terça-feira, 26 de agosto de 2014

Gabriel Medina vence o WCT do Taiti

Kelly Slater mostrou porque já foi 11 vezes campeão mundial. Gabriel Medina mostrou porque é o líder do ranking neste ano. Com desempenhos incríveis em ondas perfeitas e desafiadoras de quatro metros de altura em Teahupoo, os dois decidiram nesta segunda-feira o WCT do Taiti. Com duas ótimas ondas, Medina levou a melhor e derrotou o americano em uma final emocionante, vencendo por 18,96 a 18,93.

- Não sei o que dizer. Sou abençoado de surfar contra esses caras, nessas condições. Estou muito feliz - disse Medina, chorando. - Amo surfe, amo o que estou fazendo. Pegar essas ondas é inacreditável. Sei que o Kelly é uma lenda do surfe, e que eu não poderia cometer nenhum erro. Já venci muitos eventos na minha carreira, mas esse é especial.
Medina liderou a final toda e deixou Slater precisando uma nota 9,33. Faltando 10 segundos para o fim da bateria, o americano surfou um belo tubo, deixando a final em aberto. Os juízes demoraram para dar a nota, que saiu em 9,30. Vitória apertadíssima do brasileiro.

Com o resultado, e as derrotas prematuras dos australianos Joel Parkinson, Mick Fanning e Taj Burrow, que eram seus principais rivais no ranking, Medina ampliou sua vantagem na liderança. Restam agora quatro etapas para o fim da temporada - Califórnia, França, Portugal e Havaí. A próxima etapa será disputada de 9 a 20 de setembro, em Trestles, na Califórnia.

Foi um dia histórico para o surfe profissional. Com Teahupoo quebrando com ondas de quatro metros de altura, que seriam assustadoras para qualquer mortal, os melhores surfistas do mundo não se intimidaram. Pelo contrário, atacaram as séries sem medo e proporcionaram um show poucas vezes antes na história do circuito - confira alguns vídeos abaixo. Afinal, quando ninguém menos que Slater, 11 vezes campeão mundial, diz que este foi o melhor campeonato da história, é melhor não duvidar.

Medina começou o dia com uma vitória tranquila sobre o americano Kolohe Andino e o australiano Bede Durbidge na quarta fase, somando 17,37 pontos. Com a vitória, o brasileiro avançou direto às quartas de final, onde voltou a reencontrar Andino, que passou pela repescagem da quinta fase. Com um 9,57 e um 7,70, Medina somou 17,27 pontos contra 15,27 do americano e carimbou sua vaga na semifinal. Para se classificar à final, Medina teve outro adversário que já havia enfrentado antes. Bede Durbidge foi o rival da semi, com o cartaz de ter feito nas quartas a maior pontuação do evento (19,87).

Diante de Medina, porém, Durbidge não se encontrou e somou apenas 4,17 pontos. O brasileiro foi preciso, e com apenas duas ondas definiu a vitória. Em dois tubos muito longos, tirou 9,67 e 9, somando 18,67.

Já Slater também venceu sua bateria da quarta fase, contra os australianos Owen Wright e Dion Atkinson. Nas quartas, ele tirou um 10 e um 9,80 para atropelar novamente Owen Wright. E nas semifinais, no que foi a melhor bateria do campeonato, uma disputa apertadíssima contra John John Florence. Slater e o havaiano travaram uma batalha para ver quem entubava mais fundo. Slater tirou uma nota 10 e um 9,77. John John tinha um 9,90 e um 9,40, e precisava de 9,88 para virar. No minuto final, o havaiano surfou uma onda incrível. Parecia que levaria uma nota 10 e a vitória, mas os juízes pensaram diferente e a nota saiu em 9,87. Os dois surfistas empataram em 19,77, com Slater vencendo por ter a onda mais alta (10 contra um 9,90).


Resultados do WCT do Taiti:

1 - Gabriel Medina (BRA)
2 - Kelly Slater (EUA)
3 - Bede Durbidge (AUS)
3 - John John Florence (HAV)
5 - Adrian Buchan (AUS)
5 - Kolohe Andino (EUA)
5 - Dion Atkinson (AUS)
5 - Owen Wright (AUS)


Ranking do WCT após sete etapas:

1 - Gabriel Medina (BRA) 46.150 pontos
2 - Kelly Slater (EUA) 38.350
3 - Joel Parkinson (AUS) 36.150
4 - Michel Bourez (TAI) 34.500
5 - Mick Fanning (AUS) 34.400


FONTE:
http://oglobo.globo.com/blogs/radicais/posts/2014/08/25/gabriel-medina-vence-wct-do-taiti-547249.asp

Nenhum comentário: