sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Federer perde para Raonic em duelo equilibrado e cai nas quartas em Paris

Canadense derrota ex-número 1 do mundo pela primeira vez, se classifica para as semifinais e prejudica suíço na busca pela liderança do ranking


Por  
Paris



Chegou ao fim a sequência de vitórias de Roger Federer. Invicto há 12 partidas, o suíço deu adeus ao Masters 1.000 de Paris nesta sexta-feira, nas quartas de final. Bem no saque, o canadense Milos Raonic levou a melhor num confronto de poucas oportunidades de quebra e garantiu a classificação para as semifinais por 2 sets a 0, parciais de 7/6(5) e 7/5, em 1h33 de partida. Depois de ter perdido os seis jogos que fizera com o atual número 2 do mundo, o 10º do ranking da ATP o venceu pela primeira vez no circuito profissional.

tenis roger federer paris (Foto: Reuters)
Federer terá que buscar o posto de número 1
 do mundo no ATP Finals (Foto: Reuters)


Raonic disputa a semifinal neste sábado, às 11h30 (de Brasília). O adversário do canadense é o tcheco Tomas Berdych (5º), que precisou de 2h34 para derrotar Kevin Anderson (18º) pela 12ª vez - 6/7(4), 6/4 e 6/4 - e manter a invencibilidade contra o sul-africano no circuito profissional. Com a vitória, Berdych inclusive se juntou a Federer, Novak Djokovic, Stan Wawrinka, David Ferrer, Andy Murray e Marin Cilic na lista de classificados para o ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada, entre 9 e 16 de novembro, em Londres. A outra semifinal em Paris será também no sábado, às 14h, entre os vencedores dos duelos Djokovic x Murray e Ferrer x Nishikori.

Tenista Quartas Semifinal Final Título
Federer 8.700 - - -
Djokovic 9.190 9.370 9.610 10.010

Com a eliminação em Paris, Federer deu adeus às chances de terminar o torneio como número 1 do mundo e agora torce para que Djokovic não amplie a vantagem (490 pontos atualmente) que tem para ele no ranking da temporada (que será o mesmo que o ranking de entradas ao fim do torneio francês). Porém, o suíço ainda tem condições de encerrar o ano no topo, disputando o ATP Finals e a final da Copa Davis, contra a França, em novembro.

O SporTV2 transmite ao vivo o Masters 1.000 de Paris. Os assinantes do Canal Campeão também podem acompanhar o torneio pelo SporTV Play.


O jogo

Um dos melhores sacadores do circuito, Raonic deu logo mostras de que iria impor muito trabalho ao ex-número 1 do mundo: os cinco primeiros pontos do jogo foram do canadense. Apesar de ter quebrado a sequência com um ace, Federer confirmou o primeiro serviço dele com dificuldade e precisou salvar o único break point da parcial no sexto game. No tie-break, o suíço passou praticamente todo o tempo atrás do placar e viu Raonic chegar ao triplo set point. O suíço salvou os dois primeiros, mas quando foi a vez de o adversário sacar, o canadense soltou o braço e fechou o set com o 11º ace dele na partida.

Precisando da virada, Federer buscou atacar mais no backhand do oponente para diminuir a força dos contra-ataques de Raonic. O que continuou faltando foi a quebra. Para intensa vibração do suíço, ele teve um set point em cima do saque do canadense. Para sua frustração, o rival se salvou aplicando o 21º ace dele no jogo e ainda deixou tudo igual em 5/5. No game seguinte, Raonic acelerou as devoluções e também teve break point. Ao contrário de Federer, ele converteu a chance de quebra batendo o ex-líder do ranking com uma cruzada inalcançável. O suíço tentou devolver a quebra, mas só pontuou uma vez e permitiu que o Raonic o vencesse pela primeira vez.


FONTE:
http://glo.bo/1sRtJpu

Nenhum comentário: