terça-feira, 25 de novembro de 2014

Guto culpa ansiedade, evita frustração e diz ter certeza: "Ponte será campeã"

Treinador aponta que vontade de decidir rapidamente foi vilã no revés, por 1 a 0, para o América-MG, mas vira a página e garante título da Série B em jogo contra o Náutico


Por
Campinas, SP


Caso tivesse vencido América-RN - empate por 2 a 2 - e América-MG - derrota por 1 a 0 - a Ponte Preta estaria comemorando o título da Série B do Brasileiro de 2014. A Macaca, porém, tropeçou e, assim, não depende mais das próprias forças para ser campeã. Contra os mineiros, o time frustrou pouco mais de seis mil torcedores que foram ao Moisés Lucarelli no sábado para acompanhar o jogo pela penúltima rodada. O técnico Guto Ferreira colocou a culpa pelo placar negativo na ansiedade, que tem sido a principal vilã da equipe desde o acesso na vitória, por 2 a 0, sobre o Bragantino no dia 8 de dezembro, em Bragança Paulista. Confira no vídeo abaixo os melhores momentos de Ponte 0 x 1 América-MG.


- Esse é o terceiro jogo que a Ponte faz um primeiro tempo bom. Mas no segundo tempo, pelo resultado, na ansiedade de buscar, perde padrão e se desorganiza. Perdeu para o Joinville, embora se manteve mais organizado. Contra o América-RN fez o gol, mas desperdiçou chances quando estava 2 a 1. E hoje (ontem) foi o pior de todos. Lá e cá, e eu pedindo para trabalhar a bola, mas era uma loucura. Sabemos que tem jogadores no limite físico. Se entrar na correria, não vão até o fim. Essa ansiedade louca nos atrapalhou - disse o treinador da Macaca.

Guto Ferreira, técnico Ponte Preta (Foto: Carlos Velardi/ EPTV)
Guto Ferreira mantém fé na conquista 
(Foto: Carlos Velardi/ EPTV)


Apesar de citar que alguns jogadores estão no limite físico, Guto evitou falar que o time está mal fisicamente por completo. O treinador acredita que o final de uma temporada desgastante precisa ser levado em consideração para avaliar. Ele, porém, citou que o fato do América-MG ter jogadores inteiros na reserva fez a diferença, pois a Macaca, por exemplo, estava sem jogador à disposição na lateral esquerda (Bryan impossibilitado de atuar por força contratual e João Paulo machucado).

- Gozado, antes vocês (jornalistas) falavam que a Ponte estava voando fisicamente. A ansiedade faz a equipe acelerar o tempo todo. Gente, só na Fórmula 1 que isso dá certo. Dentro de campo não dá para fazer isso. Teve um momento que foi lá e cá. Eles trocaram os jogadores, recompuseram com três zagueiros, colocaram um experiente no meio, que é o Mancini, e a nossa equipe continuou apenas acelerando. O forte da Ponte foi o jogo compactado durante toda a Série B - afirmou o comandante.

Não vou ficar lamentando e jogar a toalha. Se não desisti até aqui, não será agora que irei desistir".
Guto Ferreira

Apesar de acumular três tropeços consecutivos na Série B, Guto evitou falar em frustração, pois a Macaca ainda possui chance de ser campeã nacional. O momento, no caso, é de superação para conseguir reanimar o elenco para a partida diante do Náutico, sábado, às 16h20 (de Brasília) na Arena Pernambuco, pela última rodada da competição.

- Essa frustração é momentânea. Somos seres humanos e não máquinas. Como superar? É fazer a cabeça deles (jogadores) e dar tranquilidade. A Ponte não está abalada. É situação de estar próximo do grande sonho. Todo mundo percebe que o time está ansioso. Contra o América-RN e Joinville, criamos e perdemos. Nestes momentos estamos tendo infelicidade. Mais uma vez foi assim. Criamos, não fizemos e eles fizeram - comentou.


Ponte Preta x América-MG (Foto: Uéber Rosário / Futura Press / Agência Estado)
Ponte vê chance de título reduzir após derrota 
em casa (Foto: Uéber Rosário / Futura Press 
/ Agência Estado)


Mesmo que perdendo forças a cada tropeço, o otimismo permanece presente nas falas de Guto. O treinador reconhece que a situação não é favorável para a Macaca, principalmente se a equipe entrar em campo pensando no resultado da partida entre Oeste e Joinville, que se enfrentam no mesmo dia e horário em Itápolis. Apesar disso, o comandante garante ao torcedor que para a alegria de todos a Macaca será campeã da Série B.


saiba mais

- Se existe chance matemática, vamos buscar. Se não for lá (em Recife), não será mais. Não vou ficar lamentando e jogar a toalha. Se não desisti até aqui, não será agora que irei desistir. O que temos que fazer é o que fizemos na competição toda: acreditar que podemos e trabalhar pois tudo é possível. Não temos que nos preocupar com o jogo em Itápolis, pois se nos preocuparmos deixamos de fazer o nosso. Só no final vamos analisar. Se o Oeste ganhou e nós também, coisa linda. Se não acontecer assim, não será o que gostaríamos, mas terminaremos de cabeça erguida. Eu espero e confio que ainda é possível: a Ponte será campeã - completou.

A única chance para a Macaca comemorar o título no próximo fim de semana é vencer o Náutico, em Recife, e contar com a derrota do Joinville contra o Oeste, ameaçado de rebaixamento, em Itápolis. A distância entre os dois postulantes ao título é de dois pontos (70 a 68 para o time catarinense). Caso haja empate de pontuação na última rodada, a vantagem será do JEC, por ter duas vitórias a mais que a Ponte (21 a 19).



FONTE:
http://glo.bo/1AAUWGb

Nenhum comentário: