domingo, 30 de novembro de 2014

Frustrado, Cristóvão fala sobre indefinições no Fluminense para 2015

Situação do elenco vira assunto até na concentração e técnico diz que o clube tem encontrado dificuldade para se acertar com o patrocinador


Por
Rio de Janeiro


Cristovão Borges, Fluminense X Corinthians (Foto: Matheus Andrade / Photocamera)Cristovão lamenta ficar fora da Libertadores (Foto: Matheus Andrade / Photocamera)

Se 2014 já está no passado para o Fluminense, o futuro ainda segue indefinido diante de um série de contratos a expirar e a negociação com a patrocinadora. Essas questões envolvem também o trabalho no campo, que mesmo com a vitória por 5 a 2 sobre o Corinthians, neste domingo, no Maracanã, termina sem conseguir a vaga na Taça Libertadores do ano que vem.

O Fluminense já entrou em campo sabendo que não teria mais chances de classificação. Terminar a competição dessa forma deixou um ar de lamentação entre os jogadores e a comissão técnica. Cristóvão esperava mais e por isso deixou o Maracanã frustrado com a campanha na competição, que terá como último capítulo o confronto com o Cruzeiro, no Mineirão, no próximo fim de semana.


- Fica uma frustração bem grande. Passamos algumas frustrações durante o campeonato. Nós temos a convicção de que poderíamos ir mais longe, temos equipe para isso. Oscilações em momentos decisivos prejudicaram. É frustrante, sim. Bastante - afirmou Cristóvão.

Diante desse cenário e da manifestação de Fred sobre o que será feito para o ano que vem, Cristóvão demonstrou entendimento da situação. Jogadores importantes, como Cavalieri, Gum e Carlinhos terão seus contratos encerrados no fim da temporada.

- Conversamos algumas vezes essa semana, inclusive na concentração antes do jogo. Falamos sobre a situação, as coisas que já falamos durante a semana. Por conta da dificuldade que o Fluminense tem encontrado nesse acerto com a patrocinadora isso fez com que muitas coisas ficassem indefinidas. Foi sempre assim, está desse jeito, muito a definir. Isso se deve à dificuldade de o clube viver essa nova realidade. Ano passado foi isso, esse ano uma sequência. Na próxima temporada, vai viver a nova realidade - comentou o treinador.


Confira a entrevista completa:
Pontos perdidos contra pequenos
Foi um risco que nós assumimos da filosofia de jogo. Fazer com que entendessem jogar propondo o jogo o tempo inteiro. A equipe é muito técnica e ofensiva. Em alguns momentos, poderíamos mudar de estratégia em relação a isso. A gente sempre jogou da mesma forma dentro e fora. Sempre buscando a vitória, sem retranca, procurando futebol ofensivo e organização. Isso é uma vitória, uma coisa que foi importante realizar isso, ver no campo isso. Nesses momentos, olhando hoje, poderíamos ter feito diferente, sim. Mas valeu a pena.


Diálogo sobre os problemas
São inteligentes (jogadores), esclarecidos, conversa clara, objetiva. O que eles falaram, o que se falou, é que muitos desses jogadores ficaram durante esse tempo todo sem a situação definida. Isso causa incômodo a todo mundo. Vamos terminar assim. É a dificuldade que se teve com a nova realidade. O Fluminense, eu espero, que se planeje dentro do que vai se viver. Não é mais uma equipe com a capacidade de investimento.


Dá para seguir competitivo?
Em relação ao patamar, até isso é difícil porque não sei. Única certeza é que não vai ser tão forte quanto hoje. Não vai ser. Vai ser uma aposta. As coisas têm de ficar claras para assumir essa condição. Podemos fazer planejamentos, mas a torcida vem para cobrar o time que ganhou dois Brasileiros. Não dá para dar explicações. Quem trabalha tem que resolver isso. Vai continuar, e a realidade tem que ser clara. Nem tudo está claro. Não vai ser mais forte que hoje, não.


O que vai pesar para permanecer?
Clareza. Clareza no projeto. A cobrança não muda. O Fluminense é time de tradição, de ponta, campeão. Não vai entrar para ser mais ou menos. Se for diferente disso, tem que ser claro para todo mundo. Para todos. Isso só funciona se todos estiverem juntos e assumirem para poder segurar. Sendo claro, tem que apostar e bancar.


Libertadores escapou por pouco
É muito pouco o que faltou. Um time como o Fluminense não pode faltar esse pouco. E aí estão várias razões. Foi a não capacidade de fortalecer um pouco. Sou cobrado o campeonato todo por um jogador de velocidade. Procuramos, mas, na hora de fechar, não tivemos


Consegue definir o Fluminense de 2014?
O time todo mundo sabe qual é. Ainda não compreendi, converso com pessoas que conhecem o Fluminense, mas não consegui entender essa coisa que acontece de vez em quando que a equipe se transforma negativamente. Tivemos alguns episódios na temporada que foram decisivos. Não cheguei à conclusão nenhuma disso não.


FONTE:
http://glo.bo/1vyilVs

Nenhum comentário: