terça-feira, 22 de setembro de 2015

Bernardinho elogia evolução, mas lamenta baixas no Sul-Americano



Técnico não poderá contar com Maurício Borges, com uma fratura no pé; e Lipe, que pediu dispensa; Murilo deverá ser chamado para jogar a competição em Maceió




Por
Saquarema


A excursão de 20 dias pela América do Norte e Europa deu boas respostas a Bernardinho. Mas não foi suficiente para pôr fim às dúvidas que tem para fechar a lista com os 12 nomes que vão compor a equipe olímpica. O técnico diz que hoje oito estariam definidos e que a Superliga e ligas estrangeiras servirão para ajudar a bater o martelo nas posições de levantador, oposto, central e ponteiro (essa não tanto, de acordo com ele). O Sul-Americano de Maceió, última competição do calendário da seleção em 2015, também será utilizada como um teste. Lamenta, no entanto, as baixas sofridas de última hora. Durante o treino desta terça-feira, o ponteiro Maurício Borges machucou o pé esquerdo quando fazia uma defesa e saiu direto do CT de Saquarema para fazer um raio-x. Foi constatada uma fratura no quinto metatarso, que o deixará fora do torneio. Lipe, com dor no pé, não foi liberado pelo Taubaté e pediu dispensa.  Na impossibilidade de tê-los em quadra, Bernardinho espera poder contar com Murilo.

Bernardinho, treino, Brasil, vôlei, Saquerema (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
Bernardinho prepara em Saquarema a seleção 
que tem baixas para o Sul-Americano 
(Foto: Alexandre Arruda/CBV)


- Tenho mantido contato direto com ele. Não era intenção trazê-lo para que pudesse seguir o trabalho dele (no Sesi-SP), mas na necessidade vamos recorrer a ele. Acabou de chegar de uma excursão da Argentina e está em forma. O Lipe o clube não liberou porque está com uma pequena dor. São questões entre clube e seleção. De vez em quando vivemos esse tipo de situação. Temos uma temporada, na lei, de 15 de maio a 15 de outubro. Ouvi de alguém que o Sul-Americano não é importante. Mas os clubes brasileiros jogaram o Sul-Americano e não venceram. Times como Cruzeiro, Taubaté, com tantos campeões, qualificadíssimos e que perderam. O Sul-Americano é uma competição importante e perigosa. A Argentina e Venezuela estão jogando bem. As pessoas não dão muita importância, mas quando você perde é um problema - disse.

Maurício Borges, treino, Brasil, vôlei, Saquerema (Foto: Danielle Rocha)Maurício Borges está fora do Sul-Americano por causa de uma fratura no pé (Foto: Danielle Rocha)


Além de Lipe e Maurício, o comandante da seleção ainda não sabe se poderá contar com Lucão. O central caiu com febre, teve detectada uma infecção na garganta e a recomendação médica é de que tenha cinco dias de descanso. O Brasil que disputará o torneio, de 30 de setembro a 4 de outubro, também não terá parte dos jogadores do Cruzeiro, que se prepara para a disputa do Mundial de Clubes. Leandro Vissotto é outro que não atuará em Maceió para poder começar o trabalho com seu time no Japão. Os clubes brasileiros também fizeram o mesmo pedido e alguns jogadores serão liberados nesta quarta-feira para jogar o Campeonato Paulista.

- No Sul-Americano vamos estar sem alguns líderes e seria muito interessante o Maurício jogar na casa dele, com pressão de ganhar. Estamos ainda sem o Wallace (se recuperando de cirurgia), e optei neste momento por Evandro e Renan para testá-los em situação de sustentarem a equipe. Vamos ter que liberar amanhã (quarta-feira) alguns jogadores para atuar no Paulista. As pessoas têm que entender que uma competição regional não pode interferir na temporada internacional. É fora de propósito. As duas coisas são importantes. Eu trabalho nas duas frentes e entendo a importância dos clubes. Tem que ser um processo de integração. A gente tem que tentar alinhar para que todos ganhem nesse processo. Se tiver competição nas duas frentes, não é bom para ninguém - apontou Bernardinho.

A cabeça está no último compromisso, mas os olhos também estão atentos ao que acontece na Copa do Mundo do Japão, que distribuirá duas vagas olímpicas diretas aos donos das melhores campanhas. Por enquanto, Polônia, Estados Unidos e Itália estão na briga. Nada que tenha surpreendido o técnico.

Argentina, Copa do Mundo, vôlei (Foto: Divulgação / FIVB)
Bernardinho está atento na Copa do Mundo 
e elogiou a seleção argentina 
(Foto: Divulgação / FIVB)


- Positivamente o que me surpreendeu foi a Argentina, que cresceu e ganhou confiança. Está jogando muito bem. O Japão também está indo bem, mostrando uma evolução grande. A Itália se fortaleceu com a chegada do Juantorena. A Rússia está um pouco abaixo, mudou o Muserskiy de posição, que está mais ativo jogando como oposto do que como central. E talvez a decepção um pouco fique por conta do Irã, que foi bem ano passado e foi tropeçando, perdendo confiança. O técnico fala que o time está com problema emocional e não está conseguindo jogar.  Mostra uma fragilidade que o mundo do vôlei não esperava pelo que mostrou nas outras temporadas.

Bernardinho voltou a criticar a decisão de terem deixado o Brasil fora da competição, sob a alegação de já estar classificado para os Jogos Olímpicos por ser o país-sede.

- O nosso time teve uma evolução muito grande nos 10 jogos amistosos que fizemos, numa viagem longa, com muita diferença de fuso.  Testamos a equipe porque no ano que vem não teremos tempo para isso. A grande dor que fica é o prejuízo de o Brasil não estar disputando a Copa do Mundo. Não é uma questão de estar classificado. Há outras razões por trás que prejudicam a preparação da seleção. Foi uma perda muito significativa. Nós melhoramos na consistência, em alguns momentos sacou muito bem e ganhamos mais volume de jogo. Nas finais da Liga Mundial, tivemos pouco tempo de sedimentar o trabalho que estava iniciando. Tivemos só dois jogos contra equipes fortes. Queríamos ter jogado mais e a grande frustração foi não ter podido seguir até o fim de semana da Liga Mundial.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2015/09/bernardinho-elogia-evolucao-mas-lamenta-baixas-no-sul-americano.html

Nenhum comentário: