quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Mayra lembra cirurgia antes do ouro e admite ainda mais pressão para 2016

Judoca campeã do mundo foi recebida com muita festa em Porto Alegre


Por Porto Alegre


Oito meses após passar por uma cirurgia, a judoca Mayra Aguiar subia ao mais alto lugar do pódio na Rússia, com uma medalha de ouro no peito e a taça de campeã mundial nas mãos. Em dezembro no hospital de São Paulo, mal vislumbrava o título, diante das circunstâncias da época. Em entrevista logo após desembarcar em Porto Alegre e ser recebida por centenas de torcedores, ela lembrou o momento difícil.

- Foi uma promessa de virada de ano. Eu queria muito ser campeã mundial. Parecia impossível na época medalhar -recordou, cinco dias após o título. 

Mayra Aguiar exibe medalha de ouro na chegada a Porto Alegre (Foto: Rafaella Fraga/Globoesporte.com)
Mayra Aguiar exibe medalha de ouro 
na chegada a Porto Alegre (Foto: 
Rafaella Fraga/Globoesporte.com)

O feito a tornou a maior medalhista da modalidade em torneios deste tipo. “Isso é uma loucura”, repetia a atleta sobre a conquista. Com apenas 23 anos, Mayra é uma jovem atleta veterana.  

Com a conquista, vem mais responsabilidade. Em 2016, os Jogos Olímpicos serão disputados no Rio de Janeiro. Para Mayra, o segredo é saber “levar” a pressão, que naturalmente virá.  

- O pessoal está colocando o judô com carro-chefe da Olimpíada. A gente está com bastante pressão. Eu ainda um pouco mais agora, com essa medalha de ouro. Mas acho que é saber levar -, afirma.
  
mayra aguiar judo campea mundial (Foto: Rafaella Fraga/GloboEsporte.com)
Mayra desfilou (Foto: Rafaella Fraga
/GloboEsporte.com)

A opinião é compartilhada pelo técnico Antonio Carlos Pereira, o Kiko, responsável pela formação de outros nomes importantes do judô como Tiago Camilo e João Derly.  

- Antes da Mayra lutar, eu disse para ela: “Vai, e se diverte. Faz o que tu pode”. Acho que ela tem que entrar na Olimpíada com esse espírito, porque se ela se cobrar, aí o emocional pode atrapalhar. Ela tem que entrar tranquila, com um espírito desprovido de cobrança. No Rio de Janeiro vai haver uma cobrança com os atletas, o Brasil tem uma meta, um investimento grande, mas os atletas não podem entrar nessa cobrança - avaliou. 

Mais cedo, Mayra foi recepcionada com festa no Aeroporto Internacional Salgado Filho, após longas horas de viagem. Ao desembarcar, foi abraçada por amigos, familiares e companheiros de treino na Sogipa. Na sequência, desfilou em um caminhão de bombeiros, onde pode ver as pessoas, das ruas, acenando para ela. Foi recebida ainda pelo governador do estado, Tarso Genro, e pelo prefeito em exercício, Sebastião Melo, que a cumprimentaram pela conquista.




FONTE:

Nenhum comentário: