segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Prefeitura garante que Centro de Tênis está "todo no prazo" para os Jogos


Joaquim Monteiro, presidente da Empresa Olímpica Municipal, aponta 97% de conclusão no Parque Olímpico e afirma que construção do velódromo está em dia





Por
Rio de Janeiro



(OBS. DO BLOG:
PARA ASSIITIR O VÍDEO CLIC
NO LINK DA FONTE NO FIM
DA MATÉRIA ABAIXO)



Apesar do rompimento entre a prefeitura do Rio e o consórcio responsável pela construção do Centro Olímpico de Tênis para as Olimpíadas de 2016, as obras para a construção do complexo com 16 quadras seguem dentro do cronograma, segundo Joaquim Monteiro, presidente da Empresa Olímpica Municipal. Em entrevista ao “SporTV News”, o dirigente elogiou o evento-teste da modalidade, apesar do mesmo ter acontecido somente na quadra central. Segundo Monteiro, o Parque Olímpico já possui 97% de obras concluídas.

- O cronograma da obra está todo no prazo. O evento-teste foi um sucesso, os atletas saíram felizes, a confederação também saiu feliz com o resultado. A Prefeitura notificou a empresa e eles vão responder dentro do prazo (...) São detalhes finais, de iluminação, de cor, de piso. É para isso que tem um evento-teste – disse.

A Prefeitura rompeu unilateralmente o contrato com o consorcio liderado pela construtora Ibeg após atrasos no pagamento a operários das obras e não cumprimento de prazos e cláusulas contratuais – o grupo prometeu recorrer da decisão na justiça. A previsão de conclusão inicial era para o terceiro trimestre de 2015. Uma nova empresa responsável pelas obras não foi anunciada.

O Centro de Tênis tem 90% das obras concluídas, mas é um dos pontos em atenção a 200 dias dos Jogos. O custo estimado do complexo é de R$ 211,4, cerca de R$ 35 milhões mais caro após alterações no projeto original.

Centro de Tênis Parque Olímpico (Foto: André Motta/Brasil2016.gov.br)
Centro de Tênis no Parque Olímpico (Foto: 
André Motta/Brasil2016.gov.br)


Joaquim Monteiro minimizou, também, o adiamento no evento-teste do velódromo. A competição iria acontecer no dia 18 de março, mas passou para 30 de abril. Segundo o presidente, as obras da arena estão dentro do prazo – apenas 76% já foi concluído.

- As obras não estão atrasadas, estão dentro no cronograma. Inclusive a pista vai começar a ser montada no final de janeiro, início de fevereiro. O velódromo é o menor das instalações, com 5 mil lugares. Foi um pedido do comitê postergar o evento-teste para fazer um evento mais encorpado.
O Parque Olímpico deve receber 120 mil pessoas por dia, tem 1 milhão de m² e possui tamanho relativo ao bairro do Leme, na Zona Sul da cidade. Serão nove instalações ao todo que receberão 16 modalidades olímpicas e nove paralímpicas. Ao todo, metade das competições vão ocorrer dentro do parque.

- Estamos nos ajustes finais. Chegamos a 97% das obras concluídas. Duas arenas já testadas. O tênis é um sucesso total. Esse final de semana também tivemos de basquete, as pessoas tiveram um gostinho de “quero mais” de como vão ser as Olimpíadas. Tudo dentro do cronograma, dentro do prazo – disse Monteiro.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/rio-2016/noticia/2016/01/prefeitura-diz-que-centro-de-tenis-esta-no-prazo-e-ve-detalhes-finais-apos-teste.html

Nenhum comentário: