segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Federer domina atleta da Geórgia em estreia tranquila no Aberto da Austráli


Suíço precisa de apenas 1h12 para eliminar Nikoloz Basilashvili, número 118 da ATP




Por
Melbourne, Austrália



Nikoloz Basilashvili  era um franco-atirador. No primeiro confronto da carreira contra um top 10, tentou impor um saque forte e mostrou ousadia. Se esforçou até o último ponto, mas não teve regularidade para ameaçar o domínio absoluto de Roger Federer. Com tranquilidade e a habitual classe em quadra, o suíço precisou de apenas 1h12 para vencer o número 118 do mundo por 3 sets a 0, parciais de 6/2, 6/1 e 6/2. Na próxima rodada, o nº do ranking da ATP enfrentará o ucraniano Alexandr Dolgopolov.

tênis roger federer aberto da austrália (Foto: Getty Images)
Federer tem estreia tranquila em Melbourne 
(Foto: Getty Images)


Basilashvili começou o jogo impetuoso. Cravou um ace e, diante da marcação para fora, fez o desafio com sucesso. Federer, porém, jogava solto e não permitia o crescimento do jovem tenista da Geórgia. Abusando de belas esquerdas paralelas, o suíço obteve duas quebras e abriu 4 a 1. Basilashvili tornou-se mais agressivo em quadra, subiu à rede e, em um voleio, devolveu uma das quebras. Mas não teve consistência, levou outra quebra em seguida e perdeu o set.

Na segunda parcial, Federer ficou ainda mais solto em quadra e abriu 4 a 0 com rapidez. Basilashvili, sem muitas opções, apostou cada vez mais em subidas à rede. Em um smash, defendeu com sucesso um serviço pela primeira vez para reduzir a distância para 1/4. Nestas tentativas de surpreender o ex-número 1 do mundo, o atleta da Geórgia acumulou erros não forçados – seriam 29 até o final da partida. Um deles, uma devolução longa demais, daria a Federer o segundo set de presente: 6/1.

Com a vitória muito bem encaminhada, Federer diminuiu o ritmo. Mantendo o bom volume de jogo, o suíço manteve o placar parelho até ter a chance de quebrar o saque rival no sexto game. Mais uma vez, teve sucesso. Acumulou winners - 31 ao todo -, e manteve a vantagem até, em mais uma bola fora de Basilashvili, selar a classificação à segunda rodada: 6/2.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2016/01/federer-domina-atleta-da-georgia-em-estreia-tranquila-no-aberto-da-australia.html

Nenhum comentário: