terça-feira, 26 de agosto de 2014

Aposentado aos 21 anos, Tiago Fernandes diz: "Apoio nunca faltou"

Ex-número 1 do mundo no juvenil, brasileiro deixa portas abertas "para qualquer envolvimento relacionado ao tênis". Ele cursa Engenharia Civil em Maceió atualmente


Por Rio de Janeiro


Do título juvenil do Aberto da Austrália em 2010 à aposentadoria aos 21 anos de idade, Tiago Fernandes pegou todos de surpresa com a decisão de abandonar o tênis, tornada pública há duas semanas. Em comunicado oficial feito nesta terça-feira, o alagoano explicou como está sua vida agora, cursando Engenharia Civil em Maceió, e garantiu que nunca lhe faltou apoio enquanto jogava.

- Gostaria de ressaltar que não deixei o tênis por falta de apoio, pois isso nunca me faltou. Eu voltei a morar em Maceió, estou cursando Engenharia Civil, um curso que está me exigindo bastante esforço, até também pela mudança de rotina. Neste momento estou muito focado na faculdade. Gostaria de deixar as portas abertas para qualquer envolvimento relacionado ao tênis por tudo o que já passei

Se como juvenil Tiago brilhou no Aberto da Austrália e chegou ao topo do ranking mundial da categoria, como profissional sua trajetória deixou a desejar. Com 60 vitórias e 55 derrotas em torneios Future, o alagoano conquistou apenas um título. Já nos Challengers, o brasileiro chegou a uma final e somou 13 triunfos em 39 partidas disputadas.


Tiago Fernandes tênis Australian Open 30/01/2010 (Foto: agência EFE)
Tiago Fernandes decidiu se aposentar 
quatro anos depois do título do 
Aberto da Austrália juvenil 
(Foto: agência EFE)

Confira o comunicado na íntegra:
Gostaria de me pronunciar a todos os colegas interessados na minha recente decisão de deixar o tênis profissional depois de 15 anos em que me dediquei ao esporte que significou muito na minha vida e ao qual serei sempre grato por todos os momentos que passei.

Pelas experiências de vida que tive, fui tomando uma consciência de que o tênis já não me preenchia pessoalmente e profissionalmente. Saio ciente de que o tênis foi o fator mais importante para minha formação pessoal e profissional, me ensinando valores como disciplina, competição, autoconhecimento, tomadas de decisões, rotina, entre outros que levarei comigo para qualquer coisa que fizer daqui para a frente.

Tive como maior conquista o Aberto da Austrália juvenil em 2010, hoje em dia vejo aquele momento com grande satisfação. Realmente feliz em poder ter contribuído para com o tênis dessa forma. E com muita gratidão, pois me trouxe um aprendizado e amadurecimento enorme. 

Também gostaria de ressaltar que não deixei o tênis por falta de apoio, pois isso nunca me faltou. Agradeço muito à Adidas, à Dunlop que foi a minha primeira marca de raquete, à Babolat, ao Banco do Brasil, à Taroii e também ao patrocínio dos Correios em conjunto com a Confederação Brasileira de Tênis por terem tornado possível todos esses anos que eu pudesse me dedicar ao tênis.

Agradeço à minha família que sempre esteve ao meu lado com a intenção de ajudar e também às minhas equipes de treinamento: o Chapecó (Carlos Chabalgoity) que foi meu primeiro treinador de competição, a equipe do Larri Passos, a equipe da ADK, o Cepi (Cesar Chiapari), que foi meu último treinador, o Nivaldo, meu psicólogo, Gilbert Bang, excelente médico também presente na minha carreira desde o início, além da Octagon que esteve comigo desde os meus 14 anos, em especial à Nina Wennerstrom, que além do papel de agente sempre cultivou valores pessoais com toda minha família, e ao IGK. 

Eu voltei a morar em Maceió, estou cursando Engenharia Civil, um curso que está me exigindo bastante esforço, até também pela mudança de rotina.
Gostaria de deixar as portas abertas para qualquer envolvimento relacionado ao tênis por tudo o que já passei. Neste momento estou muito focado na faculdade e peço desculpas caso não possa atender a todos.

Muito obrigado a vocês que torceram, me apoiaram e fizeram parte da minha carreira!
Um grande abraço!


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/08/aposentado-aos-21-anos-tiago-fernandes-diz-apoio-nunca-faltou.html

Nenhum comentário: