terça-feira, 7 de abril de 2015

Incansável, Thiago Pereira soma mais duas vagas para Mundial e Pan 2015

Mesmo sem bater índice nas finais desta tarde, medalhista olímpico se classifica nos 200m peito e nos 100m borboleta, no segundo dia do Troféu Maria Lenk


Por
Rio de Janeiro

 
Thiago Pereira e Arthur Mendes, natação, Maria Lenk (Foto: Satiro Sodré/ SSPress)Thiago Pereira e Arthur Mendes depois da final dos 100m borboleta (Foto: Satiro Sodré/ SSPress)


A maratona de Thiago Pereira no Troféu Maria Lenk 2015 ainda está longe de acabar e o nadador já coleciona medalhas e vagas para as duas principais competições da temporada. Nesta terça-feira, o atleta do Minas confirmou presença no Pan de Toronto, em julho, e no Mundial de Kazan, em agosto, em mais duas provas. Mesmo sem bater os índices nos 100m borboleta e nos 200m peito nas finais disputas nesta tarde, os tempos feitos pelo medalhista olímpico anteriormente foram suficientes. 

Pela manhã, nas eliminatórias dos 200m peito, Thiago Pereira fez 2m11s54, doze décimos abaixo da marca exigida para a competição na Rússia (2m11s66). Na final desta tarde, porém, o nadador não pôde “defender” sua vaga. Como não nadava esta prova há três anos, precisou disputar as eliminatórias em observação (o tempo vale como índice, mas não o classifica para brigar por medalha). Mesmo sem voltar para a piscina nessa disputa, o medalhista olímpico confirmou sua classificação ao lado de Thiago Simon, o campeão da prova, que se garantiu com o tempo feito na seletiva do ano passado (2m10s58). Na final desta terça, o atleta do Corinthians fez 2m11s79. Andreaz Mickosz (2m11s92) e Felipe França (2m12s05) completaram o pódio. 

Quero sim quebrar essa grande marca (de medalhas no Pan). Acho que isso não é só para mim. A partir do momento que eu alcançar isso, terá todo o meu país por trás. Eu não represento só o Thiago, represento o Brasil inteiro
Thiago

 O “descanso” foi por pouco tempo. Thiago voltou para a piscina do Fluminense na final dos 100m borboleta. Desta vez, ele pôde defender dentro d’água sua vaga. Mas mais uma vez não foi preciso. Mesmo em terceiro, com o tempo de 52s57, se classificou com a marca (52s27) feita na seletiva do ano passado. A outra vaga para o Pan e o Mundial na prova ficou com Arthur Mendes. O jovem nadador de 18 anos venceu o experiente rival, melhorou seu tempo (52s33) e ainda garantiu a medalha de ouro. A prata ficou com Henrique de Souza, com 52s53. 

- Eu queria ter ido mais rápido, até pela prova que eu nadei de manhã. Nadando depois dos 200m peito, onde já tive que dar praticamente o meu máximo, fiz 52s7. Mas, infelizmente, agora não deu para fazer menos. O meu melhor tempo ainda é 52s2 do ano passado. Mas o importante eu fiz, que foi classificar em mais uma prova – disse Thiago Pereira. 

Thiago Pereira e Arthur Mendes, natação, Maria Lenk (Foto: Satiro Sodré/ SSPress)
Henrique Martins, Arthur Mendes e Thiago 
Pereira no pódio dos 100m borboleta 
(Foto: Satiro Sodré/ SSPress)


De olho no objetivo de se tornar o maior medalhista olímpico da história do Pan, Thiago segue a maratona em busca de vagas. Nesta quarta-feira, será a vez de tentar a classificação em uma de suas especialidades: os 400m medley, prova na qual foi medalhista de prata nas Olimpíadas de Londres 2012. Para completar, ainda defende o Minas no 4x200m livre.

- Vai ser uma semana bem longa. Ainda tem muita coisa pela frente. Quero sim quebrar essa grande marca (de medalhas no Pan). Acho que isso não é só para mim. A partir do momento que eu alcançar isso, terá todo o meu país por trás. Eu não represento só o Thiago, represento o Brasil inteiro – afirmou o nadador que está a apenas duas medalhas de superar a marca de Gustavo Borges (19).


Confira os resultados das finais desta terça

200m peito masculino

1) Thiago Simon (Corinthians) - 2m11s79
2) Andreas Mickosz (Corinthians) - 2m11s92
3) Felipe França (Corinthians) - 2m12s05


200m peito feminino

1) Julia Sebastian (Unisanta) - 2m28s38
2) Macarena Ceballos (Minas) - 2m29s95
3) Pamela Souza (Corinthians) - 2m30s31


100m borboleta masculino
1) Arthur Mendes (Corinthians) - 52s33
2) Henrique Martins (Minas) - 52s53
3) Thiago Pereira (Minas) - 52s57


100m borboleta feminino
1) Daynara de Paula (Sesi/SP) - 58s82
2) Bruna Rocha (Corinthians) - 59s80
3) Daiene Dias (Minas) - 1m00s29


1.500m livre masculino

1) Brandonn Almeida (Corinthians) - 15m12s20
2) Lucas Kanieski (Minas) - 15m14s18
3) Miguel Valente (Minas) - 15m22s84


FONTE:
http://glo.bo/1JlSYen

Nenhum comentário: