terça-feira, 25 de novembro de 2014

Mulher presa ao tentar assistir jogo de vôlei no Irã é libertada em condicional

Ghoncheh Ghavami, 25 anos, deixou a prisão com problemas de saúde após a greve de fome que fez desde a sua condenação, no início do mês, além de ter pago fiança


Por
Rio de Janeiro


Ghoncheh Ghavami iraniana presa (Foto: Reprodução / Facebook)Ghoncheh Ghavami estava presa por tentar assistir jogo da Liga Mundial (Reprodução / Facebook)


A iraniana Ghoncheh Ghavami, de 25 anos, foi colocada em liberdade condicional no domingo pelas autoridades do país, após ser presa em junho deste ano por ter tentado assistir ao jogo entre a seleção de seu país e a Itália, pela Liga Mundial de vôlei, em Teerã. Detida junta com outras mulheres que protestavam quanto à proibição de assistirem a jogos de vôlei entre homens no país desde 2012, ela acabou sendo a única presa e condenada a um ano de prisão. Em greve de fome desde a condenação, no último dia 2, ela teria sido solta por apresentar problemas de saúde. Segundo a imprensa local, ainda pagou fiança de US$ 38 mil dólares, quase R$ 97 mil reais, para ser libertada.

A informação da sua libertação foi confirmada pelo seu irmão, Iman Ghavami, à agência de notícias AFP em Londres, onde também mora Ghoncheh, que tem cidadania britânica.
- Foi colocada em liberdade condicional há duas horas e está com nossos pais (em Teerã). Não esperávamos isto. Consegui falar com ela apenas por alguns segundos. Ela estava feliz, mas sofre, aparentemente, de problemas gástricos, ligados a sua greve de fome - disse ele, que estima que sua irmã tenha perdido quase 10 quilos.


saiba mais

O advogado da jovem havia informado à época de sua condenação que ela havia sido condenada em processo por “propaganda contra o regime”. Em seguida, uma autoridade judicial afirmou que o veredicto do processo ainda não tinha sido pronunciado.

- De fato, ela foi condenada na semana passada a um ano de prisão e a dois anos de proibição de deixar o território iraniano. Ela já cumpriu cinco meses e o tribunal de apelações ainda deve decidir nas próximas duas ou três semanas se ela deve voltar para a prisão ou não - explicou seu irmão.

A jovem, que foi detida no jogo, liberada em seguida, e presa alguns dias depois, estava na penitenciária de Evine, no norte da capital iraniana. No início de novembro, Ghoncheh Ghavami, formada em Direito em Londres, iniciou sua segunda greve de fome. Ela já tinha mantido uma greve de duas semanas em outub


FONTE:
http://glo.bo/1yNoHzB

Nenhum comentário: