quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Dunga e Taffarel dão início à era dos “goleiros-linha” na seleção brasileira

Jefferson e Rafael se juntam a jogadores de linha em treino de toques rápidos. Comissão vai exigir que goleiros tenham habilidade com os pés


Por Miami, Estados Unidos

Aos poucos, as novidades na seleção brasileira sob comando da nova comissão técnica aparecem. São detalhes que chamam atenção. Nesta quarta-feira, por exemplo, Jefferson e Rafael, depois de trabalharem isoladamente com o preparador de goleiros Taffarel, foram incorporados ao treino com jogadores de linha. A atividade é corriqueira. Num espaço curtíssimo, grupos de atletas têm que trocar passes rapidamente. No meio da roda, o “bobinho” tenta interceptar a bola. Todos os times fazem há muito tempo. A diferença é que dessa vez, Jefferson e Rafael eram parte da roda.

Taffarel, treino Brasil (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
Taffarel conversa com os goleiros 
durante treino Brasil (Foto: 
Rafael Ribeiro / CBF)


De uniforme vermelho, diferente do amarelo predominante dos companheiros, eles atuaram como se fossem zagueiros, meias, atacantes... A habilidade dos goleiros com os pés será uma exigência na seleção brasileira a partir de agora. Dunga e seus auxiliares veem o futebol moderno com participação ativa dos goleiros.

- O goleiro moderno é assim, quase um líbero. Jogar bem com os pés é fundamental, isso faz parte do meu treinamento - afirmou Taffarel ao GloboEsporte.com, em entrevista em agosto.


saiba mais
Na opinião do preparador, o alemão Neuer é o melhor do mundo na posição atualmente. Além da segurança debaixo das traves, ele se destacou ainda mais na última Copa do Mundo por atuar adiantado, o que permitiu saídas precisas de gol em contra-ataques do adversário.

Também em entrevista ao GloboEsporte.com, Rafael, que deve começar a partida de sexta-feira, contra a Colômbia, no banco de reservas, afirmou que o jogo com o pés é justamente um de seus trunfos para garantir um lugar no grupo a partir de agora.

- Isso é uma das coisas que mais se trabalha na Europa. Foi no que mais evoluí. Jogamos muito com os pés, toco na bola tantas vezes quanto um defensor. Eu jogo muito mais ali à frente da área, fazendo a cobertura dos zagueiros. Hoje, o goleiro não pode jogar dentro do gol.


Logo após a atividade com os goleiros, Dunga comandou um treino tático. O treinador repetiu a escalação da véspera, com a seguinte formação: Jefferson, Maicon, Miranda, David Luiz e Filipe Luís; Luiz Gustavo, Ramires e Oscar; Willian, Neymar e Diego Tardelli.A ausência do treinamento foi o volante Fernandinho. O jogador vai se apresentar à seleção brasileira nesta quarta-feira. Ele retardou a sua chegada por não ter conseguido o visto para os Estados Unidos. A tendência é que o atleta participe do treino de quinta-feira, na universidade das Flórida.

O treino desta quarta-feira está sendo realizado no Sun Life, estádio do Miami Dolphins, time de futebol americano, que será palco do amistoso de sexta-feira, às 22h (de Brasília).

Jefferson treino Seleção Brasil (Foto: Bruno Domingos / Mowa Press)
Jefferson durante treino da Seleção 
nesta quarta (Foto: Bruno Domingos 
/ Mowa Press)


FONTE:

Nenhum comentário: