segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Serena dá o troco em Halep, devolve pneu e fatura o penta do WTA Finals

Após derrota para romena na primeira fase, número 1 do mundo vence a briga pelo título e leva o terceiro título seguido no torneio que reúne as melhores da temporada


Por
Cingapura


tenis serena williams wta finals (Foto: Reuters)Serena igualou número de títulos de Graf no WTA Finals e está a dois de Navratilova (Foto: Reuters)


Simona Halep não só vencera Serena Williams no Grupo Vermelho do WTA Finals como aplicara um pneu (6/0) sobre a atual número 1 do mundo. Quatro dias depois da pior atuação da americana no torneio, que reuniu em Cingapura as oito melhores tenistas da temporada, a líder do ranking devolveu praticamente na mesma moeda aquela derrota na primeira fase. No controle desde o final do primeiro set, Serena venceu a decisão do WTA Finals, neste domingo, perdendo apenas três games: 6/3 e 6/0 em 1h09 de jogo. Foi o quinto título da americana na competição (2001, 2009, 2012, 2013 e agora 2014) e o terceiro consecutivo.

Estreante no WTA Finals, Halep tinha sido a única tenista a vencer Serena na edição deste ano do torneio, que foi disputado pela primeira vez em Cingapura. Com vitórias sobre a sérvia Ana Ivanovic e a canadense Eugenie Bouchard, a número 1 do mundo terminou o Grupo Vermelho em segundo lugar, atrás da romena. Antes de dar o troco em Halep, a americana passou pela dinamarquesa Caroline Wozniacki nas semifinais.

Com a nova conquista, Serena se igualou à alemã Steffi Graf em número de títulos do WTA Finals. A recordista do torneio é a tcheca naturalizada americana Martina Navratilova, que foi campeã sete vezes, com direito a quatro títulos seguidos entre 1983 e 1986 - os outros foram em 1978, 1979 e 1981.

Serena encerrou 2014 com a chave de ouro. Além do penta do WTA Finals, ela terminou a temporada na liderança do ranking pela quarta vez na carreira (2002, 2009, 2013 e 2014). Só quem poderia ultrapassar a americana era Maria Sharapova, mas a russa não conseguiu chegar à semifinal do torneio e viu suas chances acabarem.

tenis serena williams wta finals (Foto: Reuters)
Na primeira vez que o WTA Finals é disputado 
em Cingapura, Serena é pentacampeã do torneio 
(Foto: Reuters)


O jogo

Diante de um confronto equilibrado nos primeiros minutos, foi Halep quem pegou a primeira quebra do jogo, no terceiro game. A contrário do último duelo entre as duas tenistas, Serena devolveu a quebra logo na sequência e ainda quebrou pela segunda vez seguida o saque da adversária, ampliando a vantagem no placar para 4/2. O que a líder do ranking não previu foi a rápida recuperação de Halep, que soltou diversas bolas vencedoras para devolver a quebra, levando a número 1 do mundo à frustração.

Ao invés de descontar na raquete, Serena respondeu em quadra e passou a dominar a partida. Conseguiu mais uma quebra e, com um pouco de dificuldade no game de serviço, fechou o set num erro de devolução de Halep. Na segunda parcial, a número 1 do mundo não deu chances para a adversária, que também passou a errar bastante. Mais agressiva, Serena tomou conta do jogo e finalizou o confronto sem ter perdido um game sequer no segundo set, devolvendo o pneu tomado na primeira fase.

tenis simona halep wta finals (Foto: Getty Images)
Halep foi vice-campeã na primeira vez que 
disputou o WTA Finals (Foto: Getty Images)


FONTE:

Nenhum comentário: