sexta-feira, 29 de maio de 2015

Polônia atropela Rússia em duelo de potências no início da Liga Mundial

Atuais campeões mundiais, poloneses sobram em quadra diante da sua torcida e não dão chance para os atuais campeões olímpicos na vitória em três sets, em Gdansk




Por
Gdansk, Polônia

 

Logo na primeira rodada da Liga Mundial 2015, um jogão entre a atual campeã mundial, Polônia, e a atual campeã olímpica, Rússia, em Gdansk (POL), movimentou nesta sexta-feira o universo do vôlei. Quem se deu melhor no clássico foram os donos da casa, algozes da seleção brasileira masculina na decisão do Mundial do ano passado, também na Polônia. A seleção de vermelho e branco bateu os russos, carrascos do Brasil na final olímpica em Londres 2012, por 3 sets a 0, com parciais de 25/16, 25/17 e 25/20 (assista ao vídeo com os melhores momentos).

Em busca do seu décimo título da Liga, o selecionado brasileiro vai estrear na edição deste ano da competição anual contra a Sérvia, nesta sexta-feira, às 14h (de Brasília), no Mineirinho, em Belo Horizonte. As finais desta Liga de 2015 vão acontecer entre 15 e 19 de julho, no ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

Polônia x Rússia Liga Mundial primeira fase volei (Foto: Divulgação/FIVB)
Jogadores da seleção polonesa comemoram 
ponto na vitória sobre a Rússia 
(Foto: Divulgação/FIVB)


Entrando em quadra com Kurek, Wrona, Lomacz, Kubiak, Mika e Bieniek, além do líbero Zatorski, a Polônia aproveitou o apoio da sua barulhenta torcida e demonstrou que não sentiu a pressão de disputar a sua primeira competição como campeã mundial. Logo de cara, o time se soltou diante da Rússia, que atuou desfalcada do gigante de 2,18m Muserskiy, entrou com Biriukov, Savin, Ashchev, Butko, Abrosimov e Mikhaylov, além do líbero Verbov.  Com um ótimo aproveitamento no ataque, a Polônia encurralou os russos, que cometiam erros tolos, dando pontos de graça. Tal combinação só poderia gerar um triunfo polonês no primeiro set: 25/16, após 24 minutos.

Os mandantes mantiveram a mesma pegada na segunda parcial e levantaram a torcida, em Gdansk, uma das sedes do Mundial do ano passado. Para tentar igualar o jogo, os atletas russos forçaram bastante o saque e acabaram entregando pontos de graça. Do outro lado da rede, a Polônia continuava fazendo um jogo veloz e abrindo cada vez mais vantagem no placar, principalmente com Mika e Kubiak. Contava a favor dos poloneses também a recepção irregular dos atuais campeões olímpicos. O resultado do segundo set foi bem parecido com o do primeiro: 25/17 para a Polônia.

A Rússia cresceu no terceiro set e até chegou a liderar o marcador no início. Porém, bastou os poloneses forçarem mais o saque para desestabilizarem o passe russo e retomarem o controle das ações. O time campeão olímpico não esmoreceu e fazia um jogo de igual para igual na parcial que seria derradeira. Alheios à evolução do rival, os poloneses sacodiam as arquibancadas lotadas da Arena de Gdansk e deixavam claro que apenas uma enorme reviravolta iria tirar a sua vitória na estreia das duas potências na Liga Mundial. A mudança total de cenário não aconteceu e deu Polônia: 25/20 no terceiro set e 3 a 0 no placar.

Polônia x Rússia Liga Mundial primeira fase volei (Foto: Divulgação/FIVB)
Mika dá largadinha em cima do bloqueio dos 
russos Butko e Ashchev (Foto: 
Divulgação/FIVB)


FONTE:

Nenhum comentário: