quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Ricardo/Emanuel volta ao Circuito Mundial com vitória sobre americanos

Campeões olímpicos de 2004 derrotam Mayer e Brunner. Allison/Guto bate campeões mundiais e Alison e Bruno Schmidt também triunfam


Por Barueri, São Paulo



Ricardo e Emanuel (Foto: Divulgação/FIVB)
Ricardo e Emanuel (de azul) 
venceram americanos
Foto: Divulgação/FIVB)

Depois de quase cinco anos sem jogar partidas internacionais, a dupla Ricardo/Emanuel começou com vitória a caminhada na etapa brasileira do Circuito Mundial de Vôlei de praia, que está sendo realizada em Barueri, na região metropolitana de São Paulo. Nesta quarta-feira, na primeira rodada da competição, eles derrotaram os americanos Mayer e Brunner por 2 sets a 1.

Outras cinco duplas do país entraram em ação, com duas vitórias e três derrotas para o Brasil. Destaque para Allison e Guto, que derrotaram os atuais campeões do Circuito, os letões Samoilovs e Smedins. Bruno Schmidt e Alison também começaram com o pé direito. Evandro/Vitor Felipe, Fábio Luiz/Márcio e Pedro Solberg/Álvaro Filho caíram na estreia, mas ainda terão a chance de se recuperar.
Ricardo e Emanuel já haviam jogado duas etapas do Circuito Nacional após a volta da parceria, anunciada em agosto, mas ainda não tinham participado de um evento internacional. Na estreia da etapa brasileira, uma vitória de virada por 2 a 1 (21/23, 21/14, 15/8) sobre os americanos Mayer e Brunner. Emanuel explicou como foi a reestreia:

- Foi uma partida que começou complicada. Acabei cometendo alguns erros no primeiro set até me adaptar à areia e ao vento. Depois, fomos entrando na partida, melhoramos alguns fundamentos e pudemos vencer. Era importante superar essa primeira etapa, começar com vitória para termos tranquilidade em busca dos próximos passos - disse o campeão olímpico.

Ricardo e Emanuel (Foto: Divulgação/FIVB)
Ricardo e Emanuel atentos durante a 
reestreia no Circuito Mundial 
(Foto: Divulgação/FIVB)


Allisson e Guto vencem campeões
Os jovens Allison Francioni e Guto conseguiram a vitória mais convincente do dia. Eles passaram pelos letões Samoilovs e Smedins, campeões do Circuito Mundial em 2013, por 2 sets a 0, parciais de 21/19 e 21/16. Guto exaltou o fato da parceria ter jogado sem o peso do favoritismo:

- Quando vimos que enfrentaríamos eles, pensamos que a responsabilidade era deles, estamos aqui para se divertir, jogarmos de maneira solta, desfrutando do momento. Não estamos concorrendo a nada, nem disputando o título, então pensamos em aproveitar a experiência. Foi um jogo difícil, mas conseguimos manter o ritmo sempre alto para vencer - disse Guto.

O "xará" famoso, Alison, vice-campeão olímpico, também começou com vitória em Barueri. Ao lado de Bruno Schmidt, derrotou os russos Dmitri Barsouk e Nikita Liamin por 2 sets a 0.

Nem tudo está perdido

Márcio e Fábio Luiz vôlei de praia (Foto: Divulgação/FIVB) 
Fábio Luiz não conseguiu passar 
pelos poloneses
(Foto: Divulgação/FIVB)


Três duplas brasileiras começaram com derrota a campanha na etapa de Barueri do Circuito Mundial de Vôlei de praia. O regulamento, porém, prevê que os times ainda podem se classificar.

Fábio Luiz e Márcio Araújo, vice-campeões olímpicos em 2008, reeditaram a vitoriosa parceria, mas o início não foi promissor. Eles caíram diante dos poloneses Fijalek e Prudel por 2 sets a 0 (21/15, 21/11). Apesar da derrota, Fábio Luiz segue otimista:

- É o começo de um novo trabalho. Apesar de já termos jogado juntos, estamos começando tudo de novo. Temos que retomar muita coisa ainda. Voltar a treinar para alcançar um alto nível de voleibol. É questão de tempo até retomarmos o desempenho de antes - disse o medalhista de prata nas Olimpíadas de Pequim.
Pedro Solberg e Álvaro Filho perderam para os chilenos Marco e Esteban Grimalt por 2 sets a 1 (18/21, 21/13, 13/15). Já Evandro e Vitor Felipe caíram diante dos italianos Paolo e Matteo Ingrosso também por 2 a 1 (14/21, 21/18, 17/19).
As 32 duplas são divididas em oito chaves de quatro. Elas jogam entre sí e a primeira colocada avança direto para as oitavas de final, enquanto as parcerias que terminarem em segundo e terceiro lugares jogam uma repescagem.

O Grand Slam de Barueri dá ao time campeão 800 pontos no ranking e um prêmio de 57 mil dólares.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2014/09/ricardoemanuel-volta-ao-circuito-mundial-com-vitoria-sobre-americanos.html


Nenhum comentário: