terça-feira, 21 de julho de 2015

Inter desafia "inferno amarelo" dentro do berço da "ola" e na boca do vulcão

Casa do clube mexicano deverá ter 43 mil torcedores na quarta-feira



Por Direto de 
Monterrey, no México



Há clima de confiança, mas com ares de vingança, que toma conta do Tigres. Embora a derrota de 2 a 1 no Beira-Rio, o clube mexicano se remobilizou em cima de um fator local: o estádio Universitário, o covil dos Felinos e que promete ser um 12° jogador contra as pretensões do time de Diego Aguirre na Libertadores. Campo histórico que já serviu como tapete para Pelé e Maradona, e que inspirou a criação da "ola", agora abrigará a disputa entre Rafael Sobis e cia, diante de D’Alessandro e a esquadra vermelha.

Estádio Universitário Tigres Inter Libertadores (Foto: Diego Guichard / GloboEsporte.com)
Estádio Universitário tem capacidade para 43 
mil torcedores (Foto: Diego Guichard 
/ GloboEsporte.com)

Se há uma certeza em Monterrey é de que o estádio estará cheio na quarta-feira – tem capacidade para 43 mil torcedores. Afinal, o clube mexicano tem aquela que é considerada a mais apaixonada torcida do México, embora esteja longe de ser a maior (confira quadro abaixo). 

O grau de ocupação das arquibancadas costuma ser de 80%, em um sistema de venda bem diferente do brasileiro. No México, os torcedores compram um pacote fechado para o ano inteiro, assim como acontece com os grandes clubes da Europa. Os bilhetes que sobram, acabam vendidos em poucas horas, consumidos por torcedores que aguardam em uma lista de espera.

- Eu já assisti partidas em outros estádios do México, mas o Universitario é o que mais pesa na Liga. Só o Azteca pesa tanto quando está cheio. A torcida do Tigres é conhecida como a melhor do México. E a barra Libres e Lokos nunca deixa de cantar os 90 minutos – conta a jornalista Alejandra Gonzalez, do SoloDeporteMX, ao GloboEsporte.com.  

Estádio Universitário Tigres Inter Libertadores (Foto: Diego Guichard / GloboEsporte.com)Símbolo do Tigres nas arquibancadas
(Foto: Diego Guichard / GloboEsporte.com)


O pulmão das arquibancadas se chama a Libras y Lokos, principal torcida organizada do Tigres. Pelas redes sociais, o grupo conclamou para que todos os torcedores compareçam ao estádio de amarelo na quarta-feira. 

Como curiosidade, o Universitario também é chamado de “El Vulcan”. O apelido é explicado pelo formato do estádio, em molde de vulcão e que também tem a simbologia do “entrar em erupção” em jogos dos donos da casa.

Além disso, o símbolo do clube – o Tigre – é avistado em cada recinto, em cada arquibancada, assim como em postes, bares e tudo mais. É como um aviso de que o time adversário entra ali em ambiente hostil. 

A boa notícia é de que o gramado tem boas condições para a prática do futebol. Nesta segunda-feira, o campo passou por irrigação e recebeu tratamento (foi cortado) para ficar perfeito para a noite de quarta-feira.

Tigres no El Vulcan (Foto: Arte / GloboEsporte.com)
Na Libertadores, a campanha do Tigres em casa acumula três vitórias (contra Juan Aurich, San José e Emelec), além de dois empates (diante de River Plate e Universitario Sucre). Mas se for contada toda a temporada anterior – somando Apertura e Clausura do Mexicano, além de Copa MX e Supertaça – o aproveitamento de vitórias é de 66%. São 21 triunfos, cinco empates e seis derrotas no próprio domínio.  

Feitos históricos e a "ola"
Inaugurado em 1967, o El Vulcan já passou por momentos históricos e também ganhou reformas recentes, como para a disputa da Copa do Mundo sub-17, disputada no México em 2011.Mas o principal feito futebolístico ocorreu no Mundial de 1986, quando a Argentina sagrou-se campeã do Mundo.

Estádio Universitário Tigres Inter Libertadores (Foto: Diego Guichard / GloboEsporte.com)
Estádio Universitário, em Monterrey (Foto: 
Diego Guichard / GloboEsporte.com)



Em 18 de setembro de 1984, outro fator que ficou para a história. Durante amistoso entre México e Argentina, em que encerrou empatado em 1 a 1, milhares de torcedores se ergueram espontaneamente e formaram um movimento. Essa manifestação em massa passou a ser copiada e repetida aaté os dias atuais e chamada de "ola".
A casa do Tigres também já rugiu em inúmeros show realizados em Monterrey. Torcedores ali já vibraram e se embalaram ao som de Queen, Guns N´Roses, The Rolling Stones, Iron Maiden, Shakira, Metallica, entre outros.

Imagine uma panela de pressão transformada em um estádio de futebol. Esse será o cenário do estádio do Tigres, o alçapão que aguarda o Inter na quarta-feira. Como venceu por 2 a 1, o time gaúcho tem a vantagem de atuar pelo empate ou por derrota pelo placar mínimo a partir do 3 a 2. Um triunfo por 1 a 0 dá a vaga para os mexicanos, enquanto uma reversão do 2 a 1 levará a decisão às penalidades. 

Maiores torcidas do México (Foto: Arte / GloboEsporte.com)
Maiores torcidas do México 
(Foto: Arte / GloboEsporte.com)




FONTE:

Nenhum comentário: