quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Irregular, Nadal sofre contra baixinho de 1,70m, mas assegura classificação

Espanhol leva a melhor nos pontos decisivos e garante vitória suada na segunda rodada. Atual campeão, Cilic segue vivo no torneio, e Mardy Fish diz adeus ao tênis



Por
Nova York


Depois de uma atuação segura na estreia derrotando o croata Borna Coric, Rafael Nadal não teve vida fácil na segunda rodada do US Open. O atual número 8 do mundo encontrou muita dificuldade para superar o argentino Diego Schwartzman, 74º do ranking, e passou apenas seis minutos a menos em quadra em relação há dois dias, mesmo tendo disputado um set a menos nesta quarta-feira. O Touro Miúra cometeu muitos erros e sofreu com a estratégia agressiva do adversário de 1,70m,altura baixa para os padrões do tênis. No entanto, sobressaiu nos principais pontos decisivos e, com as parciais de 7/6(5), 6/3 e 7/5, em 2h41 de jogo, garantiu a classificação para a terceira rodada.

Rafael Nadal, US Open (Foto: Reuters)
Nadal esteve pressionado em diversos momentos 
durante a partida contra Schwartzman 
(Foto: Reuters)


Nadal teve o mesmo alto número de erros não forçados que Schwartzman: 40. Porém, lançou 38 bolas vencedoras, 10 a mais que o adversário. Crucial foi o fato de que o espanhol levou a melhor no momento-chave de cada set, vencendo o tie-break no primeiro e fechando com quebras o segundo e o terceiro sets.

Na terceira rodada, Nadal vai pegar o italiano Fabio Fognini, para quem perdeu duas vezes em três confrontos nesta temporada, todos no saibro, inclusive a semifinal do Aberto do Rio. O 32º do ranking assegurou o duelo com o Touro Miúra ao derrotar o uruguaio Pablo Cuevas (40º) em sets diretos: 6/3, 6/4 e 6/4. A partida que vale vaga nas oitavas de final será disputada nesta sexta.


Confira a chave do US Open

O SporTV transmite ao vivo o US Open pelo SporTV 2, a partir de 12h (de Brasília). Assinantes também podem assistir ao Grand Slam americano pelo SporTV Play na internet.


O jogo

Apesar de ter soltado uma bola vencedora de backhand para obter a quebra no segundo game, Nadal não conseguiu manter o adversário de 1,70m de altura sob controle no primeiro set. Schwartzman aos poucos foi ganhando confiança, deixando o confronto bem aberto, tanto que não tinha medo de entrar em grandes ralis com o Touro Miúra. O esforço valeu a pena justo quando o espanhol sacava pra o set. Com um revés na rede, Nadal teve o saque quebrado, e Schwartzman deixou tudo igual ao confirmar o serviço na sequência: 5/5. A disputa foi para o tie-break, e mais uma vez o ex-número 1 bobeou. No entanto, mesmo errando demais, o espanhol prevaleceu no fim. Após ter uma miniquebra de vantagem logo no segundo ponto, ele permitiu a virada, chegou a estar atrás por 5 a 3 e reverteu a situação com o quarto ponto ganho seguido, numa bola vencedora de esquerda: 7 a 5.

Nadal seguiu com problemas diante de um adversário valente, que era muito perigoso sobretudo com a esquerda cruzada. Foi assim que Schwartzman quebrou o saque do espanhol no segundo game, acelerando o revés numa bola curta do ex-número 1. Num longo game seguinte, Nadal conseguiu devolver a quebra quando o argentino cometeu dupla falta. A partir daí o Miúra teve um pouco mais de tranquilidade. Quando o espanhol vencia por 5/3, Schwartzman sofreu um "apagão" no game de serviço, perdeu de zero e viu Nadal levar o segundo set.

Se enganou quem pensou que o baixinho argentino estava abatido. Logo de cara o Touro Miúra precisou salvar um triplo break point, buscando forçar o saque para dificultar a devolução do oponente. Porém, o espanhol não escapou de sofrer a quebra no quinto game. A Schwartzman cabia o desafio de manter a vantagem, mas não conseguiu - teve o saque quebrado no oitavo game com duas bolas seguidas na rede, numa deixada de bate-pronto mal calculada e num erro não forçado de esquerda. Nadal partiu para cima quando vencia por 6/5 e alcançou o triplo match point em cima do saque do adversário. Após um erro não forçado, o espanhol matou o jogo no ponto seguinte, levando sorte na rede.


CILIC SEGUE EM BUSCA DO BICAMPEONATO

Atual campeão do US Open, Marin Cilic se classificou para a terceira rodada e segue firme na busca pelo bicampeonato. Com direito a 19 aces na partida, o croata derrotou o russo Evgeny Donskoy, que veio do qualifying, por 3 sets a 0, parciais de 6/2, 6/3 e 7/5, em pouco menos de duas horas de jogo.

O próximo adversário do número 9 do mundo, em duelo nesta sexta, será o cazaque Mikhail Kukushkin (56º), que eliminou o búlgaro Grigor Dimitrov (17º) por 3 sets a 2, parciais de 3/6, 7/6(2), 2/6, 4/6 e 6/3.
Marin Cilic, US Open (Foto: Reuters)
Marin Cilic está na terceira rodada do US Open 
(Foto: Reuters)


MARDY FISH SE DESPEDE DAS QUADRAS

Chegou ao fim a carreira de Mardy Fish. Ex-número 7 do mundo, o americano se despediu das quadras com derrota na segunda rodada do US Open para o espanhol Feliciano López. Depois de ter vencido na estreia o italiano Marco Cecchinato por 3 sets a 1 - 6/7(5), 6/3, 6/1 e 6/3 -, o tenista de 33 anos disputou uma partida de cinco sets com o 19º do ranking. Apesar de ter tido a oportunidade de sacar para o jogo no quarto set, o atleta da casa acabou perdendo pelas parciais de 2/6, 6/3, 1/6, 7/5 e 6/3.

Fish enfrentou um problema de arritmia cardíaca em 2012, quando precisou de um procedimento médico para correção. Recuperado, o atleta passou a sofrer com problemas emocionais, com ataques de pânico que o levaram a se afastar das quadras. Ele retornou em março deste ano, sendo eliminado na estreia no Masters 1000 de Indian Wells e disputou três torneios, entre simples e duplas, nos últimos meses antes do Grand Slam americano. O tenista deixa o tênis com seis títulos em simples e oito em duplas.

Mardy Fish, US Open (Foto: Reuters)
Mardy Fish se despede do tênis com campanha 
até a segunda rodada do US Open 
(Foto: Reuters)


FONTE:

Nenhum comentário: