terça-feira, 21 de julho de 2015

Para ficar de olho! Sem Bolt, mas com brilho, veja top 10 do atletismo no Pan

Lista de destaques nos Jogos de Toronto tem americanos, canadenses, brasileiros, cubanos e até colombiana; principais provas começam nesta terça-feira



Por
Toronto, Canadá

Começam nesta terça-feira as principais provas do atletismo no Pan-Americano de Toronto, no Canadá. Mesmo sem o jamaicano Usain Bolt, maior nome do esporte na atualidade, o que não falta é campeão em fim de carreira e jovens que buscam escrever o nome na história dos Jogos.
As nobres provas de velocidade também terão as ausências dos americanos Tyson Gay e Justin Gatlin, além do jamaicano Yohan Blake. No entanto, teremos o reencontro das medalhistas de ouro e prata no salto com vara da última edição dos Jogos Olímpicos. Americanos, canadenses, brasileiros, cubanos e até uma colombiana... Confira a lista do GloboEsporte.com com os atletas que ninguém deve tirar o olho!

Andre De Grasse - 100 e 200m rasos

Sensação canadense, de apenas 20 anos, Andre De Grasse chega como principal esperança da nação anfitriã no atletismo. Promete briga boa pelo ouro nos 100m e 200m rasos, duas das provas mais nobres dos Jogos Pan-Americanos.

Andre De Grasse vence os 100m e 200m nos EUA (Foto: Associated Press)
Andre De Grasse é esperança canadense nos 
100 e 200m rasos (Foto: Associated Press)


Jenn Suhr - salto com vara

Atual campeã olímpica no salto com vara, a americana Jenn Suhr é a segunda mulher a atingir a marca de 5 metros na história. A experiente atleta, de 33 anos, também detém o recorde indoor, ao saltar 5,02m em março de 2013, superando em um centímetro a antiga marca da russa Yelena Isinbayeva. No Pan, as principais adversárias são a cubana Yarisley Silva, prata em Londres, e a brasileira Fabiana Murer.

Jennifer Suhr salto com vara (Foto: Getty Images)
Jennifer Suhr salto com vara 
(Foto: Getty Images)

Yarlisey Silva - salto com vara

A cubana Yarlisey Silva bagunçou na final olímpica, fez a mesma marca de Jenn Suhr, e só perdeu o ouro no desempate, por ter utilizado mais tentativas. Esse clássico mundial no salto com vara será reeditado em Toronto, com Fabiana Murer correndo por fora.

Yarisley Silva, Salto com vara (Foto: Getty Images)
Yarisley Silva, Salto com vara 
(Foto: Getty Images)


Pedro Pablo Pichardo - salto triplo

Prata no Campeonato Mundial de Atletismo, em 2013, na Rússia, o cubano é o principal nome do salto triplo no cenário pan-americano. Se continuar saltando acima dos 18 metros, como fez recentemente no Grand Prix de Atletismo, no Catar, o jovem, de 22 anos, não deve ter problemas para levar para casa a medalha de ouro.

Pedro Pablo Pichardo (Foto: Getty Images)
Pedro Pablo Pichardo (Foto: Getty Images)


Brianne Theisen-Eaton - salto em distância

A única aparição da musa canadense do heptatlo durante o Pan será no salto em distância. Isso porque Brianne, de 26 anos, vai se poupar para o Mundial de Atletismo, que será realizado em agosto, em Pequim, na China. A principal adversária dela é a compatriota Christabel Nettey, que figura entre as melhores marcas em 2015.

Brianne vai se poupar para o Mundial e disputar apenas o salto em distância do Pan (Foto: Mark Kolbe/Getty Images)
Brianne vai se poupar para o Mundial e disputar 
apenas o salto em distância do Pan 
(Foto: Mark Kolbe/Getty Images)


Fabiana Murer - salto com vara

O pódio no salto com vara tem grandes chances de ter a americana Jenn Suhr, a cubana Yarisley Silva e a brasileira Fabiana Murer, mas não necessariamente nesta ordem. Pelos resultados recentes, a experiente atleta brasileira, de 34 anos, está atrás das adversárias, mas não dá pra subestimar uma campeã mundial. Pergunte a Fabiana até onde ela pode chegar...

Fabiana Murer Troféu Brasil de Atletismo (Foto: Wagner Carmo/CBAt)
Fabiana Murer corre por fora no salto com 
vara (Foto: Wagner Carmo/CBAt)


Caterine Ibarguen - salto triplo

A colombiana é outra atleta para ficar de olho em Toronto. Caterine Ibarguen, de 31 anos, busca o bicampeonato pan-americano, que não deve ser problema. Ela vem de prata nas Olimpíadas de Londres, em 2012, e ouro no último Mundial, disputado na Rússia, em 2013. É favorita não apenas em Toronto, mas também no Rio, em 2016.

Colombiana é outra atleta para ficar de olho em Toronto (Foto: Gareth Copley/Getty Images)
Colombiana é outra atleta para ficar de olho em 
Toronto (Foto: Gareth Copley/Getty Images)


Jeff Henderson - salto em distância

Dono da melhor marca da temporada, 8,5m, Jeff, de 26 anos, é o americano do momento no salto em distância. Representará do país no Mundial de Pequim, em agosto, mas antes pretende "dar um pulinho" em Toronto pra levantar o moral.

Jeff é dono da melhor marca no salto em distância em 2015 (Foto: Gareth Copley/Getty Images)
Jeff é dono da melhor marca no salto em distância 
em 2015 (Foto: Gareth Copley/Getty Images)


David Oliver - 110m com barreiras

Tem o quarto melhor tempo da história nos 110m com barreiras e é o atual campeão mundial. Aos 33 anos, disse recentemente que está em uma fase da carreira que não pode mais abrir mão de oportunidades. Por isso, vai para seu primeiro Pan, dá peso à prova e chega favorito ao ouro.

David Oliver vai para seu primeiro Pan na carreira (Foto: Christian Petersen/Getty Images)
David Oliver vai para seu primeiro Pan na 
carreira (Foto: Christian Petersen
/Getty Images)

Thiago Braz - salto com vara

atletismo Thiago Braz Mundial Indoor (Foto: Reuters)
Thiago Braz é quem mais incomoda o atual 
campeão olímpico no salto com vara, o 
francês Renaud Lavillenie (Foto: Reuters)


Promessa do atletismo brasileiro, Thiago bateu o recorde sul-americano ao saltar 5,86m, marca atingida na Diamon League, disputada recentemente em Roma, na Itália. Ficou atrás apenas do campeão olímpico, o francês Renaud Lavillenie, que atingiu 5,91m. É treinado por Vitaly Petrov, técnico mais respeitado do mundo na modalidade - já trabalhou com Sergei Bubka, Yelena Isinbayeva e Fabiana Murer. Olho nele!


FONTE:
http://glo.bo/1Votbtj?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Nenhum comentário: