quinta-feira, 30 de julho de 2015

Rio 2016: saiba como está a corrida olímpica pelas vagas no tênis

Serão 172 tenistas em ação em cinco categorias, mas só o Brasil tem vagas certas



Por
Rio de Janeiro
Andy Murray tênis Wimbledon Londres 2012 final (Foto: Getty Images)Andy Murray comemora o ouro nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 (Foto: Getty Images)


Nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, essa será a 15ª vez que o tênis faz parte oficialmente do cronograma olímpico, e pela segunda Olimpíada consecutiva as duplas mistas fazem parte do programa. A Grã-Bretanha é o país com mais medalhas conquistadas na história da competição (17 de ouro, 15 de prata e 12 de bronze), mas os Estados Unidos lideram a tabela geral com 20 de ouro, cinco de prata e 11 de bronze. Nenhum brasileiro, nem mesmo Gustavo Kuerten ou Maria Esther Bueno, conseguiu chegar ao pódio.

Ao todo serão 172 atletas (86 homens e 86 mulheres) na briga por medalhas. Desses, dois homens e duas mulheres entram por convite da Comissão Tripartidária, formada pelo Comitê Olímpico Internacional, pelos Comitês Olímpicos Nacionais e pela Federação Internacional de Tênis. Porém, há um máximo de seis homens e seis mulheres por país, respeitando também a regra de até quatro atletas por cada categoria individual e até duas equipes por cada chave de duplas. Os tenistas serão selecionados a partir do ranking mundial a ser divulgado no dia 6 de junho.

Para se credenciar à disputa das Olimpíadas não basta apenas estar bem posicionado no ranking. É pré-requisito ter também participado de três confrontos da Copa Davis (masculino) e da Fed Cup (feminino) durante o ciclo olímpico - do fim de Londres 2012 ao começo do Rio 2016. No entanto, essa exigência cai para dois confrontos caso: o atleta tenha disputado 20 séries de Copa Davis/Fed Cup; o país do atleta tenha disputado as zonas regionais formatadas em pontos corridos durante três ou quatro anos; o atleta tenha se lesionado por no mínimo seis meses; o atleta atinja um ranking suficiente para sua convocação para a Copa Davis/Fed Cup apenas na última parte do ciclo olímpico; o país tenha um alto número de atletas muito bem ranqueados resultando em grande concorrência nas convocações ou limite de oportunidades para tenistas de simples. Sendo três ou duas as participações necessárias, uma precisa ser ou em 2015 ou em 2016.

O tênis nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 vai distribuir 15 medalhas, três para cada categoria: simples masculino, simples feminino, duplas masculinas, duplas femininas e duplas mistas. As partidas serão disputadas entre os dias 6 e 14 de agosto, no Centro Olímpico de Tênis, localizado no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca.


PAÍSES GARANTIDOS EM 2016

Como país-sede, o Brasil tem ao menos duas vagas garantidas nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, sendo uma no masculino e outra no feminino. Essas vagas são dadas apenas se o país não tiver nenhum representante entre os 56 melhores no ranking mundial. Se um brasileiro estiver dentro dessa linha de corte, a vaga de país-sede é suspensa. 


Confira o ranking da ATP aqui e o ranking da WTA aqui.

O Brasil tem direito a duas vagas de país-sede nas duplas (uma equipe no masculino e outra no feminino). Porém, para que elas entrem em vigor, o país não pode ter nenhum representante entre os 10 melhores do ranking mundial de duplas nem ter uma equipe que esteja entre as seguintes 14 melhores do mundo de acordo com o ranking mundial de simples ou duplas (o que for melhor). É preciso ainda que o ranking combinado dos tenistas não passe de 500.
Nas duplas mistas, o Brasil possui uma vaga de país-sede apenas se tiver representantes entre os 172 competidores e se eles não estiverem entre as 12 melhores duplas mistas do mundo. É preciso ainda que o ranking combinado dos tenistas não passe de 500.


VAGAS EM ABERTO PARA 2016

Todas as 172 vagas do tênis no Rio 2016 estão abertas. Elas serão preenchidas de acordo com o ranking mundial do dia 6 de junho de 2016 pelos atletas que tenham cumprido o pré-requisito de três ou duas participações na Copa Davis/Fed Cup. Há um máximo de seis homens e seis mulheres por país, respeitando também a regra de até quatro atletas por cada categoria individual e até duas equipes por cada chave de duplas.




MASCULINO
- 56 melhores tenistas do ranking do dia 6 de junho de 2016
- 6 tenistas por qualificação final. Em ordem de prioridade: melhor atleta do país-sede (só se ainda não tiver representante), melhor atleta de cada continente que ainda não tiver representante (precisa ser top 300), até dois campeões olímpicos/campeões de Grand Slam (precisa ser top 200), até dois melhores do ranking entre países que ainda não tiverem representantes
- 2 tenistas por convite da Comissão Tripartidária




FEMININO
- 56 melhores tenistas do ranking do dia 6 de junho de 2016
- 6 tenistas por qualificação final. Em ordem de prioridade: melhor atleta do país-sede (só se ainda não tiver representante), melhor atleta de cada continente que ainda não tiver representante (precisa ser top 300), até dois campeões olímpicos/campeões de Grand Slam (precisa ser top 200), até dois melhores tenistas do ranking entre países que ainda não tiverem representantes
- 2 tenistas por convite da Comissão Tripartidária




DUPLAS MASCULINAS
- 10 melhores tenistas do ranking de duplas do dia 6 de junho de 2016 e seus respectivos parceiros
- 14 melhores equipes do ranking de simples ou duplas (o que for melhor) do dia 6 de junho de 2016
- 8 equipes por qualificação final. Em ordem de prioridade: melhor equipe do país-sede com ranking combinado até 500 (só se ainda não tiver representante), melhor equipe de cada continente que ainda não tiver representante (precisa ser top 300), melhores equipes do ranking entre países que ainda não tiverem representantes




DUPLAS FEMININAS
- 10 melhores tenistas do ranking de duplas do dia 6 de junho de 2016 e seus respectivos parceiros
- 14 melhores equipes do ranking de simples ou duplas (o que for melhor) do dia 6 de junho de 2016
- 8 equipes por qualificação final. Em ordem de prioridade: melhor equipe do país-sede com ranking combinado até 500 (só se ainda não tiver representante), melhor equipe de cada continente que ainda não tiver representante (precisa ser top 300), melhores equipes do ranking entre países que ainda não tiverem representantes




DUPLAS MISTAS
Equipes serão formadas por tenistas que já estão nas chaves de simples e duplas de cada gênero. 
Eles podem se inscrever até 11h (de Brasília) do dia 9 de agosto de 2016

- 12 melhores equipes do ranking do dia 6 de junho de 2016
- 4 equipes por qualificação final. Em ordem de prioridade: melhor equipe do país-sede com ranking combinado até 500 (só se ainda não tiver representante), melhor equipe de cada continente que ainda não tiver representante (precisa ser top 300), melhores equipes do ranking entre países que ainda não tiverem representantes



FONTE:
http://glo.bo/1D7Dqwh?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Nenhum comentário: