpi Corinthians x Fluminense (Foto: Marcos Ribolli/GloboEsporte.com)Levir Culpi, durante a vitória na Arena Corinthians (Foto: Marcos Ribolli/GloboEsporte.com)


Depois do jogo de quarta-feira, pela Copa do Brasil, ficou difícil amenizar a expectativa sobre como seria a atuação da arbitragem na partida deste domingo, agora pelo Campeonato Brasileiro, entre Fluminense e Corinthians. A vitória tricolor por 1 a 0, porém, fez com que Levir Culpi concentrasse sua análise na postura de sua equipe. O treinador frisou a importância do triunfo, afirmando que foi um dos mais importantes de sua carreira.

- Tirando essa parte da arbitragem, é importante destacar para o torcedor a importância desse jogo para os jogadores. A atuação do Fluminense foi boa, conseguir essa vitória na casa deles é muito bom. É o jogo para torcedor, que une o time e dá aquela esperança. Nós brasileiros somos emotivos, e realmente foi muito prazeroso para gente esse resultado. Foi muito interessante essa vitória, um jogo muito bom. Foi uma das vitórias importantes da minha carreira. O jogo foi tão legal para nós que isso dispensa os comentários sobre a arbitragem - disse Levir.

Com o resultado, o Fluminense foi para a quinta colocação da tabela, com 43 pontos, dois a menos do que o Santos, quarto colocado. Na próxima rodada, o Tricolor enfrenta o Sport, sábado que vem (01/10), em Édson Passos, às 11h (de Brasília).



Confira a íntegra da entrevista coletiva de Levir:

E o pênalti não marcado?
- Eu percebi o pênalti no Marcos Júnior. Se acontecesse aquele pênalti e ele marcasse, poderia ser 5 a 1 para o Corinthians. A gente não sabe a sequência nem o que vai acontecer, e isso é o bom do futebol. O melhor do futebol é como nos velhos tempos quando a gente, num clássico como esse, a gente tem que repercutir a brincadeira. A brincadeira e a gozação em cima dos corintianos, e isso repercute bem. Alimentar a ira e a raiva não é interessante para ninguém. Por isso eu fiquei feliz de estar aqui e de poder proporcionar isso para o torcedor.

Reclamações na última quarta-feira foram exageradas?
- Não. Eu achei que você está completamente enganado (respondendo a pergunta de um repórter). E pelo que percebi você não gosta do Fluminense. Eu notei em você uma ira desde a semana passada. Você não vai ouvir o que você quer ouvir, vai ouvir o que eu quero falar. Essa vitória é significativa pra nós, e o primeiro prejudicado de hoje fomos nós com um pênalti não marcado.

Análise do jogo e a importância dos três pontos
- Nós passamos o Corinthians e não jogamos em casa. Imagina jogar com a torcida contra. As pessoas demoram às vezes para fazer as contas, então nós estamos fazendo uma boa campanha mesmo com as dificuldades e muitos erros nossos. Nosso time não é um timaço, ainda não joga regularmente bem para ganhar todos jogos. Por isso eu estou valorizando muito essa vitória, justamente por conta da colocação do time que está brigando pelo G-4. Uma posição honrosa para as tradições do Fluminense, que deve estar entre as primeiras posições. Mas a dificuldades do calendário são enormes.

Qualidade x competitividade
- Eu não digo que os times são muito bons, mas os times são muito iguais. Não estamos jogando um campeonato brasileiro muito bonito, muito vistoso, mas a competitividade é muito grande. Os times lutam muito pelo resultado. Hoje mesmo o Corinthians poderia ter vencido a partida. Não jogou mal, então poderia ter vencido a partida, claro.

Menos críticas e mais zoação
- A gente precisa mais analisar essa parte técnica e tática e sair um pouco desa coisa do torcedor. Porque o torcedor é política e futebol. Se fala que o time não ganhou já fica todo mundo com raiva, agressivo. O que vale é a brincadeira dos resultados, mais uma vez eu gostaria de falar sobre isso. O que vale é a gozação que sempre acontecia. Não ser revanchista. Eu estou sinceramente muito feliz com o resultado e quero curtir com a torcida do Fluminense e com os jogadores. E ficar quietinho com muita humildade. O próximo jogo vai ser tão difícil quanto foi com o Corinthians.

Arbitragem, cobranças e profissionalização
- Eu tive uma conversa com o Simon (Carlos Eugenio), encontrei com ele. E ele me disse uma coisa interessante que às vezes a gente esquece  tem gente que não sabe. Menos de 5% dos árbitros no Brasil sobrevivem da arbitragem. Eles são mal remunerados. À exemplo dos professores no Brasil. Quem é aqui que gostaria aqui, de verdade, de ser árbitro. Coloque-se no lugar do Daronco hoje. Ser árbitro é muito difícil. Então a CBF tinha que profissionalizar e pagar muito bem para que a gente pudesse fazer uma cobrança mais profissional em cima deles. Depois dessa conversa eu fiquei pensando e essa é uma oportunidade que tenho para falar e defender os árbitros. Porque a gente só não gosta deles, mas não sabe a situação que enfrentam.

Conversa com elenco
- Eu conversei com eles e pedi para termos uma vitória honesta. Porque uma vitória que não é honesta não tem mérito. E isso é o que a gente precisa passar pra todo mundo. E no meu modo de entender foi uma vitória assim. Tivemos erros de arbitragem, tivemos erros dos atletas, erros dos treinadores, mas o jogo foi muito interessante e acabou de forma espetacular por ser um clássico e, felizmente, para deixar os jogadores do Fluminense alegres.

Pontos a serem trabalhados no time
- Pela minha avaliação, pela maneira que eu gosto de jogar, o aspecto ofensivo está inferior ao aspecto defensivo. Estamos jogando melhor regularmente na defesa e não estamos fazendo o mesmo na hora de atacar. Precisamos ajustar isso e melhorar a confiança. Eu tenho mexido na armação do ataque, o que dificulta o entrosamento dos jogadores. Essa responsabilidade é minha também. Mas esse é o nosso problema para corrigir para os próximos jogos.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2016/09/levir-dispensa-comentarios-sobre-arbitragem-e-elogia-atuacao-do-flu.html

Nenhum comentário: