domingo, 2 de novembro de 2014

Djokovic atropela Raonic em 1h23 e leva o título em Paris sem perder sets

Número 1 do mundo, tenista sérvio bate o 10º do ranking por 2 a 0, sem dificuldades, em 1h23. Ele chegou a 47 títulos em toda sua carreira


Por  
  Paris




O sérvio Novak Djokovic entrou em quadra neste domingo disposto a liquidar rapidamente seu confronto contra Milos Raonic (10º do ranking da ATP) e levantar o caneco no Masters 1000 de Paris, na França. E foi exatamente isso que aconteceu. No sábado, ele já havia vencido o japonês Kei Nishikori em pouco mais de um 1h. Agora, sob os olhares atentos do zagueiro David Luiz, do Paris Saint-Germain e da Seleção Brasileira, que acompanhou a partida da arquibancada e participou da cerimônia de premiação, o número 1 do mundo precisou de 1h23 para derrotar o canadense por 2 sets a 0 (6/2 e 6/3). Com isso, chegou ao seu terceiro título no torneio (2009, 2013 e 2014), sendo que, desta vez, não perdeu um set sequer na competição. No mais disputado dos jogos, foi para o tie-break com o local Gael Monfils, mas acabou vitorioso.


- Em primeiro lugar, agradeço a Milos Raonic. É muito importante fazer tantas partidas. É difícil jogar com Raonic, ele tem um saque muito forte, então é preciso devolver bem. É incrível conquistar meu primeiro torneio depois do nascimento do meu filho. Faz dez dias que me tornei pai - disse Djokovic, sendo muito aplaudido e sob os olhares de seus pais.


Raonic, David Luiz e Djokovic, Masters 1000 (Foto: Agência AFP)
Raonic, David Luiz e Djokovic após o título do 
sérvio no Masters 1000 (Foto: Agência AFP)


Atual líder do ranking da ATP, Djokovic fechará o ano à frente do suíço Roger Federer, vice-líder. A próxima competição será o ATP Finals, em Londres, na Inglaterra, que começa no dia 9 de novembro e reúne os oito melhores tenistas da temporada. Depois, a Sérvia, país de Nole, vai fazer a final do Grupo Mundial contra a República Tcheca na Copa Davis. Com o título em Paris, Djoko chegou a 47 conquistas na carreira, duas a menos que seu treinador, a lenda Boris Becker. Foi o sexto caneco dele em 2014. É seu primeiro título desde que se tornou pai do pequeno Stefan, fruto do relacionamento com Jelena Ristic.


O jogo

Djokovic mostrou, logo no início, que não daria bobeira para Raonic. Ele confirmou seu serviço contra o jovem tenista, que cometeu duas falhas. O garoto respondeu em seu primeiro saque no jogo, a 223 km/h, arrancando aplausos do público, mas errou duas vezes, viu o rival virar e conseguir sua primeira quebra. Focado, o sérvio abriu 3 a 0 tendo cometido um pequeno erro apenas, uma devolução fraca na rede.

No quarto game, uma linda jogada chamou a atenção. Quando Raonic forçou a bola no canto, Djokovic deslizou para dar um voleio, e o canadense matou seu rival com um toque de categoria perto da rede. Logo na sequência, o jovem tenista mandou mal em uma devolução fraquíssima, mas o game ficando com ele mesmo assim. Em seguida, a partida ficou um pouco mais equilibrada, mas Nole abriu 4 a 1 se aproveitando de um erro de Raonic.

Novak Djokovic x Milos Raonic final do Masters 1000 de Paris (Foto: Reuters)
Novak Djokovic bateu Milos Raonic por 2 sets 
a 0, em 1h23 (Foto: Reuters)


Depois, foi Djokovic quem errou e desperdiçou duas oportunidades de chegar ao quinto game quebrando o serviço de Raonic. Ele ficou um pouco irritado quando o canadense conseguiu acertar três devoluções e abrir 40/0. Mas a experiência falou mais alto, e o sérvio reverteu a situação. No fim das contas, fechou o set em 6 a 2 com mais uma quebra em 43m45.


saiba mais

No segundo set, Djokovic manteve a tranquilidade e a consistência, confirmando seu serviço no primeiro game. No segundo, com Raonic sacando, o sérvio se aproveitou de algumas falhas do canadense para conseguir a quebra. Depois, acertou um ace e forçou um erro de Raonic para abrir 3 a 0. O jovem foi para o saque e diminuiu, esboçando uma reação ao vencer o game. Mas Djoko estava demais.

Em uma difícil bola por cima, o canadense saltou para um smash arrasador, mas o sérvo ficou com o game na devolução perfeita. Raonic descontou, mas Djoko fez 5 a 2, transmitindo total tranquilidade na decisão. O canadense então salvou dois match points e confirmou o serviço. Depois, Nole só precisou ter tranquilidade para sacar pelo título.



Além da vitória e da conquista de Djokovic em Paris, houve a definição da campeã do torneios de Ningbo, na China. Magda Linette, da Polônia (atual 143ª colocada do ranking mundial), bateu Qian Wang, da China (número 111), por 2 sets a 1, parciais de 3/6, 7/5 e 6/1, em 2h16m18. No WTA em Sofia, na Bulgária, Andrea Petkovic, da Alemanha, segue enfrentando Flavia Pennetta, da Itália.


FONTE:
http://glo.bo/10d51Jm

Nenhum comentário: